Como otimizar espaços

Projetar um lar em apenas 60m² exige mais do que domínio técnico, pede sensibilidade, precisão e escuta ativa. Em um momento em que os apartamentos compactos ganham cada vez mais destaque nas grandes cidades, impulsionados por mudanças no estilo de vida, decorar com intenção se torna essencial.

Dados recentes do Banco Central apontam uma redução de mais de 12% na metragem média dos imóveis financiados no país, enquanto o IBGE registra um crescimento expressivo de pessoas morando sozinhas. E decorá-los de forma funcional, sem abrir mão da estética, é um desafio recorrente. Foi com esse olhar que o arquiteto João Gabriel, do squad de arquitetos da Suvinil, desenvolveu um projeto que mostra como é possível viver bem fazendo escolhas inteligentes, independentemente da metragem.

Neste cenário, o apartamento revela como soluções de layout, marcenaria sob medida e uma paleta de cores bem pensada podem transformar o compacto em acolhimento, estilo e funcionalidade.

“O maior desafio foi acomodar todas as demandas do cliente sem comprometer a fluidez do espaço”, explica João. O processo partiu de uma escuta apurada para entender o que realmente importava e, a partir disso, reorganizar funções, propor soluções sob medida e explorar o potencial de cada centímetro.