Atenção dos tutores de pets!!!

Como em seres humanos, cães e gatos podem apresentar tumores que vão necessitar de atenção dos tutores e de auxílio profissional para um diagnóstico correto e preciso. Algumas raças são mais propícias a determinados tipos de câncer, segundo Felipe Câmara, médico veterinário e professor de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar.

“No caso dos cães, sabemos que os tumores malignos podem ter predisposição genética, mas também fatores ligados a raças, como Boxer, Poodle, Dachshund, também conhecido com os salsichinhas e retrievers, estão mais predispostos aos aparecimentos das neoplasias”, afirma.

Dentre os tumores mais comuns que são encontrados na rotina clínica estão os casos de neoplasias mamárias, como os carcinomas, e o câncer de mama. O especialista explica que ele surge, muitas vezes, devido ao uso indiscriminado de anticoncepcionais para evitar o cio desses animais, como nas gatas. “O seu diagnóstico é bem simples, fruto de um bom exame clínico, apalpando a cadeia mamária do animal e com a realização de uma punção nodular na região”, explica Felipe