Síndrome de Ramsay Hunt

Quando a imagem do cantor canadense Justin Bieber com o rosto paralisado se espalhou pelas redes sociais, poucos associaram o quadro a uma doença muito comum da infância, a catapora. Mas a síndrome de Ramsay Hunt, diagnosticada no artista, é causada pelo mesmo vírus, o Varicela-zoster, que fica escondido em gânglios nervosos e pode reaparecer anos depois em quem teve catapora na infância.

Normalmente na idade adulta ele causa o herpes-zoster, uma infecção na pele popularmente chamada de cobreiro. A paralisia facial diagnosticada no ator é bem mais rara. A boa notícia é que acaba de chegar ao Brasil uma nova vacina capaz de prevenir a reativação do vírus Varicela-zoster e evitar o surgimento dessas doenças tardias

Os motivos ainda não estão totalmente claros, embora a suspeita seja de que os gatilhos são a ansiedade, o estresse emocional, transtornos depressivos e baixa imunidade durante a pandemia. Essa doença não deve ser confundida com a herpes genital, causada por outro tipo de vírus, o herpes simplex.

Num primeiro contato, o vírus Varicela-zoster leva à catapora ou varicela, caracterizada pelas famosas bolhinhas na pele que depois formam uma crosta. As lesões podem surgir no corpo todo e coçam bastante. Na maioria dos casos, a doença se resolve sozinha sem maiores complicações. Informação do portal Uol

Imigrantes barrados nos EUA

O número de imigrantes brasileiros barrados ou apreendidos nos Estados Unidos voltou a crescer em maio de 2022. Em relação a abril 3.019, o mês anterior registrou 5.118 apreensões, um aumento de 69,52%. Os dados são do Serviço de Alfândegas e Proteção das Fronteiras dos EUA. Segundo o órgão, o ano fiscal de 2022 vai de outubro de 2021 a setembro deste ano, os dados divulgados equivalem aos números registrados até maio.

De outubro de 2021 a maio de 2022, 36.436 brasileiros foram impedidos de entrar no país de forma irregular, via fronteira do México. Maio registrou 5.118 brasileiros detidos, desse número, adultos solteiros correspondem a 1.271 e famílias imigrantes, 3.830. De outubro do ano passado a maio de 2022, o total contabiliza 6.433 e 29.869, respectivamente.

A entrada ilegal de brasileiros nos EUA pela fronteira vem crescendo ano a ano, com exceção de 2020, quando a imigração teve queda por conta do início da pandemia. Ao todo, 1.536.899 pessoas do mundo inteiro tentaram entrar nos EUA nos últimos 8 meses. México 560.579, Guatemala 155.584 e Cuba 139.090 estão entre os países com maior.

As deportações aumentaram significativamente desde o início da pandemia, pois as expulsões passaram a ser feitas por motivo de saúde pública. A crise econômica em países da América Latina e a oferta de trabalho nos EUA também influenciaram o crescimento registrado nos últimos 2 anos. Do Poder 360

Índice Confiança do Empresário

Após quatro meses seguidos de queda, o Índice Confiança do Empresário do Comércio de Natal voltou a apresentar crescimento em junho com 119,8 pontos, quando comparado com maio, mês em que havia ficado com 119,7 pontos. A variação positiva foi de 0,08%.  Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o índice alcançado foi de 108,5 pontos em Natal, representando um aumento de 10,41%. Foi a sétima alta consecutiva nesta base de comparação.

Nas empresas com mais de 50 colaboradores, houve crescimento na confiança, com o Icec atingindo 130,9 pontos, contra 124,8 pontos registrados em maio. Nas empresas com até 50 colaboradores, o Icec de junho apresentou queda de 0,08% entre maio e o referido mês, saindo de 119,7 para 119,6 pontos.

O Icec de junho 122,4  pontos cresceu 5,1% em relação a maio 120,2 pontos, e 24,4% em relação a junho do ano passado, quando o índice registrado foi de 98,4 pontos, o maior desde março de 2020, que atingiu 128,4 pontos. O Índice de Confiança do Empresário é medido mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio e os dados foram divulgados na terça-feira, com análise do Instituto Fecomércio RN.

Melhores condições de trabalho

Em comunicado, o Uber informou que apoia qualquer nova legislação que estabeleça melhores condições de trabalho a motoristas de transporte e delivery na Austrália, o que inclui o estabelecimento de um salário-mínimo e demais benefícios. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a decisão ocorreu após meses de conversa com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes do país.

Em uma tentativa de oferecer maior qualidade a seus funcionários, a empresa de tecnologia também está disposta a garantir o direito de seus profissionais se filiarem a sindicatos e negociarem em conjunto.

Em comunicado conjunto com o sindicato, a empresa também afirmou que apoia a criação de um órgão independente que estabeleça padrões de ganhos e benefícios para essa categoria. O novo governo trabalhista da Austrália, eleito em maio, disse que planeja introduzir uma legislação para proteger e estabelecer padrões mínimos para trabalhadores temporários – movimento que vem ganhando forma também na Europa e nos Estados Unidos. Portal Uol

Obesidade Infantil

A notícia não é boa e traz um alerta para os impactos negativos no futuro. O Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil do Hospital Infantil Varela Santiago vai fechar as portas e suspender o seu funcionamento. A decisão foi tomada nessa sexta-feira (24) com muita tristeza e preocupação, explica o diretor superintendente da instituição o médico Paulo Xavier Trindade. “É muito triste, mas infelizmente não será possível continuar pois não temos apoio do município, do estado nem da união”.

De acordo com Dr. Paulo, o Núcleo foi montado com uma estrutura física muito boa e com um atendimento multidisciplinar, referência no país. “Investimos em um projeto diferenciado e pioneiro no Nordeste, com bioimpedância, o que tem de melhor em tecnologia para tal fim. Reunimos uma equipe técnica de primeira. As crianças eram vistas de 15 em 15 dias. Não era aquele núcleo que você faz uma consulta com um endocrinologista ou nutricionista, eles passam uma receita e o paciente volta com 6 meses. No nosso núcleo elas eram vistas quinzenalmente”, afirma o diretor.

A ideia, explica Dr. Paulo, era que essas crianças continuassem sendo vistas de 15 em 15 dias, mas por falta de transporte dos municípios, elas faltavam e o atendimento passou a ser mensal. “Criamos o núcleo para dar, além da assistência técnica, vale transporte e uma cesta para a criança se alimentar naquele período. Não adianta a gente orientar a criança e a mãe qual alimento ela deve dar, ensinar em uma oficina, e ela chegar em casa e não ter esse alimento, nem como comprá-lo. Nossa ideia era fazer uma coisa completa”, diz o diretor.

Até hoje foram realizadas, no Núcleo, oito mil consultas, e tiveram 115 crianças atendidas, com excelentes respostas, acrescenta a médica Iluska. “Nos primeiros quatro meses de tratamento tivemos redução de peso em 92,5% dos pacientes e 87,5% deles diminuíram a gordura corpórea.   A média de perda de peso foi de 450g por consulta, quase meio quilo. Em nenhum lugar do mundo a gente encontra números tão bonitos”, comemora.

Deive Leonardo

 

O evangelista Deive Leonardo vai desembarcar em Natal no dia 28 de julho para proporcionar aos potiguares uma experiência única: Um encontro de amor, paz e sabedoria com as palavras do mestre Jesus. Numa realização da Viva Entretenimento, o evento acontecerá no Teatro Riachuelo, a partir das 18h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro no site uhuu.com.

Com mais de 1 bilhão de visualizações em redes sociais, quase 10 milhões de seguidores apenas no Instagram, Deive Leonardo se tornou um fenômeno ao ter suas palestras sobre sua fé viralizadas. O advogado de 31 anos, casado, pai de três filhos, acredita que atende a um chamado de Deus e que pode tocar a geração mais jovem. “É sempre bom falar de Deus e promover momentos de reflexão e conforto diante de tempos tão difíceis”.

Deive Leonardo é autor de cinco livros e tem reconhecimento nacional, sendo já entrevistado pelo jornalista Pedro Bial, para o programa da Rede Globo Conversa com Bial. Grande fenômeno na internet, o pastor decidiu transformar a própria vida para além da igreja e atribui o sucesso à busca das pessoas por respostas e renovação. “Uma das minhas maiores preocupações é a salvação de almas.

Terno ou toga nas audiências judiciais

O Conselho Nacional de Justiça estabeleceu regras para a realização de videoconferências nas audiências judiciais em todo o país. Entre as diretrizes, a Resolução nº 465/22 determina que juízes realizem audiências virtuais com vestimentas adequadas, como terno ou toga. Foi recomendado aos magistrados que zelem também para que advogados, defensores e membros do Ministério Público usem esse tipo de indumentária.

Conforme a resolução, os tribunais poderão, em razão de peculiaridades locais, criar regras específicas para dispensar o uso de terno ou beca. Hipótese em que deve ser realizada, no prazo de 30 dias, comunicação ao CNJ.

Já os advogados, defensores e membros do MP poderão, em caráter emergencial e de forma excepcional e fundamentada, requerer ao magistrado que preside a audiência a dispensa de utilização daquela vestimenta. O que poderá ser comunicado pelo juízo, por meio de ofício, à seccional da Ordem dos Advogados do Brasil  ou à respectiva instituição.

A vestimenta tem sido muito discutida desde quando as sessões passaram a ser virtuais. No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio chamou a atenção ao participar da primeira sessão colegiada da 1ª Turma realizada por videoconferência. O motivo: a indumentária. O ministro destoou dos colegas quanto à escolha do traje: substituiu a toga por uma confortável polo branca. Todos os demais estavam togados.

De acordo com o CNJ, a recusa no cumprimento das regras poderá levar à suspensão ou adiamento da audiência. A expedição de ofício para a corregedoria do tribunal também está prevista para a parte que descumprir as medidas. Consta na resolução, assinada pelo ministro Luiz Fux, ser fundamental para o adequado acesso à Justiça que os jurisdicionados, ao participarem de atos por videoconferência, compreendam a dinâmica processual no cenário virtual. Portal Rota Juridica

Arraiá SãoGonçalão – premiação

Com o tema “A Casa dos milagres… A materialização da fé”, a quadrilha junina estilizada Coração Nordestino, de São Gonçalo do Amarante, foi campeã do Arraiá SãoGonçalão 2022. O evento movimentou a última semana   ginásio de Santo Antônio, durante nas quatro noites, contou com uma expressava presença do público, lotando as dependências do espaço.

A disputa foi acirrada, em um empate entre a Coração Nordestino e a Balão Dourado – Natal, as quais somaram 49,9 pontos dos jurados. A decisão seguiu para o desempate e o grupo são-gonçalense levou a melhor e se consagrou campeão da categoria estilizada, levando para casa a premiação de R$ 12 mil.

Em terceiro lugar ficou a Brejo de Ouro, de Brejinho; em quarto, Lume da Fogueira, de Mossoró; e em quinto, Luar Alegre (Natal). Já na categoria tradicional, a Zé Matuto levou o título com nota máxima de todos os jurados. Seguida por Brilho Matuto, Padre Piná, Sonho Matuto e Junina Sertão. Ao total, foram R$ 57 mil em premiações, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

 

Prêmio Portos + Brasil

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte teve seu trabalho e gestão reconhecidos pelo Ministério da Infraestrutura durante a terceira edição do Prêmio Portos + Brasil. A cerimônia que marcou o reconhecimento à excelência de todo o setor ocorreu na última semana no Clube Naval, em Brasília, onde a Companhia foi representada pelo presidente do seu Conselho de Administração, Leandro Augusto Santos Bernardino da Silva.

A premiação foi criada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, em 2020, com o objetivo de avaliar o setor e estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos do Brasil.

A CODERN ficou em segundo lugar por avançar no Índice de Gestão da Autoridade Portuária, que avalia o desempenho financeiro, a eficiência na gestão de recursos humanos, a capacidade operacional para concretizar investimentos, o comprometimento em atender/corrigir as irregularidades constatadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a qualidade da gestão ambiental dos portos organizados, a transparência na publicação de informações e a regularidade fiscal e trabalhista. Informação da Assessoria de Comunicação do Ministério da Infraestrutura

Turnê de despedida dos palcos

Whindersson Nunes apresentará o show da sua turnê de despedida dos palcos, em Natal, no dia 16 de julho, 20h, na Arena das Dunas. A capital potiguar será a quarta do Nordeste a receber a turnê chamada de “Isso não é um culto”. O humorista também se apresentará em João Pessoa, Recife e Salvador.

Aos 27 anos, um show de despedida pode parecer estranho para quem tem “tanta vida pela frente” e tantos projetos, além de ser dono de um talento único. Por isso, Whindersson garante que tudo pode mudar. “Ainda não sei o que vou fazer. ‘Isso não é um culto’ é um show de despedida, mas não é para sempre. Eu amo fazer o que faço e estar perto dos meus fãs”, ressaltou.

Com classificação com indicativa para 16 anos, o show  acontecerá em uma super estrutura, em um estádio de copa do mundo pra o maior artista do humor do Brasil na atualidade. Ingressos à venda na Oticali do Midway Mall e pelo site https://www.ingressodigital.com/evento/4037/Whindersson_Nunes.

Matuta – lata comemorativa

O Maior São João do Mundo está de volta em Campina Grande. E para homenagear uma das festas mais importantes e esperadas entre os nordestinos, a Matuta, a cachaça oficial do São João de Campina Grande, lançou uma edição especial da sua lata, que será comercializada em todo Nordeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A lata comemorativa reforça o posicionamento da Matuta de estar próxima do seu público nos grandes eventos. Além disso, a marca faz uma homenagem a essa festa tão importante para a região, como também dissemina a cultura paraibana e mostra a beleza do São João de Campina Grande para todo o Brasil.

A edição comemorativa de Matuta traz as ilustrações que fazem parte da comunicação visual da festa oficial. A embalagem especial tem produção limitada. Matuta Single Blend: entre os 10 melhores destilados do Mundo. A Matuta tem origem no Engenho Vaca Brava, localizado na histórica cidade de Areia -PB, e desde 2003 possui uma carta de cachaças diversificadas e premiadas.

CoronaVac – fabricação interrompida

Primeira vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil, a CoronaVac teve sua fabricação interrompida pelo Instituto Butantan. A última produção foi finalizada em outubro de 2021, segundo a instituição. Sem novos pedidos por lotes do imunizante, não há previsão de retomada. No total, o Butantan —ligado ao governo paulista— entregou mais de 110 milhões de doses ao Ministério da Saúde.

O último envio ocorreu em fevereiro deste ano. Desde então, afirma que não foi procurado para assinar novos contratos. Em email enviado para a reportagem a assessoria do instituto afirma que o Butantan tem “total capacidade de produção para atender a quaisquer demandas deste imunizante, à medida que seja.

Alvo de uma briga política entre o ex-governador João Doria e o presidente Jair Bolsonaro, a CoronaVac foi aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária para uso emergencial em janeiro do ano passado e ainda hoje é usada na vacinação de crianças e adolescentes.

Com a chegada —com atraso— de outros imunizantes e a ausência do registro de uso definitivo, a vacina do Instituto Butantan perdeu espaço na campanha nacional de vacinação. Os outros três imunizantes aplicados no país já têm registro definitivo pela Anvisa: Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Do  portal Uol.

Na Pegada do Bichão

Neste São João da retomada, os jovens artistas cearenses Mari Fernandez e Nattan lançam o álbum “Na Pegada do Bichão” com quatro músicas. No feat de milhões, como os cantores anunciaram em suas redes sociais, o ritmo é o piseiro e as letras falam de amor com a linguagem que todo brasileiro conhece. Quem promoveu esse encontro para levar a música nordestina para todo o Brasil foi CHEETOS®️, marca da PepsiCo, que está investindo em novas formas de conexão com o público da região.

As músicas já estão disponíveis nas principais plataformas musicais https://linktr.ee/cheetos_br e foram anunciadas nas redes sociais dos dois artistas. “Turma, saiu! Trouxe o feat de milhões pra vocês. Tem mistura melhor do que essa? Eu, @nattan e @cheetos_brasil no álbum Na Pegada do Bichão pra lascar o coração”, disse Mari no post.

A companhia PepsiCo traz ainda uma série de ações com as marcas PEPSI®️ e TODDY®️, que estão em mais de 30 dias da festa em Campina Grande com os principais artistas da região como Elba Ramalho, Juliette, Xand Avião, Dorgival Dantas, Zé Vaqueiro e não podiam faltar Nathanzinho e Mari Fernandez, autores do álbum “Na Pegada do Bichão”. As marcas têm ações em festas juninas também na Bahia, no Ceará e no Maranhão.