Barulho pode causar estresse, fobias, taquicardia e até convulsão
Moradores do entorno da Arena das Dunas, espaço que será palco do Carnatal, devem redobrar a atenção com os seus animais de estimação durante o evento. O som elevado durante os quatro dias de festa pode causar transtornos pois a sua capacidade auditiva é quatro vezes maior do que a do ser humano. É o que alerta Fabrício Marinho, especialista do Hospital Veterinário de Natal.
“A audição canina também é capaz de localizar com precisão a direção da origem do som em centésimos de segundo” explica.
Esta sensibilidade pode causar surdez ou outras sequelas, inclusive psicológicas. Portanto, quem mora nas proximidades da folia deve tomar medidas preventivas para evitar problemas graves.
“Colocar algodão no ouvido é uma medida paliativa. O que os donos dos pets devem fazer é uma adaptação auditiva com o animal antes do evento, deixando a televisão ou o som mais alto, por exemplo, para que ele possa se acostumar e não ter susto. O veterinário afirma ainda que o medo do barulho pode causar estresse, fobias, taquicardia e até convulsão. Outro cuidado importante é manter as portas e janelas fechadas, pois – além de abafar o som alto – pode evitar fugas. O uso de tranquilizantes também é uma boa alternativa, neste caso o veterinário deve ser consultado.