Vacinados contra Covid no Brasil

Brasil alcançou ontem a marca de 24,2 milhões de vacinados com duas doses contra a Covid-19. Até o momento, 24.280.894 pessoas receberam a dose de reforço contra doença, o correspondente a 11,47% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde. Entre o sábado e domingo, 481.273 brasileiros receberam a primeira dose de imunizante, atingindo um total de 63.187.356 vacinados nesta etapa inicial – o que representa 29,84% da população do país.

Nas últimas 24 horas, a segunda dose foi aplicada em outros 37.342. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de vacina para um combate eficiente à covid-19. Proporcionalmente, o Mato Grosso do Sul permanece na liderança entre os estados que mais vacinaram sua população com a primeira dose: 38,11% de seus habitantes. O Rio Grande do Sul continua à frente entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 14,75% da população local. Do Portal Uol

Menor número de mortes

A Itália registrou ontem seu menor número diário de mortes por Covid-19 em oito meses e meio. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, foram notificados 17 óbitos em 24 horas, cifra mais baixa desde 5 de outubro -16, elevando o total de vítimas no país para 127.270. Já o número de casos confirmados ontem foi de 881, é o menor para um único dia desde 25 de agosto -878. O País  ainda contabiliza mais de 4 milhões de curados e 87.710 casos ativos, valor mais baixo desde 13 de outubro -87.193.

Até o momento, já foram aplicadas 45,8 milhões de vacinas anti-Covid na Itália, sendo que 15,7 milhões de pessoas, 26,3% da população nacional 28,9% da população vacinável, tomaram as duas doses da AstraZeneca, da Pfizer ou da Moderna ou a dose única da Janssen e completaram o ciclo de imunização. Com a queda nos números diários da pandemia, o país já retomou praticamente todas as atividades, incluindo lojas, museus, restaurantes e eventos esportivos com público, e o governo deve decidir nesta semana se revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. Informação do portal Terra

Temporada dos pinguins no Brasil

O Brasil já começou a receber os primeiros pinguins da espécie pinguim-de-magalhães-Spheniscus magellanicus, oriundos das Ilhas Malvinas, da Argentina e do Chile que anualmente migram para a costa brasileira, em temporada que tende a se estender de junho a outubro. O pico da temporada ocorre, normalmente, entre julho e agosto. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos -PMP-BS, implantado pela Petrobras na região em 2015, resgatou do final de maio até o último dia 10 de junho nove pinguins entre Santa Catarina e São Paulo, sendo quatro no litoral paulista e cinco nas praias catarinenses.

O coordenador do PMP-BS na área de Santa Catarina e do Paraná, o biólogo marinho André Barreto, explica que os pinguins vêm, em geral, das colônias de reprodução na Argentina, em águas mais frias e, nesta época do ano, começam a se espalhar em busca de alimento. “E parte da população acaba chegando aqui, no Brasil. Por isso a gente acaba tendo mais animais nas regiões do Sul. Alguns alcançam o Rio de Janeiro e a gente tem registro até mais no Nordeste, na Bahia. Mas é mais raro. O mais comum é no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ter mais animais”.

Vacinados contra Covid na China

A China ultrapassou ontem a marca de 1 bilhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19, aponta balanço da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford. O número corresponde ao total de doses aplicadas no país. A população chinesa é estimada em 1,3 bilhão de pessoas, segundo o Banco Mundial. Como não há divisão entre 1ª e 2ª dose nos números divulgados, é difícil dizer qual a porcentagem dos adultos foi completamente imunizada – isso porque, assim como no Brasil, a maioria das vacinas usadas tem que ser aplicada em duas doses.

De acordo com a plataforma, o país lidera, com folga, o ranking de vacinação mundial bem à frente dos Estados Unidos, 316 milhões de doses, e Índia, 266 milhões de doses. No total, mais de 2,6 bilhões de doses de vacinas já foram aplicadas em todo o planeta. Proporcionalmente, a China fica atrás de EUA, 95 a cada 100, Reino Unido -108 a cada 100, Israel – 123 a cada 100, com 70 doses aplicadas a cada 100 habitantes – e à frente do Brasil– 40 a cada 100 e Índia 19 a cada 100. Do portal G1

Novo passo rumo à normalidade

O Museu do Louvre em Paris – França

A União Europeia deu um novo passo rumo à normalidade na última quarta-feira, ao aprovar o retorno dos turistas americanos, mesmo que não estejam vacinados, uma imagem que contrasta com a “situação dramática em Moscou”, onde vacinações obrigatórias serão impostas. A pandemia do coronavírus, que já causou 3.824.885 mortes no planeta, segundo dados oficiais, avança a duas velocidades: retrocede em lugares como Estados Unidos e Europa ocidental, onde a vacinação avança a bom ritmo, e continua castigando outros, como Índia e América Latina, a região com o maior balanço global de mortes 1,2 milhão, incluindo o Caribe.

Em um símbolo claro de que a situação sanitária está melhorando na Europa, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou de ontem que a máscara não será mais obrigatória ao ar livre e também antecipou o fim do toque de recolher, a partir deste domingo.Com o verão prestes a começar na Europa, os 27 países da UE ampliaram a lista de países, cujos cidadãos têm permissão para viagens não essenciais, o que permitirá a entrada de seus passageiros sem justificativa. Além dos Estados Unidos, foram incluídos nesta lista Albânia, Líbano, Macedônia do Norte, Sérvia, Taiwan, Hong Kong e Macau. Na lista anterior já constavam Japão, Austrália, Israel, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Coreia do Sul e Tailândia. Informação do portal Uol

Suspensão de voos

Lima – visão noturna

O Peru prorrogou até o próximo 30 de junho a suspensão de voos procedentes de Brasil, África do Sul e Índia para impedir a entrada de novas variantes do coronavírus, em um momento em que o país segue enfrentando uma segunda onda mortal da pandemia. “Suspenda-se até 30 de junho a entrada no território nacional de estrangeiros não residentes procedentes de África do Sul, Brasil e Índia”, diz um decreto publicado no diário oficial.

Segundo o decreto, “a disposição tem como objetivo evitar a propagação da Covid-19 ante a atual emergência sanitária”. O Peru restringiu os voos da África do Sul em meados de dezembro e do Brasil, desde 26 de janeiro devido às novas variantes do coronavírus mais contagiosas, surgidas nestes países. O governo avalia a cada 15 dias se suspende ou mantém a proibição.

A prorrogação parecia inevitável diante do aumento inquietante de casos com a variante Gamma, que surgiu no Brasil, sobretudo na capital, Lima, segundo as autoridades sanitárias. Esta variante causa 40% dos casos registrados nos últimos meses em Lima, segundo o Ministério da Saúde. Peru e Brasil compartilham 2.800 km de fronteira na Amazônia. Matéria completa no portal Uol

Lançamento da Abelha Rainha

Na próxima segunda-feira, 21 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Mel”. Para não deixar a data passar em branco, a empresa de “ Cachaça Matuta”, vai reunir 10 seletos nomes, em uma sala de bate papo virtual. Na ocasião será apresentado seu mais novo produto, Abelha Rainha.  A marca fará um “Meet” virtual com o bartender Javier Ortiz, que apresentará três formas de degustar a nova cachaça. O grupo participante vai receber um kit contendo, os itens do menu degustação do lançamento da marca.

Comunicação é Cidadania

Foto:  Allan Phablo

O processo de expansão digital, que já é realidade em boa parte dos municípios brasileiros, alcançará novo patamar em locais que ainda não possuem acesso à internet no Rio Grande do Norte. Parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e Ministério das Comunicações disponibilizará, por meio do Programa Valoriza Wi-fi Brasil, novos pontos de internet banda larga via satélite em cidades do Estado e beneficiará, principalmente, escolas e pequenos negócios instalados nas localidades contempladas.

A parceria foi anunciada na ultima quarta-feira pelos ministros das Comunicações Fábio Faria e da Cidadania, João Roma, em evento denominado “Comunicação é Cidadania”, do Governo Federal, no Hotel Thermas em Mossoró. O município do Oeste potiguar será uma das 17 cidades-polo. O prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, enalteceu a iniciativa, e lembrou dos benefícios que propiciará à educação, destacado por ele como um dos principais setores da gestão municipal.

Com mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados no Brasil, a iniciativa leva banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país. O objetivo é levar pontos de internet via satélite para mais 1.000 municípios do país, a partir da parceria com o Sebrae e o Banco do Brasil, que ficarão encarregados de levar conectividade a esses novos municípios de forma mais imediata, munindo de conexão à internet comunidades não atendidas com essa tecnologia. ASN

Panamá para o mercado brasileiro

O Panamá é  um grande centro de conexões, com um aeroporto conectando a 89 cidades. Contudo, vai muito além de um destino para um mero stopover. Sua diversidade turística, atrelada aos patrimônios natural e cultural, bem como ampla infraestrutura e facilidade de acesso, estando a um voo direto a partir de cinco cidades brasileiras, evidenciam o país como um must go no radar dos brasileiros nas suas próximas férias.

“A intenção é mostrar as atrações do Panamá para o mercado brasileiro, e assim estreitar os laços. Por isso estamos focando está reativação da indústria turística em nossa pluralidade. A capital panamenha, por exemplo, é a única que tem uma selva dentro de seus limites. E somos um destino seguro e de fácil acesso a partir do Brasil. Estamos à disposição dos brasileiros.”, afirma o diretor geral da PROMTUR Panamá, Fernando Fondevila.

O país é uma agradável surpresa turística onde os viajantes são sempre bem recebidos. Se trata de um destino, oferecendo um amplo leque de atrativos turísticos, incluindo belas paisagens, praias paradisíacas, ótimas opções de compras, uma gama de experiências para desfrutar e relaxar.

Atualmente todos os viajantes devem apresentar Covid-19 PCR negativo ou teste de antígeno por no máximo 48 horas após a chegada ao Panamá. Caso não seja possível apresentar a prova no prazo estabelecido, deverá ser realizada no aeroporto uma prova rápida, antes de sua passagem pela migração ao valor de US$ 50. Para mais informações, visite www.visitpanama.com ou siga o Panamá no Twitter, Facebook e Instagram

Campanha publicitária da Kitano

A jornada das ervas e especiarias do cultivo na horta ao processo de transformação e a chegada na mesa de casa ganhou uma visão sensorial e criativa através de três mini documentários que serão apresentados nas redes sociais da Kitano, marca da General Mills, que possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário. Os documentários podem ser acompanhados pelas redes sociais da marca no Facebook Kitano Brasil ou pelo Instagram @kitano.brasil ou ainda pelo site www.kitano.com.br/estagiario

Os filmes integram a campanha “Rodrigo, o estagiário”, da Kitano, que abordam o universo de possibilidades e descobrimentos que as ervas e especiarias proporcionam. Divididos em três fases: “Terra”, “Armazém” e “Criatividade”, cada episódio da série narra experiências divertidas e instrutivas sobre a magia dos aromas e sabores. Tendo o protagonista Rodrigo Hilbert como o estagiário, faz com que até mesmo um especialista na cozinha se torne um aprendiz quando o assunto é tempero.

“Essa é uma oportunidade do consumidor conhecer toda a naturalidade da Kitano. Trouxemos as etapas que levam os temperos do campo à mesa do consumidor. Por exemplo, os processos da páprica e da pimenta calabresa que passam pela colheita, limpeza, desidratação, moagem e esterilização, tudo feito unicamente para manter o sabor, cor e aroma, além da durabilidade”, destacou a diretora de marketing da General Mills Brasil, Priscila Pizano.

Exposição de artes e artesanatos

Como uma das atividades da agenda do Dia Mundial do Refugiado no Brasil, a Agência da ONU para Refugiados e organizações parceiras promovem uma exposição de artes e artesanatos criados por artesãs indígenas e artistas plásticos venezuelanos abrigados pela Operação Acolhida em Boa Vista, capital de Roraima. A mostra acontece entre os dias 17 e 19 de junho, no shopping Garden.

O evento é organizado pelo ACNUR, com o apoio das organizações parceiras Associação Voluntários para Serviço Internacional, Fraternidade Sem Fronteiras, Federação Humanitária Internacional e A Casa Museu do Objeto Brasileiro. Os produtos expostos estão à venda para o público visitante.

A iniciativa dá visibilidade ao trabalho artístico que continua sendo produzindo por estas pessoas, mesmo em um contexto de deslocamento forçado. Muitos delas atuavam no mercado de artes na venda de artesanato da Venezuela. Mas devido à situação do país, se viram forçados a deixar tudo para trás e buscar refúgio e segurança no Brasil, mantendo sua produção artística.

Como os povos indígenas Warao e E’ñepá abrigados pela Operação Acolhida – resposta do governo brasileiro para o fluxo de refugiados e migrantes da Venezuela, que tem no artesanato uma das principais práticas para a manutenção da cultura e identidade de seus povos, e também como fonte de renda para suas famílias.

Estuário do rio Potengi

O Ministério Público Federal cobrou da Prefeitura do Natal e do Governo do Rio Grande do Norte a retomada e a conclusão dos processos de regulamentação da zona de proteção ambiental do estuário do rio Potengi, na capital potiguar, bem como a definição sobre uma unidade de conservação a ser criada no local, assunto que vem sendo debatido há 15 anos, sem sair do papel.

O objetivo é assegurar a preservação ambiental da área de grande relevância para o ecossistema costeiro, bem como proteger a atividade econômica das comunidades ribeirinhas, além de oferecer uma oportunidade de turismo ecológico para a região. Os ofícios – encaminhados pelo procurador da República Camões Boaventura – concedem prazo de 20 dias para que a Prefeitura do Natal e o governo do estado informem sobre o andamento dos dois processos. A regulamentação da ZPA, criada pelo Plano Diretor de 1994, cabe ao município e a criação da UC ao governo estadual.

Outro documento foi encaminhado ao Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do RN questionando quanto à retomada da proposta de criação do “Grupo de Trabalho para atualização do programa de recuperação do estuário do Potengi e reanálise dos limites da possível unidade de conservação”, bem como se já há decisão do órgão estadual a respeito da melhor modalidade de unidade de conservação para a efetiva proteção da área. Blog FM

Embarque + Seguro 100% Digital

O Aeroporto de Congonhas lançou ontem um projeto-piloto que usa reconhecimento facial para facilitar o embarque. Com a implementação da tecnologia, a apresentação do cartão do embarque e dos documentos de identificação deve ser dispensada no futuro. Chamada de Embarque + Seguro 100% Digital, a proposta é a primeira a testar o serviço em uma ponte aérea no caso, com o Aeroporto Santos Dumont, no Rio  de Janeiro, de ponta a ponta.

O objetivo é não só acelerar o momento entre chegar ao aeroporto e sentar-se na aeronave, como também tornar o processo mais seguro.Por enquanto, só podem utilizar a nova plataforma os passageiros que viajam pela Azul Linhas Aéreas, em alguns voos para a capital fluminense. Os testes ocorrem em três etapas: check-in, entrada na sala de embarque e no portão 1, onde está o último leitor digital.

Aqueles que topam participar fornecem o CPF e uma foto. Tudo é feito por um aplicativo do Sepro, que bate as informações com bancos de dados do governo federal e faz o cadastro da pessoa. Com os dados, será possível analisar indicadores como redução no tempo em filas. Se o projeto-piloto der certo, cada viajante poderá realizar o cadastro antes de sair de casa pelos próprios aplicativos das companhias aéreas. Do portal Uol

Correção do Imposto de Renda

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada, proposta que corrige desde 2015, os valores da tabela mensal do Imposto de Renda bem como as deduções previstas em lei, e determina a atualização periódica conforme a inflação -IPCA acumulada no ano anterior. O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Eduardo Cury -SP, ao Projeto de Lei 6094/13, do ex-deputado Vicente Candido e outros três parlamentares. O relator incorporou partes de três apensados, recomendando ainda o arquivamento de outros oito.

“Devemos aproveitar a oportunidade para dar tratamento definitivo ao tema, garantindo correções automáticas da tabela do IR e das deduções, evitando a necessidade de voltar ao assunto todos os anos”, disse Eduardo Cury. O substitutivo atualiza a tabela e as deduções em 31,92% para 2021, aplicando o IPCA acumulado desde a última correção, em 2015. Isso deixaria isento de pagar IR quem ganha até R$ 2.512 mensais. Hoje, o limite de isenção é de R$ 1.903,98.

A partir de 1º de janeiro de 2022, anualmente haveria atualização pelo IPCA do ano anterior. Além da tabela mensal, será corrido o valor máximo para desconto simplificado na declaração anual. Nas deduções mensais e anuais, os ajustes serão feitos na parcela isenta de pensão, aposentadoria, reserva remunerada e reforma de maiores de 65 anos e nos limites dos gastos com instrução e por dependente.  O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Empreendedorismo e Empregabilidade

 Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo e o  Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social convocam a juventude afrodescendente, de 16 a 29 anos, para o I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra, que acontece entre os dias 13, 14 e 15 de julho.  O evento é totalmente gratuito, 100% digital e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e simultaneamente pelo Facebook da instituição e terá grandes referências da cena jovem do território nacional e internacional, especialistas, organizações do âmbito público e privado para ajudar a juventude negra do Brasil a construir um futuro mais próspero. O Congresso será dividido em 5 painéis:

• Primeiro Emprego;

• Empreendedorismo na Juventude;

• A importância da Formação educacional;

• Tecnologias e inovação;

• Oportunidades de Carreiras e Debate.

Além das categorias citadas, também haverá o quadro “Jovens Revelações”, com jovens de 15 estados brasileiros que fazem a diferença em seus territórios. Além da premiação para o “Jovem Empreendedor”, “Jovem Liderança” e para a “Empresa Top Contratação”, ambos do ano de 2021. Mais informações no site https://www.funafro.com.br

Nova remessa da vacina Pfizer

O Ministério da Saúde confirmou ontem que o Brasil receberá na próxima semana mais lotes das vacinas contra a Covid-19. Serão quatro remessas, todas da vacina da Pfizer/BioNTech, que somam 3,2 milhões de doses. Serão entregues 2,4 milhões entre terça e quinta-feira como parte do acordo com a farmacêutica norte-americana. Já outras 842,2 mil doses têm previsão de chegada no domingo, mas que integram o acordo com o consórcio Covax Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde e pela aliança GAVI

Até o final do ano, o contrato com a Covax prevê 42,5 milhões de doses. O consórcio global já enviou mais de 5 milhões de doses ao Ministério da Saúde para acelerar o ritmo da imunização contra o coronavírus. Os primeiros imunizantes que chegaram ao Brasil pelo consórcio foram fabricados pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A produção desses imunizantes foi feita na Coreia do Sul. Informação do Portal Uol

Liege Barbalho