Turismo Responsável

Um balanço do Ministério do Turismo revela que, durante o primeiro semestre de 2020, foram 443 obras apoiadas financeiramente pelo órgão, em todas as regiões do país, tiveram trabalhos concluídos. Os projetos, que receberam R$ 201,9 milhões do MTur, incluem serviços como pavimentação asfáltica, revitalização de orlas, a construção e a reforma de praças, entre outros.

O Nordeste lidera o ranking de ações finalizadas 155, seguido do Sul com 133, sequenciado pelo Sudeste com 84, e Centro-Oeste com 44, depois Norte com 27. Já os 10 estados que mais tiveram obras encerradas foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Sergipe. Em Gramado -RS, por exemplo, foi concluída a quinta etapa da revitalização da Avenida Borges de Medeiros, um dos principais pontos turísticos da cidade, que contou com R$ 3,5 milhões do MTur.

A fim de proporcionar o gradual retorno de atividades no país em meio à pandemia, o MTur disponibiliza gratuitamente o selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro a empreendimentos de 15 ramos turísticos. Em pouco mais de um mês, o selo, que indica a adoção de protocolos sanitários pelos interessados, já foi requerido por mais de 8 mil prestadores de serviços da área de todo o país.