O Sistema Fecomércio RN e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Procuradoria Especial da Mulher -ProMulher, assinaram ontem um Termo de Cooperação Técnica voltado à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O acordo tem como foco principal a realização de ações integradas de qualificação profissional, saúde, empreendedorismo, cultura, bem-estar e cidadania, com atenção especial a bairros periféricos de Natal e municípios do interior potiguar. As atividades serão desenvolvidas por meio do Sesc RN, Senac RN e da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio RN – Fecomércio com Elas, em articulação direta com a Procuradoria da Mulher da ALRN.A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, em especial ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030 da ONU.
De acordo com o presidente da Federação, Marcelo Queiroz, a assinatura representa mais que um gesto institucional. “A assinatura deste acordo é a materialização do compromisso da Fecomércio RN com o desenvolvimento social e com a promoção da equidade de gênero em nosso estado. Por meio da Câmara da Mulher Empreendedora, em articulação com o Sesc e o Senac, unimos forças à Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria da Mulher, para ampliar oportunidades de qualificação profissional, estimular o empreendedorismo e fortalecer a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade.”
Para o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, “a parceria reforça o compromisso de oferecer oportunidades para que essas mulheres conquistem autonomia e possam ingressar no mercado de trabalho. A Assembleia reconhece e celebra essa união de esforços em prol de uma causa tão necessária”, afirmou.