
O Panorama da Saúde Mental é uma pesquisa que analisa quais são os principais fatores responsáveis por impactar a saúde mental dos brasileiros. Pela primeira vez, o levantamento conseguiu mensurar como as mudanças climáticas afetam o bem-estar psicológico de diversos grupos populacionais. O resultado? Os entrevistados apontam para índices piores do que em 2024.
A edição de 2025, que representa a 4ª Coleta do Panorama da Saúde Mental, é feita pelo Instituto Cactus em conjunto com AtlasIntel. Neste ano, os dados foram coletados através das respostas de 10.025 voluntários com mais de 16 anos e de todas as regiões do Brasil.
A equipe desenvolveu uma metodologia própria, chamada Índice Contínuo de Avaliação da Saúde Mental, que analisa a saúde mental dos brasileiros a partir das respostas para o Questionário Geral de Saúde. O ICASM é expressado em uma escala de 0 a 1000, representando as categorias “confiança”, “vitalidade” e “foco”. Quanto maior os valores do Índice, melhor é a saúde mental do grupo.
Segundo o relatório, disponível online, um dos principais fatores sociais que impactam a saúde mental dos brasileiros é a renda. Cerca de 83% dos participantes revelaram ter preocupações com a situação financeira ao menos uma vez durante duas semanas. Informação G1
