
Com novas regras e atualizações trazidas pela Lei nº 214/2025, os contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda em 2026, referente ao ano-calendário 2025, precisam ficar atentos às mudanças e iniciar a organização dos documentos com antecedência para evitar transtornos com a Receita Federal. O período de entrega da declaração costuma ter início no mês de março, conforme calendário divulgado anualmente pelo órgão.
Segundo Kennedy Paiva, professor da área de Gestão e Negócios da Universidade Potiguar, a preparação antecipada é fundamental para evitar contratempos na hora de prestar contas com o leão.
“Começar a se preparar com antecedência para o Imposto de Renda é fundamental, pois permite reunir toda a documentação com calma, evitar o estresse de última hora e identificar pendências a tempo. Além disso, a organização prévia reduz o risco de erros que podem levar à malha fina ou gerar multas por atraso, e quem entrega a declaração mais cedo geralmente recebe a restituição mais rápido”, pontua o professor.
As mudanças também atingem a declaração de investimentos, especialmente no que diz respeito a criptomoedas e outros ativos digitais. Novas exigências detalham como essas aplicações devem ser informadas, além de regras específicas para investimentos realizados fora do Brasil.


