Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai

A grande erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, no arquipélago de Tonga, ocorrida em janeiro, lançou uma enorme quantidade de vapor de água na estratosfera da Terra, o que é capaz de influenciar temporariamente o clima do planeta, segundo a Nasa. De acordo com reportagens da BBC e ABC, o vapor originado pela explosão foi detectado pelo Microwave Limb Sounder, da NASA, responsável por medir a emissão de gases atmosféricos.

A quantidade de água expelida na estratosfera, camada que fica entre 12 e 53 quilômetros acima da superfície da Terra, é o suficiente para encher mais de 58 mil piscinas olímpicas. Por isso, os cientistas consideram que o evento foi considerado mais potente que a bomba de Hiroshima. Apesar de ainda não ter uma projeção adequada do impacto, a pesquisa publicada na “Geophysical Research Letters” examina a quantidade de vapor de água que o vulcão Tonga expeliu para a estratosfera.

Segundo Luis Millán, cientista atmosférico do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia e líder do estudo, “nunca foi visto nada parecido”. O raro evento de erupção deixou mortos no Peru e foi sentida até no Alasca. Foram lançados cerca de 146 teragramas 1 teragrama equivale a um trilhão de gramas de vapor d’água na estratosfera. Isso representa 10% do vapor presente nessa camada. Informação portal Uol