Mais poderoso do mundo

O passaporte japonês é, pelo quinto ano consecutivo, o documento de viagem mais poderoso do mundo e dá acesso aos cidadãos do país a 193 países, sem a necessidade de apresentação de um visto na chegada.

A conclusão é da consultoria de imigração Henley & Partners, que anualmente elabora o mais antigo ranking global de passaportes, avaliando sua influência com base exatamente no número de países em que cada documento dispensa a apresentação de outras autorizações de entrada.

Para a elaboração da lista que avalia a influência dos países, são usados dados da base da Associação Internacional de Transporte Aéreo e do Banco Mundial, revelou a consultoria, que manteve em 2023 o Brasil ao lado da Argentina no 20º lugar, com entrada simplificada em 170 países.

Ao contrário de 2022, em que houve empate técnico na primeira posição, este ano o Japão reina absoluto, demonstrando a força da recuperação do mercado de viagem asiático pós-pandemia. O país derrubou suas últimas restrições ao turismo no segundo semestre do ano passado. Informação do Uol