O prefeito Paulinho Freire durante homenagem com Geraldo Alckmin
A edição 2025 do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica reconheceu iniciativas com base nos indicadores do IBEM Trabalho – Índice de Bem-Estar no Trabalho, divididos em três categorias: Inserção no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Fomento e Combate à Desigualdade.
Com a premiação, Natal figura entre as cinco capitais com melhor desempenho nacional, reflexo de políticas consistentes voltadas à inclusão, à geração de renda e à melhoria das condições de vida da população inscrita no Cadastro Único.
Em seu discurso, o prefeito Paulinho Freire falou sobre a importância de políticas públicas que vão além da assistência e promovem autonomia por meio da inclusão produtiva. “Programas sociais, como o Bolsa Família, são fundamentais; mas é quando se alia assistência com qualificação, acesso ao crédito e inserção no mercado de trabalho que muda, de fato, a história de uma sociedade”, afirmou.
Ao lado do prefeito, a secretária Nina Souza ressaltou o papel estratégico da Semtas na construção de políticas de inclusão produtiva e proteção social. Como exemplo, ela citou o mutirão do Cadastro Único, realizado entre os dias 26 e 28 de março, no Ginásio Nélio Dias, que atendeu mais de 6 mil pessoas na Zona Norte de Natal. Informação da Tribuna do Norte