Kelly Preston

A atriz americana Kelly Preston, que trabalhou em filmes como “Jerry Maguire” morreu aos 58 anos, vítima de câncer de mama. O anúncio foi feito pelo seu marido, o ator John Travolta. “É com o coração muito pesado que informo que minha linda esposa Kelly perdeu a batalha de dois anos contra o câncer de mama”, escreveu o ator no Instagram. “Ela lutou de maneira corajosa, com amor e o apoio de muitos”, completou.

Um representante da família informou à revista People que Preston morreu na manhã de domingo. “Ela optou por manter sua luta de maneira privada, estava em tratamento médico havia algum tempo, apoiada por sua família mais próxima e amigos”, afirmou o representante, citado pela revista. Nascida em 13 de outubro de 1962 no Havaí, Preston estudou arte dramática na Universidade do Sul da Califórnia. A atriz se tornou conhecida por seu papel no longa “Irmãos Gêmeos” em 1988, ao lado de Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito. Trabalhou em dezenas de filmes e séries durante a carreira. Informação da AFP.

Prêmio Margem de Fotografia

Estão abertas até o dia 31 deste mês a inscrições para 1° Prêmio Margem de Fotografia, que tem como foco em mapear a produção fotográfica no Rio Grande do Norte. A premiação faz parte do projeto Atlas da Fotografia Emergente Potiguar, e vai selecionar dez ensaios fotográficos produzidos por artistas visuais e fotógrafos nascidos Estado, ou residentes no RN há pelo menos três anos.

Como prêmio, os trabalhos selecionados serão publicados em um livro que contará com uma coletânea dos trabalhos finalistas e de outros cinco fotógrafos convidados. Os vencedores também participarão de uma exposição coletiva a ser realizada em novembro na sede do Margem Hub de Fotografia e, posteriormente, na sede do Sebrae/RN. O formulário de inscrição e o edital, com os detalhes para a submissão dos trabalhos, estão disponíveis em www.margemfoto.com/premio

CBTU-Natal

A CBTU informando que esta retornando à operação de mais 10 viagens de sua grade. As linhas Norte: Natal-Ceará-Mirim e Sul Natal-Parnamirim.

Linha Norte

Segunda a Sexta: partindo de Ceará-Mirim com destino a Natal, retornarão as viagens das 6h14que substitui a de 5h15, 8h05 e 17h08. No percurso de Natal para Ceará-Mirim, as viagens das 6h37 e 15h50. Sábado: partindo de Ceará-Mirim com destino a Natal, retornarão as viagens das 5h05 e 13h46. No percurso de Natal para Ceará-Mirim, as viagens das 6h37 e 15h15

Linha Sul

Segunda a Sexta: partindo de Parnamirim com destino a Natal, retornarão as viagens das 5h35, 8h47 e 16h15. No percurso de Natal para Parnamirim, as viagens das 7h59, 15h24 e 18h45. Sábado: partindo de Parnamirim com destino a Natal, retornará a viagem das 5h35. No percurso de Natal para Parnamirim, viagem das 14h.

4ª edição do CNA Jovem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural está com inscrições abertas para a quarta edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de novas lideranças para o agro. O programa gratuito tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novas lideranças para enfrentar desafios e buscar inovações para a agropecuária brasileira em cinco áreas: institucional, sindical, político-partidária, empresarial e educacional.

Para se inscrever os participantes devem ter entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior completa e possuir algum vínculo com o setor agropecuário, como ser filho de produtor rural, atuar no meio rural ou possuir formação na área de ciências agrárias. O programa foi reestruturado e traz novidades com etapas classificatórias e eliminatórias. Para se inscrever e obter mais informações e edital completo no endereço eletrônico www.cnajovem.org.br

Turismo Responsável

Um balanço do Ministério do Turismo revela que, durante o primeiro semestre de 2020, foram 443 obras apoiadas financeiramente pelo órgão, em todas as regiões do país, tiveram trabalhos concluídos. Os projetos, que receberam R$ 201,9 milhões do MTur, incluem serviços como pavimentação asfáltica, revitalização de orlas, a construção e a reforma de praças, entre outros.

O Nordeste lidera o ranking de ações finalizadas 155, seguido do Sul com 133, sequenciado pelo Sudeste com 84, e Centro-Oeste com 44, depois Norte com 27. Já os 10 estados que mais tiveram obras encerradas foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Sergipe. Em Gramado -RS, por exemplo, foi concluída a quinta etapa da revitalização da Avenida Borges de Medeiros, um dos principais pontos turísticos da cidade, que contou com R$ 3,5 milhões do MTur.

A fim de proporcionar o gradual retorno de atividades no país em meio à pandemia, o MTur disponibiliza gratuitamente o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro a empreendimentos de 15 ramos turísticos. Em pouco mais de um mês, o selo, que indica a adoção de protocolos sanitários pelos interessados, já foi requerido por mais de 8 mil prestadores de serviços da área de todo o país.

Testes virológicos

A França vai organizar sistematicamente testes virológicos para detectar a Covic-19 em seus aeroportos nos passageiros procedentes de países de risco, anunciou ontem o porta-voz do governo, Gabriel Attal. “Vamos testar no aeroporto os viajantes que vêm dos países denominados ‘vermelhos’, ou seja, dos países com mais circulação do coronavírus”, declarou o porta-voz ao canal BFMTV

O ministro da Saúde, Olivier Véran, afirmou na última sexta-feira que estava trabalhando para organizar nos aeroportos testes de saliva para os passageiros procedentes de um país de risco. Os exames serão “propostos”, já que “ninguém pode ser forçado a se submeter a um teste”, explicou. Os testes rápidos de diagnóstico de infecção estão sendo validados pelas autoridades de saúde. Sobre a máscara, que não tem uso obrigatório na França, 14 médicos renomados pediram no sábado a aprovação da obrigatoriedade de uso do produto em locais públicos fechados para evitar novos focos de Covid-19, que provocou mais de 30.000 mortes no país. Informação Portal UOL.

Distúrbios cerebrais

Cientistas alertaram os médicos de que eles podem não estar diagnosticando uma série de distúrbios cerebrais ligados ao coronavírus.  Complicações neurológicas graves —que incluem inflamação, psicose e delírio — foram descobertas em 43 casos de pacientes com covid-19 por pesquisadores da University College London. Indivíduos sofreram com problemas variados, como distúrbios cerebrais, derrames, danos centrais ao nervo e outros efeitos graves no cérebro, segundo a pesquisa.

O estudo publicado na revista científica Brain também revela um aumento nos casos de uma condição conhecida como encefalomielite aguda disseminada – Adem. Esse aumento coincidiu com a primeira onda de casos de covid-19 no Reino Unido, em março deste ano. O número de casos aumentou de uma média de um por mês para um por semana. A Adem pode ser provocada por uma infecção viral como o coronavírus.

Outro estudo recente identificou danos cerebrais em 125 pacientes que estiveram em estado grave por conta do coronavírus. Quase metade deles havia sofrido derrame devido a algum coágulo que se formou. Outros apresentaram inflamação cerebral, psicose e sintomas de demência. Um dos autores do estudo, o professor Tom Solomon, da Universidade de Liverpool, disse à BBC que está claro que existe uma relação entre o vírus e os danos cerebrais. Com informação do Portal UOL.

Cursos de Idiomas

Está aberto o período de matrículas para os “Cursos de Idiomas do Senac RN”.  Neste segundo semestre, as aulas continuam 100% online e ao vivo, mas, agora, com uma novidade: aulas interativas presenciais gratuitas, que terão início tão logo as atividades escolares presencias sejam liberadas. São mais de 4 mil vagas para turmas de inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

Para quem já possui algum conhecimento no idioma de interesse, o Senac RN disponibiliza o teste de nivelamento, que estará disponível para agendamento a partir do dia 20 de julho no site http://www.nivelamento.rn.senac.br. Os testes serão realizados em duas etapas, de forma online, no período de 27 a 31 de julho -escrito e 03 a 06 de agosto -oral. As aulas online estão previstas para iniciar no dia 10 de agosto, com o limite máximo de 12 alunos por turma. Maiores informações através do site www.rn.senac.br

Peru vai isentar da quarentena

Machu Picchu, uma das principais atrações turísticas do Peru

O Peru vai isentar da quarentena todos os viajantes que chegarem ao país após a retomada dos voos comerciais, nacionais e internacionais. Eles terão apenas que medir a temperatura para descartar sintomas da Covid-19. Estas medidas vão valer quando as fronteiras forem reabertas, em uma data a ser definida, anunciou o Ministério da Saúde.

A decisão é amparada por um protocolo aprovado por autoridades, que inclui o uso de máscaras e entrará em vigor se o governo flexibilizar o estado de emergência sanitária em 31 de julho. A vice-ministra da Saúde Nancy Zerpa destacou no relatório as medidas que continuarão sendo obrigatórias. “Este documento estabelece que as medidas de segurança para passageiros e trabalhadores são: uso obrigatório de máscara, lavagem das mãos, distanciamento físico, desinfecção dos ambientes e diagnóstico precoce de casos suspeitos de Covid-19, por medição de temperatura”, explicou Zerpa.

O Peru fechou suas fronteiras por 16 semanas devido à pandemia. No entanto, o governo autorizou voos nacionais entre as regiões menos afetadas, a partir de 15 de julho. As mesmas medidas de segurança sanitária serão aplicadas ao transporte terrestre nacional e internacional. O estado de emergência será reavaliado em 31 de julho, quando será medido o impacto do desconfinamento nacional em vigor desde 1º de julho e a eventual reabertura de fronteiras. Com informação do UOL.

Hospedagem gratuita

 Região de Molise – Itália

Mais um vilarejo de Molise, uma das regiões menos conhecidas da Itália, decidiu oferecer hospedagem gratuita para turistas durante a temporada de verão no Hemisfério Norte, que vai até setembro. Após San Giovanni in Galdo, de 553 habitantes, agora é a vez de Filignano, de pouco mais de 600 moradores e cuja Prefeitura lançou uma parceria com um hotel da cidade chamado Le Ginestre. O estabelecimento colocou à disposição do programa 50 estadias gratuitas de uma semana, válidas para o período entre 17 de julho e 25 de setembro.

Para participar do projeto, basta não ser residente em Molise nem ter familiares na região, que é a segunda menos populosa do país e que, de tão desconhecida até mesmo entre os italianos, ganhou o apelido de “aquela que não existe”. Também é preciso enviar uma mensagem até 12 de julho especificando o período de estadia desejado, os motivos para conhecer Molise e os dados pessoais. “Já recebemos as primeiras adesões e estamos muito contentes com a iniciativa. É uma maneira de relançar o turismo em nosso território, permitindo uma semana de relaxamento a quem não poderia se permitir tirar férias por causa da crise”, disse o responsável pelas políticas de turismo da cidade, Daniele Di Meo.

Anteriormente, o vilarejo de San Giovanni in Galdo, situado na mesma região, já havia lançado um projeto para oferecer 40 estadias de uma semana em casas vazias de seu centro histórico. Atualmente, as fronteiras italianas estão liberadas sem necessidade de quarentena apenas para Estados-membros do Espaço Schengen. Informação do UOL.

Visto de entrada

Brasil cai da 12ª para 19ª posição em ranking que avalia acesso sem visto de entrada ao redor do globo. Os dados são da firma jurídica britânica Henley & Partners que avalia anualmente os passaportes que mais oferecem acesso em todo o mundo coloca o do Japão no topo. O documento emitido no país asiático possibilita a entrada em 191 países ao redor do globo sem a necessidade de visto. No índice de 2019, o documento japonês era o segundo colocado. Em segundo lugar aparece o de Singapura com acesso sem visto a 190 países, seguido da Alemanha -189, empatada na terceira colocação com a Coreia do Sul. O passaporte alemão caiu uma posição em relação a ano anterior ele chegou a liderar o ranking em 2017.

O documento brasileiro caiu da 12ª para a 19ª colocação de 170 países, empatado com os da Argentina, Emirados Árabes Unidos, Croácia e da província autônoma chinesa de Hong Kong. O ranking divulgado na ultima quarta-feira se baseia em dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos e avalia o nível de acesso que cada passaporte oferece e quais vistos são necessários para cada país. Em quarto lugar com acesso a 188 países aparecem a Itália, Finlândia, Espanha e Luxemburgo. Informação do portal UOL.

Defesa do consumidor

O juiz da 2ª Vara Cível de Belo Horizonte-MG, Sebastião Pereira dos Santos Neto, obrigou a Unimed-BH a fornecer medicamento para um aposentado que tem doença inflamatória intestinal crônica, sob pena de pagar multa diária de R$ 2 mil. Diabético, o paciente foi diagnosticado com a doença há mais de 10 anos, mas não tem obtido resultado com o atual tratamento médico. Com isso, sua imunidade está baixa, e ele corre risco de contrair outras doenças, especialmente, nesse período da covid-19.

O médico que acompanha o aposentado recomendou o tratamento com Vedolizumabe por causa da gravidade do caso, mas o plano de saúde se negou a fornecer o remédio. Segundo a Unimed-BH, o tratamento prescrito pelo médico não consta no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar. O juiz Sebastião Pereira Neto analisou o relatório médico e ressaltou que não restam dúvidas que o medicamento é imprescindível e urgente para a possível cura ou paralisação da doença.

Segundo o magistrado, independentemente de se aplicarem os termos da Lei 9.656/98 ou do Código de Defesa do Consumidor, “o pedido inicial para compelir a ré a arcar com o fornecimento e aplicação do medicamento deve ser deferido, haja vista que, tratando-se paciente acometido de doença grave (retocolite ulcerativa), não há dúvidas que o bem jurídico maior é a vida”, disse.

Jardim Botânico – RJ

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro reabriu depois de quase quatro meses fechado devido à pandemia do novo coronavírus. Em um primeiro momento, só serão permitidas visitas agendadas. O agendamento da data e horário deve ser feito pelo site do Jardim Botânico. A reabertura foi decidida devido à flexibilização das medidas de isolamento pela prefeitura do Rio de Janeiro.

A reabertura acontecerá em quatro etapas. Nessa primeira fase, funcionam apenas o arboreto, a área principal do parque o cactário e o bromeliário. A entrada será feita exclusivamente pelo portão da Rua Jardim Botânico, 1008. Espaços com algum grau de confinamento, como o orquidário e o museu, permanecem fechados. Os bebedouros também estarão lacrados. Com Informação do portal UOL.

Escolas de samba

A Globo suspendeu o pagamento das escolas de samba do Grupo Especial do Rio e São Paulo, referentes a transmissão exclusiva dos desfiles de Carnaval. O motivo seria ainda a incerteza sobre a realização do evento, diante da situação da pandemia mundial do novo coronavírus. A emissora se manifestou através de comunicado enviado ao UOL. Em nota, os responsáveis pela Liga de Carnaval de São Paulo disseram que não foi informada pela Globo sobre a suspensão do pagamento.

De acordo com a publicação. No ano passado, a Globo fechou um contrato válido por seis anos com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro para a compra dos direitos de transmissão dos desfiles das escolas do Grupo Especial. Além dos desfiles do Rio, a Globo também tem os direitos para a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país, exceto para o Rio de Janeiro nas noites de sexta-feira e sábado e, para o Rio, os desfiles da Série A.

Tratamento da tuberculose

A empresa farmacêutica Johnson & Johnson anunciou o preço reduzido de US$ 1,50 cerca de R$ 8 por dia para a bedaquilina, medicamento usado para o tratamento da tuberculose, para um rol de 135 países com renda média e baixa. O valor representa uma redução de 32% sobre o preço anterior de US$ 400 cerca de R$ 2,1 mil para o tratamento de seis meses. A organização internacional Médicos Sem Fronteiras afirmou que esse foi um passo importante que deve permitir que mais pessoas com formas resistentes da tuberculose TB-DR possam ter acesso ao medicamento.

A organização vem pressionando a J&J para a redução do preço do medicamento desde que o produto chegou ao mercado em 2012 e lançou uma campanha global, ao lado de pessoas com tuberculose e a sociedade civil, no ano passado, pedindo à companhia que reduzisse, em mais da metade, o preço cobrado pelo medicamento em países de baixa e média renda. A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso oral da bedaquilina como a base do tratamento contra TB-DR, para substituir medicamentos mais antigos, mais tóxicos e que requerem doses injetáveis diariamente que podem causar efeitos colaterais graves, tais como a surdez.

MSF é a organização não-governamental que mais cuida pessoas com tuberculose no mundo e oferece o tratamento para a doença há 30 anos, trabalhando frequentemente com autoridades nacionais de saúde para tratar pessoas em ampla variedade de contextos, incluindo zonas de conflito permanente, favelas, prisões, campos de refugiados e áreas remotas.

Consultoria especializada

Ainda não há uma data certa para o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Natal, mas instituições privadas de ensino da capital avançam com os ajustes internos para estarem prontas quando a reabertura for possível.  É o caso do Complexo Educacional Contemporâneo, que, além de readequações no espaço físico, aprimora o modelo híbrido de ensino, que concilia aulas presenciais e remotas. De acordo com a metodologia, há uma combinação bem equilibrada entre o aprendizado online e o off-line.

As instituições privadas devem seguir as orientações sanitárias da Federação Nacional das Escolas Particulares e do Conselho Nacional de Secretários de Educação. No caso do Contemporâneo, foi contratada uma consultoria especializada, a D’Or, com experiência inclusive hospitalar. Uso de máscara, higienização das mãos, aferição da temperatura, uso de tapetes úmidos com produtos sanitizantes.  Os protocolos são muitos e incluem a própria sala de aula: distância entre alunos, nada de trabalhos em grupo e a realização de muitas atividades em ambientes externos.

A professora Irany Xavier de Andrade, que dirige a escola, explica que além de readequar o espaço físico, será preciso conquistar a confiança da família e dos próprios estudantes, para que possam retornar com segurança antes da descoberta de uma vacina contra o novo coronavírus.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!