Alimentação equilibrada

Um estilo de vida saudável traz muitos benefícios para as pessoas, e isso ninguém pode negar. Seguir uma alimentação equilibrada e fazer exercícios frequentes, além de deixar a sensação de bem-estar, auxilia no funcionamento do organismo e ajuda a evitar algumas doenças. Segundo pesquisas recentes do IBGE, o câncer já é a segunda doença que mais acomete os brasileiros, atrás somente da obesidade. O de mama é o segundo tipo mais recorrente e prevenir é fundamental, dentre algumas maneiras, a nutrição ganha papel de destaque.

Ter uma dieta equilibrada, composta por alimentos nutritivos e rico em vitaminas, é essencial em qualquer fase da vida. Porém o que poucos sabem é que alguns desses ingredientes são indispensáveis na prevenção de doenças graves, como o próprio câncer de mama. Nutricionista da Bio Mundo lista 10 alimentos para incluir no cardápio que podem ajudar a evitar a doença.

Cenoura, abobora e damasco: importantes fontes de betacaroteno, que atuam na proteção do DNA e evitam a oxidação, além de combater os radicas livres.

Especiarias: açafrão, salsa, curry, manjericão, orégano, pimenta preta e açafrão são fontes ricas de antioxidante que possuem efeito anti-inflamatório.

Tomate, Morango e Melancia: aumentam as defesas do organismo e protegem as células contra os radicais-livres graças a grande quantidade de licopeno.

Soja: rico em fitoestrogênio, nutriente responsável por combater o desenvolvimento de células cancerígenas.

Frutas vermelhas: a antocianinas presentes na fruta desestimulam o surgimento de células pré-malignas. Podem ser encontradas no morango e na framboesa, por exemplo.

Chá verde: composto por antioxidantes, como a catequina, que ajudam a evitar o surgimento de doenças celulares.

Uva: com flavonoides que ajudam a inibir o surgimento de células malignas no corpo.

Linhaça: previne a doença através da lignana, nutriente com ação antioxidante.

Abóbora: provê nutrientes como carotenoide, importantes para diminuir os radicais livres.

Castanhas: assim como o azeite de oliva e o abacate, são ricas em gorduras benéficas que retardam o envelhecimento das célula