Deputados visitam a Unicat

Os deputados Galeno Torquato, Terezinha Maia e Cristiane Dantas, membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, realizaram ontem uma visita à Unidade Central de Agentes Terapêuticos -Unicat. Essa visita técnica marca o início de uma série planejada pela comissão desde sua nova composição, formalizada no início do mês de março, com o objetivo de diagnosticar e solucionar o problema de desabastecimento de medicamentos. O Ministério Público Estadual também esteve presente durante a visita.

O deputado Galeno Torquato, presidente da Comissão de Saúde, enfatizou a importância de buscar uma solução para o problema de desabastecimento e destacou o compromisso em colaborar com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Saúde para resolver essa questão.

“A nossa intenção é somar esforços com o Ministério Público e a Secretaria Estadual de Saúde para resolver esse grave problema de desabastecimento de medicamentos”, afirmou o deputado Galeno Torquato.

Por sua vez, a deputada Cristiane Dantas observou que o orçamento é um dos principais obstáculos enfrentados pela Sesap, resultando na falta contínua de diversos medicamentos na Unicat. Ela ressaltou a complexidade do problema e a necessidade de mais tempo para solucioná-lo.

“A dificuldade de manter os pagamentos dos fornecedores em dia também impacta diretamente na continuidade de fornecimento. Muitas licitações não são atendidas e aí a solução seria a compra direta desses medicamentos, mas essa solução também vem enfrentando dificuldades”, explicou Cristiane Dantas após reunião com a direção e visita às instalações da Unicat.