Novembro Diabetes Azul

Durante todo o mês de novembro, ações de conscientização sobre o diabetes são realizadas em todo o Brasil, com foco na prevenção e cuidados. O chamado Novembro Diabetes Azul tornou-se uma campanha global em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta sexta-feira

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o país já tem cerca de 20 milhões de pessoas com a doença. A maioria dos casos é do tipo 2, quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.

Ainda segundo a SBD, a prática regular de exercícios físicos é fundamental para a prevenção e tratamento do diabetes, aumentando a sensibilidade à insulina – o corpo passa a utilizar a glicose do sangue de forma mais eficiente. Além disso, treinar com regularidade melhora o controle do peso corporal, reduz a gordura visceral — um fator diretamente ligado à resistência insulínica — e favorece o equilíbrio metabólico.

Estudos como o do American Diabetes Association  apontam que indivíduos ativos têm até 40% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com os sedentários. “O exercício é uma ferramenta de prevenção primária, pois ajuda a evitar que o problema apareça”, afirma o profissional de Educação Física e professor da academia Pulse Diego Rodrigues.