Você sabia?

Quem nunca compartilhou a maquiagem com a amiga? É…esse simples gesto de generosidade pode parecer inocente, mas só parece mesmo. De acordo com um estudo feito na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, existem mais de 300 mil bactérias na mão humana, que pertencem a quase 5 mil espécies diferentes. Diante disso, faz-se necessário investir na proteção da pele e da saúde. Por isso, o portal Marie Claire selecionou algumas dicas para garantir segurança na hora de maquiar.

Loções ou cremes em potes

Se você precisa mergulhar os dedos no produto, não compartilhe. Prefira cremes armazenados em embalagem de bisnaga para não haver contato da mão com o produto.

 

Máscara de cílios

Seus olhos estão mais propensos a infecções do que outras partes do corpo por não terem o mesmo nível de proteção que a pele, por exemplo. Portanto, mergulhe o pincel do produto no álcool após emprestá-lo para a amiga.

Pó compacto

Este tipo de make mantém as bactérias no produto. Por isso, alguns maquiadores pulverizam a superfície com um spray de maquiagem antibactericida. É seguro usar base líquida com aplicador ou em bisnaga.

Gloss e batom

Muitas pessoas possuem herpes oral mesmo sem apresentar sintomas nos lábios. Como o bastonete deste tipo de batom não é limpo com frequência, o risco de ser contaminado é, também, grande. Os lápis labiais são uma opção mais segura. Assim como delineador, você pode limpar ou apontá-lo.

Pincéis

Nada de compartilhar seu pincel. Lembre-se de limpá-los de tempos em tempos com produtos específicos para a higienização, mesmo que só você os use.