Torneio de Física para Meninas

A 4ª edição do Torneio de Física para Meninas está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto. O objetivo da competição nacional, realizada pelo Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , é combater a desigualdade de gênero no universo das ciências exatas, estimulando o interesse de alunas do Ensino Médio por essa área do conhecimento.

Neste ano, o TFM homenageia a astrofísica brasileira Thaisa Storchi Bergmann — reconhecida por suas contribuições para o estudo de buracos negros supermassivos. Por isso, além de questões de física em geral, as provas serão marcadas por temas relacionados ao trabalho da cientista. De acordo com a coordenadora do torneio, a professora Maria Luiza Miguez, a ideia é aproximar as estudantes de referências femininas.

“As mulheres ocupam um espaço muito limitado na ciência, representando menos de um terço da pesquisa em física no Brasil. Além de mostrar às meninas que elas, assim como a professora Bergmann, podem construir trajetórias de destaque na área, buscamos ampliar a participação feminina em outras olimpíadas de conhecimento. Atualmente, elas só correspondem a cerca de 25% dos premiados”, destacou a Prof. Maria Luiza.

Aproximadamente 4,2 mil estudantes, de 421 municípios e 850 escolas, participaram do Torneio de Física para Meninas em 2025. Cerca de 68% de todas as alunas que competiram estavam matriculadas em instituições de ensino da rede pública. Além disso, a maior parte delas era da região Nordeste, que também registrou o maior número de estudantes premiadas na competição do ano passado.

Rolar para cima