A Importância da Farmácia na Oncologia

A oncologia, ramo da medicina que lida com o estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer, é uma área complexa que requer uma abordagem multidisciplinar. Entre os profissionais de saúde que desempenham um papel crucial nesse contexto, destacam-se os farmacêuticos. A farmácia, em sua intersecção com a oncologia, desempenha um papel vital na gestão eficaz do tratamento contra o câncer, garantindo não apenas a efetividade dos medicamentos, mas também a segurança dos pacientes.

A farmácia desempenha um papel indispensável na oncologia, contribuindo para o cuidado integrado e eficaz dos pacientes com câncer, os farmacêuticos não apenas melhoram os resultados dos tratamentos, mas também garantem a segurança e o bem-estar dos pacientes. Dentre suas responsabilidades incluem seleção e monitoramento de medicamentos, na educação dos pacientes sobre seus medicamentos, incluindo como tomá-los corretamente, efeitos colaterais potenciais e medidas de prevenção, e gestão de efeitos colaterais.

Os medicamentos antineoplásicos podem ser tóxicos e requerem manejo cuidadoso para minimizar riscos, a dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica por isso é necessário todo o cuidado.  No caso dos medicamentos antineoplásicos ainda existe uma grande dificuldade no acesso se tornando um desafio global.