
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte , Roberto Serquiz, recebeu a deputada federal Natália Bonavides, na Casa da Indústria, para debater avanços em demandas dos setores pesqueiro e salineiro do estado, principais afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos. O encontro contou com a participação dos presidentes do Sindicato da Indústria da Pesca do RN , Arimar França, e do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do RN, Airton Torres.
No mês de setembro, a parlamentar articulou uma audiência das lideranças da FIERN, SINDIPESCA-RN e SIESAL-RN junto ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para apresentar os impactos e debater alternativas de solução para superar o tarifaço.
“Hoje, a deputada veio para nos atualizar sobre o que avançou nesse tema. É o caso do PLP 168, que estabelece o programa Reintegra e precisa ser apoiado, porque isso dá um amparo importante aos dois setores”, afirmou o presidente da FIERN.
Entre as novidades, a deputada anunciou a realização de uma inspeção de embarcações de pesca industrial, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura -MPA, para possibilitar a abertura de mercados da Europa. A inspeção está agendada para o mês de junho de 2026 e vai verificar o atendimento a critérios sanitários e de infraestrutura para exportar o pescado para países da comunidade europeia. A abertura de novos mercados é uma medida que busca amenizar os impactos do tarifaço para o setor pesqueiro.
“É uma grande conquista a abertura do MPA para essa inspeção, uma demanda que há oito anos o setor pesqueiro reivindicava. Agora, precisamos preparar o cronograma para a partir de junho termos essa liberação para abertura de mercado”, acrescentou Serquiz.

