Farmacêuticos e farmácias

De acordo com o Plano de resposta para as farmácias privadas e públicas da Atenção Primária, atualizado em março de 2020 e disponibilizado pelo Conselho Federal de Farmácia, os farmacêuticos e farmácias têm papel definido no cenário atual de pandemia pelo novo coronavírus. Segundo o documento, as farmácias, pela sua capilaridade e distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde.

Assim, pacientes potencialmente infectados poderão procurar atendimento em farmácias públicas e privadas, e frente à pandemia, a atuação desta força de trabalho deve ter suas ações organizadas de forma a colaborar com o restante do sistema de saúde, reduzindo a sobrecarga das unidades de urgência e emergência, bem como o risco de contaminação daqueles que as procuram.

Diante deste cenário, o farmacêutico possui um papel fundamental, uma vez que é nas farmácias que os pacientes, muitas vezes, procuram atendimento e orientação. O coordenador do curso de Farmácia da Estácio, Alexandre de Mendonça Passini, explica que o farmacêutico é o responsável técnico do estabelecimento, cabendo a ele zelar tecnicamente e eticamente pelo local, e é o profissional que deve orientar os demais funcionários em como proceder a fim de fazer valer esses preceitos, ressaltando que sempre que um paciente tiver dúvidas técnicas quanto à utilização de medicamentos prescritos, deve solicitar a presença deste profissional.