A cidade de Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar, será palco da primeira edição da Boné Brasil – Feira Nacional da Cadeia Produtiva do Boné, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. O evento tem abrangência nacional e o objetivo de fortalecer a indústria de bonés personalizados. Principal agente financiador da atividade, o Banco do Nordeste é um dos patrocinadores principais da feira.
O estande da instituição de desenvolvimento regional, montado no pavilhão da Praça Senador Dinarte Mariz, contará com estrutura completa de atendimento. Gestores de negócios e relacionamento da agência Caicó receberão o reforço de agentes do Crediamigo, a microfinança urbana do BNB. A expectativa de geração de negócios é da ordem de R$ 3 milhões, incluindo fechamento de contratos direto na feira e prospecções de investimentos futuros.
A atuação do Banco do Nordeste junto ao setor, inclui ainda o Programa de Desenvolvimento Territorial -Prodeter, que atua na estruturação da cadeia produtiva da indústria têxtil do Seridó Ocidental. Formalização de pequenos empreendimentos, adoção de novas tecnologias e compras coletivas estão entre as ações desenvolvidas.
Considerada a segunda maior produtora de bonés do Brasil, atrás apenas de Apucarana-PR, Serra Negra do Norte abriga dezenas de fábricas ativas, com produção estimada em 2 milhões de unidades mensais. A Feira Boné Brasil 2025 se propõe a integrar os diversos elos da cadeia produtiva, reunindo fabricantes, fornecedores, designers, influenciadores, investidores e consumidores.