Atenção Primária à Saúde

No Setembro Dourado, o  Instituto Desiderata forma mais de 700 profissionais da Atenção Primária à Saúde. No mês dedicado à conscientização do câncer infantojuvenil, o Instituto Desiderata está formando cerca de 720 profissionais da Atenção Primária à Saúde . Os profissionais são essenciais na identificação do diagnóstico precoce, já que os sinais iniciais do câncer infantil podem ser muito parecidos aos de outras doenças da infância.

O câncer infantil tem grandes chances de cura quando o diagnóstico precoce é associado ao tratamento. Quanto mais cedo os sinais e sintomas do câncer infantil são identificados, maiores são as chances de cura e a qualidade de vida dos sobreviventes.

Desde 2005, os profissionais da Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro são qualificados para a suspeição do câncer infantil através do Unidos Pela Cura, estratégia para promoção do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes no Rio de Janeiro que reúne gestores do SUS, hospitais especializados e o Instituto Desiderata.