“Eu Sou e Eu Vou”

Anualmente, cerca de 9,6 milhões de pessoas em todo o mundo perdem a vida em decorrência do câncer. Até 2030, esta deve ser a principal causa de morte, de acordo com a projeção da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Para tentar diminuir esse número, no Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, instituições ao redor do mundo chamam atenção para ações efetivas para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.

Organizada pela União Internacional de Controle do Câncer, a açãotrianual que marca a data tem como mote “Eu Sou e Eu Vou”, colocando cada indivíduo, instituição, empresa, governo ou comunidade como potencial vetor de transformação e redução do impacto do câncer. A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte, por exemplo, encara com bastante seriedade a nova campanha e chama atenção em especial para o Câncer de Mama, uma vez que no dia 5 de fevereiro, comemora-se o Dia da Mamografia.

Para o mastologista e cooperado, Jader Gonçalves, ações em datas como o Dia Mundial do Câncer são fundamentais para que projetos com potencial de transformação recebam maior atenção da população e do governo. “À medida que o acesso a informação, ao diagnóstico e ao tratamento melhora, a chance de sobrevida também cresce,”, afirma.