
Para a maioria das pessoas que costuma montar árvores, guirlandas, presépios e instalar ornamentos diversos alusivos ao ciclo natalino, chegou a hora da desmontagem. Por mais simples que pareça ser, o processo de retirada das ornamentações requer cuidados. A Neoenergia Cosern lista algumas orientações de segurança que irão garantir maior vida útil aos ornamentos, principalmente às lâmpadas dos pisca-piscas e cordões de led, além de reduzir o risco de choques elétricos.
“Assim como no processo de instalação desses itens, o processo de retirada deve ser realizado com segurança. O ideal é que todos os equipamentos elétricos estejam desconectados da tomada e que a desmontagem seja feita por um adulto, nunca por crianças, calçado e sem o corpo molhado. A correta retirada e armazenamento das decorações evita acidentes, como o choque elétrico, além de ampliar a vida útil do produto que pode ser utilizado de um ano para o outro caso esteja em bom estado de conservação”, destaca Breno Silva supervisor da Neoenergia Cosern.
O recomendado é que todos os itens utilizados na decoração sejam guardados em suas caixas originais. Entretanto, caso essas caixas tenham sido descartadas, há outras formas fáceis de acondicionar os pisca-piscas, por exemplo. Sempre os guarde de forma organizada, sem deixar os fios entrelaçados. Para isso, recicle o tubo de papelão do papel toalha enrolando o pisca-pisca de maneira organizada e sem pressionar as lâmpadas. Outra dica importante é manter esses produtos longe da umidade, do calor excessivo e evitar exposição ao sol.

