Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e tem altas chances de cura quando diagnosticado no início.Alguns sintomas indicam a possibilidade do câncer de pele, de acordo com o Ministério da Saúde. É recomendável procurar um médico o mais rápido possível se o corpo tiver os seguintes sinais:
* Manchas que coçam, descamam ou sangram
* Pintas ou sinais que mudam de tamanho, forma ou cor
* Feridas que não cicatrizam em 4 semanas
O que mais causa câncer de pele é a exposição excessiva ao sol. Por isso, a doença é mais comum em partes do corpo que ficam expostas à luz solar, como o rosto, pescoço e orelhas. Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de pele, mas ele é mais comum em pessoas de pele clara com mais de 40 anos. Ele é considerado raro em crianças e pessoas negras.
O diagnóstico do câncer de pele é feito por um médico dermatologista, que irá realizar um exame clínico e, caso haja suspeitas da doença, irá enviar uma amostra de pele para a biópsia, que comprovará ou não a presença do câncer.O tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia oncológica, na qual é retirada a pele lesionada do corpo do paciente. Em casos mais avançados, também podem ser necessários os tratamentos de radioterapia e quimioterapia.
A principal recomendação para prevenir o câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. O uso de protetor solar com fator de proteção igual ou maior que 15 também é fundamental, principalmente em situações que a exposição ao sol é inevitável. Informação do Terra