Tratamento da dor

As crianças com doenças como o câncer, sentem dores na maioria das vezes essas dores podem ser causadas pela doença e também pelos procedimentos que são realizados durante o tratamento. É necessário que o paciente esteja medicado pra que a dor seja tratada, os medicamentos prescritos para a dor são os analgésicos. Alguns pacientes além dos medicamentos necessitam de métodos não farmacológicos.

Os métodos não farmacológicos são usados como aliados aos analgésicos para melhora da qualidade de vida do paciente esses métodos podem ser: massagem, relaxamento, músicas, respiração, banho quente dentre outros, eles diminuem o nível de ansiedade pois promovem o relaxamento e diminuem os pontos de dor. Apesar de comprovação científica, os métodos não farmacológicos só devem ser usados com recomendação médica e nada substitui a terapia medicamentosa, que quer dizer o uso de remédios.

A dor nas crianças com câncer é um fator que pode causar intercorrências e atrasar o tratamento, pois deixa o paciente debilitado é importante os profissionais avaliarem a dor de cada criança. Pois a dor não é tratada apenas com remédio as terapias não farmacológicas podem evitar a sobrecarga do organismo, minimizando as dores e evitando a tolerância pela sobrecarga dos anti-inflamatórios. Por Isabelle Resende – Farmacêutica Casa Durval Paiva – CRF 2541