Patrimônio Cultural

A Mostra de Cinema de Gostoso foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, conforme a Lei nº 12.299, sancionada pela governadora Fátima Bezerra no dia 24 de julho de 2025. A iniciativa, fruto de um projeto de lei do deputado estadual Francisco do PT, celebra a relevância do evento para a cultura, o turismo e a economia potiguar.

Realizada pela Heco Produções e pelo CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, com apresentação do Ministério da Cultura e Petrobras, a Mostra se destaca como um dos eventos mais inovadores do país. Sob a direção geral de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, o projeto transforma a paradisíaca Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, em uma grandiosa sala de cinema ao ar livre, oferecendo programação totalmente gratuita e de alta qualidade técnica.

Através da participação de filmes inscritos e convidados de todo o país, realização de cursos de formação para jovens, debates e seminários, a Mostra movimenta a cultura, o turismo e a economia no estado do Rio Grande do Norte, promovendo o acesso a bens culturais e a formação de público. Em 2025, a Mostra se prepara para mais uma edição, consolidando sua trajetória junto à cidade e à população de São Miguel do Gostoso.