O americano Robert Prevost, de 69 anos, foi escolhido para ser o novo papa e comandar a Igreja Católica. Ele escolheu o nome Leão 14. Nascido em Chicago, Prevost é considerado um reformista e trabalhou por muitos anos como missionário no Peru antes de ser nomeado arcebispo.
A escolha do novo papa ocorreu ontem, no segundo dia de Conclave, quando a fumaça branca saindo da chaminé da Basílica de São Pedro, sinalizando que os cardeais entraram em consenso sobre o novo líder da Igreja, pôde ser vista.
O primeiro desafio diz respeito a conquistar e preservar fiéis. O Vaticano ressalta que o número de católicos no mundo tem crescido de modo relativamente consistente, e que, em 2023, o mundo todo tinha 1,4 bilhões de fiéis, um crescimento de 1,15% em relação ao ano anterior.
Mas em muitos países, a Igreja Católica tem perdido espaço, seja para o secularismo, seja para outras fés. O Brasil é um grande exemplo disso. O país com a maior população católica do mundo tende, segundo algumas projeções, a se tornar de maioria evangélica nas próximas décadas. Informação da BBC News