Esclarecimentos

 DILMA-ROUSSEFF

Presidente afirmou que despesas foram pagas por ela

A presidente Dilma Rousseff rebateu ontem as críticas sobre sua visita a Lisboa, quando se hospedou no hotel Ritz e jantou no restaurante Eleven. “Eu escolho o restaurante que for porque eu pago a minha conta. Não há a menor condição de eu usar o cartão corporativo e misturar o que é consumo privado e público”, afirmou.

Ela estava na Suíça participando do Fórum Econômico Mundial desde quinta-feira passada. No sábado, sua agenda dava conta da viagem a Cuba para a 2.ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. O Estado descobriu, porém, que a comitiva esteve na capital portuguesa sem avisar. A explicação foi que se tratava de uma parada técnica necessária para abastecer o avião.

A polêmica levou o PSDB, partido de oposição, a entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República para que a passagem pela capital portuguesa seja investigada, assim como os gastos envolvidos no episódio. Além do Ritz, onde a suíte teve diária de R$ 26 mil, parte da comitiva se hospedou também no hotel Tivoli.

Dilma afirmou na entrevista que é uma “exigência” dela que todos os ministros que a acompanham paguem sua conta. Disse que já houve até um “caso chato”, como em um de seus aniversários, quando ela foi a um restaurante em Moscou e uma pessoa se assustou com o valor da conta, mas desembolsou o dinheiro. Informações: portal Estadão.