A agência reguladora dos Estados Unidos, FDA – equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – aprovou um colírio para o tratamento temporário de conhecida tecnicamente como presbiopia. O medicamento, batizado de Vizz, pode melhorar a visão de perto por até 10 horas e pode ser uma alternativa aos óculos de leitura para certas situações.
O principal composto do colírio é a aceclidina, utilizada na Europa desde a década de 1970 no tratamento do glaucoma. Agora, a medicação pode ser prescrita em casos de perda de foco da visão de coisas próximas, problema comum a partir dos 40 anos. Em testes clínicos, o Vizz apresentou efeito cerca de 30 minutos após a aplicação. Entre os voluntários tratados, 71% conseguiram ler sem dificuldade e sem prejuízo da visão à distância, contra menos de 12% no grupo placebo.
O remédio funciona como uma câmera fotográfica: ao contrair a pupila, o colírio aumenta a profundidade de foco e facilita atividades como a leitura, o uso do celular, a procura de objetos pequenos e a observação de detalhes.
Algumas reações adversas possíveis são visão turva temporária, dor de cabeça e irritação ocular. Em casos raros, pode ocorrer um descolamento ou ruptura de retina, principalmente em pacientes com histórico ocular sensível. Informação Terra