
Hoje, às 22h, a TV Cultura exibe o documentário inédito Infância, o Futuro em Alerta, produzido pelo Departamento de Jornalismo da emissora. A produção investiga os impactos das mudanças climáticas na saúde mental na primeira infância – crianças até seis anos de idade.
No Brasil, cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes são afetados diretamente pelos efeitos dos fenômenos do clima. No mundo, a estimativa é a de que esse número possa alcançar 1 bilhão de crianças, segundo um relatório da UNICEF.
A seca e a enchente, por exemplo, tornam a produção de alimentos mais difícil e incerta; e isso afeta a oferta de refeições para a população jovem. A exposição à poluição e ao calor prejudicam a saúde física e mental e afetam o desenvolvimento intelectual.
Os eventos climáticos extremos aumentam o risco de doenças respiratórias, desnutrição e outras enfermidades provocadas ou facilitadas pela insegurança alimentar. Esses fenômenos também costumam causar grandes prejuízos no ano letivo, porque impedem o acesso dos alunos às escolas e comprometem ou até inviabilizam inteiramente o aprendizado.

