Vacina contra a varíola dos macacos

São Paulo começou ontem a aplicar a vacina contra a mpox -varíola dos macacos nos 17 Serviços de Atenção Especializada, que integram a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis -ISTs/Aids da capital, e em unidades da rede estadual de saúde. Por ora, serão vacinados aqueles considerados de maior risco para desenvolver as formas mais graves da doença.

De acordo com a Prefeitura, a cidade dispõe de 1.375 doses da vacina MVA-BN Jynneos Mpox. O esquema de vacinação é de duas doses com 0,5 ml cada, com quatro semanas de intervalo 28 dias. Estão elegíveis ao imunizante pessoas que vivem com HIV ou aids com idade igual ou superior a 18 anos, e que estejam com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

Também serão vacinados profissionais de laboratório, de 18 a 49 anos, que trabalham diretamente com o vírus. “Serão imunizadas tanto as pessoas que tiveram exposição direta ao vírus, quanto as que não tiveram diagnóstico da doença. Em todos os casos, o imunizante não deve ser aplicado simultaneamente com outras vacinas”, disse a Prefeitura, em nota. Informação Uol