Com alta incidência na população feminina, o câncer ginecológico afeta os órgãos do sistema reprodutor e têm altas chances de cura quando é diagnosticado de forma precoce. Para conscientizar sobre os cuidados com a saúde da mulher, a Liga Contra o Câncer, em parceria com o Grupo Eva, realiza ações voltadas para a campanha Setembro em Flor com palestra, triagens, orientações e vacinação contra o HPV.
“O câncer de colo uterino é o segundo mais frequente depois de mama e é um tumor altamente prevenível, porque existe uma vacina do HPV, que é a principal causa da doença, e também um exame de rastreio e de diagnóstico precoce, que é o papanicolau. Então, por isso a importância da conscientização e da prevenção”, explica Sulene Cunha, oncologista clínica da Liga.
Em Natal, a campanha acontece entre esta quinta-feira e sábado . Hoje, haverá uma palestra para os pacientes e acompanhantes que estiverem na recepção do Centro Avançado de Oncologia. Já na sexta e no sábado, as ações serão realizadas no Partage Norte Shopping, em Natal.
Na sexta-feira, haverá a marcação de triagens para mulheres acima de 25 anos com alterações de sangramento ou dores ginecológicas que não fizeram o exame de papanicolau no último ano, com vagas limitadas através da Central de Marcação: 4009-5600-chamada de voz e 4009-5601 WhatsApp. Os participantes também poderão conhecer a ferramenta de realidade virtual Evis e a vacina contra HPV estará disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos.