Dia Mundial do Pulmão

No próximo 25 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Pulmão, uma data dedicada a chamar atenção para a importância da saúde respiratória e para o impacto das doenças pulmonares na qualidade de vida da população. A data também é uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce de doenças e hábitos saudáveis que ajudam a proteger e fortalecer a saúde pulmonar.

Entre as condições que mais preocupam especialistas está a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica , caracterizada pela obstrução persistente das vias aéreas, geralmente causada pela exposição prolongada à fumaça do tabaco ou poluentes ambientais. Segundo a Organização Mundial da Saúde , a DPOC está entre as principais causas de morbidade e mortalidade no mundo, responsável por cerca de 3,23 milhões de mortes em 20212.

Outro dado recente, também preocupante, é do Ministério da Saúde, o qual aponta um aumento de 25% no número de fumantes entre 2023 e 2024, revertendo a tendência de queda registrada nas últimas décadas3. Para o médico  Bernardo Maranhão -CRM RJ 52 54416-4, pneumologista e gerente de grupo Médico da GSK, esse é um dado preocupante para a saúde pública em geral, que pode impactar não somente na DPOC, mas em outras doenças decorrentes do tabagismo, sobretudo doenças respiratórias.

O pneumologista alerta que o vape pode levar à dependência de nicotina e aumentar o risco do desenvolvimento precoce de doenças respiratórias, incluindo quadros semelhantes aos observados em fumantes convencionais. “Nós, da comunidade médica, acreditamos que o uso do cigarro eletrônico pode causar danos preocupantes e até acelerar a possibilidade de jovens desenvolverem DPOC em uma idade mais precoce”, aponta o médico.