Profissões impactadas pela IA

Um levantamento de pesquisadores da Microsoft sugeriu quais profissões têm maior e menor probabilidade de serem impactadas pela inteligência artificial -IA nos próximos anos. O resultado veio com base em um conjunto de dados de 200 mil conversas entre usuários e o chatbot Copilot da empresa.

O estudo concluiu que os empregos mais propensos a serem afetados pela IA envolvem aqueles que fornecem e comunicam informações. Entre as categorias estão incluídos tradutores, historiadores e redatores.

Em contrapartida, as profissões menos propensas à automação são as que exigem habilidades físicas ou interação humana direta. Alguns exemplos são técnicos de enfermagem, massoterapeutas e lavadores de louça.

Com base nos dados do chatbot, tipo de inteligência artificial que consegue simular conversas com usuários humanos, pesquisadores puderam ver o que os usuários estavam pedindo à IA para fazer e o que a IA estava executando em resposta. Eles então compararam essas descobertas com os tipos de tarefas que têm maior probabilidade de se sobrepor a um chatbot de IA. Informação do Uol