Cuidados maternos como trabalho

Em um passo histórico, a Argentina reconheceu os cuidados maternos como trabalho e mexerá na aposentadoria de, inicialmente, 155 mil mulheres de 60 a 64 anos por isso. A Administração Nacional de Segurança Social protocolou que a criação de cada filho poderá contar como até três anos de serviço para os 30 exigidos para poder se aposentar. O governo argentino, segundo o Clarin, beneficiará mais mulheres à medida em que elas se cadastrarem e chegarem aos 60 anos, idade de aposentadoria feminina no país.

Ficou decidido que mães biológicas e gestantes receberão um ano de contribuição referente a cada criança nascida viva. Para as mães que optaram por adoção, serão incluídos dois anos de trabalho por pessoa menor de idade acolhida. O governo aplicará um ano a mais de serviço às contribuições de mães que possuam filhos portadores de deficiência, independentemente de serem biológicos ou adotados.

As mães e grávidas que tiraram licença maternidade ou de ausência para cuidar dos filhos poderão ter esse tempo revertido em contribuição, desde que elas tenham voltado à atividade que exerciam antes da dispensa temporária. Matéria completa no portal Uol