Dia do trabalho

Mais do que um feriado para descansar e curtir com a família, o Dia do Trabalho, no dia no 1º de maio é celebrado por relembrar um marco importante na história dos direitos trabalhistas que aconteceu no mesmo dia, mas em 1886. O ano foi marcado por uma greve de milhares de trabalhadores, reunidos pela Federação Americana do Trabalho, que paralisou a cidade de Chicago. Isso aconteceu porque os operários trabalhavam em condições desumanas. 

Com esse cenário, o intuito das manifestações era diminuir as horas trabalhadas para oito, porém os protestos não foram pacíficos como os envolvidos esperavam. Ainda no mesmo ano, no dia 3 de maio, policias e manifestantes entraram em conflito pela primeira vez, o que resultou em feridos, mortos e presos. Já a segunda vez de embate aconteceu no dia seguinte, quando uma bomba explodiu na praça Haymarket e aumentou a resposta dos policiais.

Mesmo que esses episódios de luta sejam marcantes por si só, em 1889, em Paris, a organização sindical Segunda Internacional instituiu o Dia Mundial do Trabalho para que a data pudesse ser sempre um lembrete de abertura às manifestações trabalhistas e também homenagear quem morreu nos embates entre militantes e policiais.

Informações: portal M de Mulher.