Cesáreas desnecessárias

Para enfrentar o alto índice de cesáreas desnecessárias no país, grandes redes de hospitais e maternidades privados têm desenvolvido ações para reestruturar suas instalações, capacitar profissionais e conscientizar gestantes sobre os benefícios do parto normal e os riscos da realização de uma cesariana sem indicação clínica.

Cursos para gestantes com simulações realísticas do parto, salas especiais para o trabalho de parto com banheira, bola de pilates e até cama de casal king size, e formação de equipes multiprofissionais com foco na humanização do parto são algumas das ações adotadas pelos estabelecimentos de saúde para tentar vencer a resistência de alguns médicos e pacientes ao parto vaginal.

No Brasil, 57% dos nascimentos em 2021 ocorreram via cesariana e o índice segue tendência de alta nos últimos anos. Conforme revelou o Estadão, o ano de 2020 teve taxa recorde desse tipo de parto. Na rede particular, o porcentual supera os 80%. A Organização Mundial da Saúde considera adequada uma taxa de 10% a 15% e ressalta que, embora uma cesariana possa salvar vidas de gestantes e bebês em condições específicas, ela coloca as mulheres e crianças em risco desnecessário quando realizadas sem necessidade. Portal Terra