
Depois de mais de cinco décadas sem passar por uma intervenção estrutural, a Galeria Newton Navarro será entregue à população em uma nova configuração. A solenidade de reinauguração do espaço será realizada na próxima quinta-feira e, a partir desta sexta-feira a galeria estará aberta à visitação. As obras de requalificação e ampliação foram realizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
A requalificação contempla a modernização das instalações elétricas, da iluminação, do sistema de refrigeração e da ambientação climática da galeria. O espaço também ganhou uma reserva técnica destinada à guarda, manutenção e conservação das obras do acervo municipal, equipada com controle de temperatura, umidade e luminosidade para garantir melhores condições de preservação de quadros, esculturas e outras peças. O investimento foi de R$ 600 mil, por meio da PNAB.
Além das melhorias estruturais, a Prefeitura também iniciou, com recursos próprios, o processo de recuperação de obras do acervo que apresentavam danos causados pela ação do tempo, como fungos e manchas.
“Construída em 1975, a Galeria Newton Navarro não havia recebido uma intervenção dessa dimensão desde sua inauguração. Com a nova configuração, o espaço passa a comportar até três exposições de pequeno porte simultaneamente. A programação será aberta com uma mostra dedicada ao artista plástico Newton Navarro, que dá nome à galeria”, disse a secretária municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Iracy Azevedo.
Outro destaque da requalificação é a acessibilidade. A exposição inaugural “Paisagens Inquietas em Newton Navarro” foi concebida para atender diferentes públicos, contando com recursos que ampliam o acesso ao conteúdo por pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, pessoas autistas e outros públicos, incluindo imagens em 3D, audiodescrição e fichas técnicas em braille, desenvolvidas com apoio da UFRN.
