De papelaria à joia rara

Marca é conhecida mundialmente

Evoluções tecnológicas, apostas arriscadas, (in)felizes coincidências ou até mesmo apuros financeiros. Muitas empresas chegaram ao topo desenhando – e, principalmente, redesenhando – o próprio caminho. Entre passados inusitados e futuros incertos, a revista Super Interessante listou empresas que se inventaram e reinventaram ao longo dos anos. A Tiffany & Co foi uma delas.

Muitos anos antes da bonequinha de luxo Audrey Hepburn pensar em tomar um café da manhã em frente à vitrine da luxuosa joalheria Tiffany’s, a empresa estadunidense atuava em um ramo bem diferente. Fundada em 1837 por Charles Lewis Tiffany e Teddy Young, a “Tiffany & Young” funcionava inicialmente como um empório de artigos de papelaria e bens sofisticados. No seu catálogo estavam enfeites, relógios, cintos, produtos para a pele e cabelo, aparelhos de jantar e até escarradeiras.

Quando Charles Tiffany assumiu sozinho o controle da firma, em 1853, encurtou o nome da empresa e direcionou os negócios para as jóias. O “Rei dos Diamantes”, como era chamado então, estabeleceu assim o império azul, que se estende por todo território mundial.