O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte iniciou ontem a retomada das aulas presenciais nas escolas, migradas do formato presencial para o remoto em março, em virtude da pandemia pela Covid-19. O retorno foi alinhado anteriormente em reunião virtual com os pais e responsáveis dos alunos, e acontece gradualmente, com 50% das turmas presenciais. Para esse momento foram desenvolvidas normas de biossegurança sanitária a serem adotadas nas escolas. Os cuidados começam logo na entrada, com aferição de temperatura, limpeza dos calçados no tapete sanitizante, uso de álcool em gel para limpeza das mãos.
A ventilação das salas de aula é outra medida que será adotada, com portas e janelas abertas, redução das carteiras escolares, aulas híbridas – on-line ao vivo e presencial. Também será adotado o uso de pastas em substituição das mochilas escolares, sendo estas higienizadas na entrada do aluno. Os espaços das escolas estão sinalizados com informações sobre a Covid-19 e a limpeza será reforçada. Os bebedouros serão utilizados exclusivamente para o abastecimento de copos e garrafas.
As atividades na piscina, parque e na biblioteca estarão suspensas. No caso dos pais ou responsáveis optarem por não levar o filho à escola, o Sesc continuará a disponibilizar o ensino remoto com transmissão síncrona com a sala da aula. Durante a pandemia, os conteúdos escolares foram repassados pela plataforma Google com interação pelo Meet e atividades no Classroom.