Hipóxia silenciosa

Há pacientes com covid-19 que, embora já apresentem uma queda preocupante no nível de oxigênio no sangue, não manifestam sintomas claros de insuficiência respiratória. Esse fenômeno é chamado de hipóxia silenciosa, e pode adiar o diagnóstico da doença, o que contribui para o aumento de complicações e mortes. Para reduzir esse risco, muitos profissionais têm recomendado o uso do oxímetro por pacientes infectados pelo coronavírus.

E, segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas, esse aparelho portátil que mede a oxigenação do sangue é realmente útil para o monitoramento do quadro. O trabalho, feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, recorreu a equipes de 12 Unidades Básicas de Saúde dessa cidade. Elas usaram o oxímetro para acompanhar 1 297 idosos com suspeita de Covid-19, mas sem falta de ar no início.

No total, foram 9 023 mensurações feitas por esses profissionais, principalmente nas casas dos pacientes. Com esse acompanhamento, apenas 1% dos idosos morreram, um índice considerado positivo para esse subgrupo da população. Cerca de 3% foram internados e 12,5% foram enviados para o pronto-socorro. Portal Uol