Campanha do Outubro Rosa

Celebrado mundialmente desde os anos 90, o “Outubro Rosa” foi criado pela fundação americana Susan G. Komen for the Cure, e é uma campanha que incentiva o contato e conhecimento entre mulheres e o seu corpo para combater o câncer de mama. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer, essa é a doença que mais acomete mulheres no país e são estimados 66.280 novos casos em 2020. Além disso, o câncer de mama é a principal causa de mortes entre as mulheres brasileiras e, no mundo, essa doença fica em segundo lugar, apenas do câncer de pulmão.

Os sintomas mais comuns, são o aparecimento de nódulo “caroço” endurecido na mama e/ou na axila, geralmente indolor no início da doença em 60% dos casos, alterações da pele que recobre a mama (aspecto de “casca de laranja”, retrações, alteração da cor da pele), mamas assimétricas, secreções pelo mamilo, em mulheres que não estejam amamentando. Como os homens também têm mama, é interessante ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, contudo são relatados em menos de 1% dos casos da doença.

O risco do câncer de mama está relacionado ao aumento da idade, fatores hormonais, como por exemplo, o início da menstruação antes dos 12 anos e menopausa após os 55 anos de idade e a reposição hormonal na menopausa. O risco é mais elevado, também em indivíduos obesos ou sobrepeso, fumantes, aqueles com hábito de consumir bebidas alcoólicas e o sedentarismo. Para prevenir a doença, o autoexame das mamas e o acompanhamento médico é o melhor caminho para realizar o diagnóstico precoce.

Natal Cidade Inteligente


Coletar dados sobre as atividades locais e otimizar o aproveitamento de recursos no ambiente usando tecnologia para melhorar a qualidade de vida local. Esse conceito de cidades inteligentes-smart cities embasa o documento Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante, que será apresentado no dia 29 de outubro, às 14h30, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, aos candidatos à Prefeitura de Natal. O material é assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Federação das Indústrias do Estado, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

As smart cities usam grandes bancos de dados para planejar o espaço urbano e permitir um melhor gerenciamento dos recursos disponíveis pelos gestores. O documento, elaborado em parceria, aponta 11 áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da cidade, estimulando a inteligência municipal por meio do investimento, uso e absorção cultural de tecnologias. Desde a saúde pública passando pela economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança até tecnologia e urbanismo. Asecom UFRN.

Aumento de novas publicações

 

Desde o início da pandemia o Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, registrou um aumento exponencial de novas publicações. Se até março de 2020 eram em média 30 títulos lançados por mês, esse número subiu para 1.200 desde então. Dentre estas obras, o tema culinário foi o mais escrito, com aumento de 158%, conforme o período de análise entre os meses de abril a setembro de 2020 com o mesmo de 2019. Em seguida, estão os assuntos de música e economia, que aumentaram 150% e 129% respectivamente.

“Tempos difíceis é, quase por definição, um momento de concentração absoluta de ansiedade. Durante a pandemia não foi diferente e ansiedade extrema gera criatividade. Não é por outro motivo que notamos uma profusão literária tão inédita. Nunca se escreveu tanto. Não à toa a comunidade de autores que formam o Clube cresceu 30% neste ano”, explica, Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

Micro e Pequenas Empresas do RN

 Presidente da Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae – Marcelo Queiroz

Foi aprovado esta semana por unanimidade na Assembleia Legislativa, o Projeto de autoria do Poder Executivo e relatado na Casa pelo deputado Hermano Morais, que cria a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte . A legislação estende para todo o estado a criação de um ambiente mais favorável aos negócios e beneficia, diretamente, mais de 220 mil empreendimentos que respondem por algo em torno de 70% dos empregos gerados.

O presidente da Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marcelo Queiroz, acompanhou a sessão híbrida, juntamente com outros representantes de entidades ligadas aos setores do Comércio e Serviços. O projeto da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no RN foi enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa em setembro, e deverá regulamentar, no estado, o estatuto criado nacionalmente em 2006.  Na ocasião também foram aprovadas mais duas Leis, igualmente oriundas do Executivo, que facilitam o pagamento de dívidas de empresas com obrigações fiscais e tributárias do Estado.

Outubro Rosa – Moda que Transforma

A Riachuelo desenvolveu uma coleção especial com o objetivo de chamar a atenção para o “Outubro Rosa”. Este ano a varejista irá apoiar pela segunda vez o Grupo Reviver e amplia o apoio à instituição GAMA, ambas cuidam de mulheres em tratamento de câncer de mama.

O Grupo Reviver foi fundado por mulheres natalenses em tratamento ou curadas da doença e a arrecadação será destinada a projetos do grupo como a realização de exames, educação preventiva e trabalho de apoio e acolhimento. O GAMA é uma associação de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que atua na prevenção ao câncer, no auxílio ao setor de saúde e apoio aos pacientes e familiares que estão enfrentando a luta contra o câncer e outras doenças.

A coleção conta com oito t-shirts exclusivas, com estampas e frases que incentivam o amor próprio, valorizam a rede de apoio e ressaltam a força de vencedores que já enfrentaram ou ainda enfrentam a doença. A linha especial faz parte do movimento “Moda que Transforma”, criado pela Riachuelo, com projetos voltados para sustentabilidade e está disponível no e-commerce da marca, via site ou aplicativo, e nas lojas físicas da marca.

Hand Medal Project

Profissionais de saúde que estão atuando no combate à Covid-19 serão homenageados por joalheiros. No dia 8 de novembro, a  Hand Medal Project vai distribuir 70.000 medalhas aos profissionais, em 66 países. A iniciativa global contou com a participação de 3.000 joalheiros voluntários, que confeccionaram as peças gratuitamente para o projeto. A atividade colaborativa foi idealizada pelas artistas Iris Eichenberg e Jimena Ríos – ttps://handmedalproject.com

As medalhas foram fabricadas em metal, que pode ser prata, cobre, bronze ou latão. Elas possuem o formato de uma pequena mão, com cerca de oito centímetros. O simbolismo desse formato é demonstrar gratidão e devoção aos profissionais de saúde que, incansavelmente, estão se dedicando ao trabalho de luta contra a pandemia.

A ação mobilizou joalheiros e conduziu a confecção das medalhas entre os meses de abril e outubro. Todas as peças estão sendo entregues para os chamados “hand keepers”, um grupo formado por 145 voluntários responsáveis por monitorar a produção e conferir a qualidade das medalhas produzidas. Em novembro, os hand keepers entregarão as medalhas aos “hand givers”, profissionais de saúde contatados pelo projeto que serão responsáveis por entregar as medalhas aos profissionais homenageados nos hospitais.

Direção de Filmes e Propaganda

Diretor e professor Roney Giah

Com o objetivo de capacitar profissionais para atuar como diretores de filmes para os mercados cinematográfico e publicitário, a Escola Superior de Propaganda e Marketing anuncia uma segunda turma do curso on-line Direção de Filmes e Propaganda, que será coordenado e ministrado pelo diretor e professor Roney Giah. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 9 de novembro pelo link: https://www.espm.br/educacao_continuada/direcao-de-filmes-e-propaganda

Parte do programa de Educação Continuada da ESPM, o curso conta com um conteúdo voltado a capacitar o aluno a compreender e dominar noções básicas de direção como a escolha e formação de equipe; liderança no setde filmagem; estruturação de um filme a partir da planilha de custos; criação de tratamento; concepção de storyboard; e como construir e apresentar um pitch para clientes ou para um canal.

Medidas de contenção é crucial

Os países latino-americanos não devem relaxar as medidas destinadas a conter a propagação do coronavírus até que as vacinas estejam disponíveis, disse ontem o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde, Marcos Espinal.

Falando em uma videoconferência com outras autoridades do braço para as Américas da Organização Mundial da Saúde, Marcos Espinal, ressaltou que a América Latina não saiu da primeira onda da pandemia, e que manter as medidas de contenção é crucial para evitar mortes desnecessárias. Na mesma conferência, a diretora-geral da Opas, Carissa Etienne, também incentivou os países latino-americanos a participarem do projeto global de acesso a vacinas conhecido como Covax. Informação portal Terra.

46 milhões de doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde anunciou ontem que o governo federal vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. A vacina, segundo o ministro Eduardo Pazuello, será incluída no Plano Nacional de Imunizações. “Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, disse o general que comanda a Saúde. O anúncio foi feito em reunião com 24 governadores durante um fórum virtual.

Os 46 milhões de doses devem ser entregues até dezembro de 2020, segundo o cronograma do Ministério da Saúde. Destas, 6 milhões serão produzidas na China e entregues em frascos unidose; os 40 milhões restantes, em frascos multidoses, ficarão a cargo do Instituto Butantan. O cronograma indica ainda que mais 15 milhões de frascos multidoses serão distribuídos até fevereiro de 2021. Já em junho de 2021, a previsão é que se entregue outros 40 milhões de frascos multidoses, todos produzidos pelo Butantan. Informação do portal Uol.

Lançamento no Brasil

O novo DAF XF, lançado recentemente no Brasil, já pode sair de fábrica na cor Aurora Orange, elaborada exclusivamente para o modelo brasileiro. A coloração marcante veio para combinar com o design único do caminhão, que conta ainda com robustez, conforto, segurança e alta tecnologia, aliados a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior. O caminhão com a nova cor já pode ser adquirido, sob pedido, em toda a Rede de Concessionárias DAF.

Produzido na fábrica de Ponta Grossa -PR, o caminhão é o principal lançamento da companhia nos últimos anos. O modelo é um projeto inspirado no Europeu, mas exclusivo para o mercado brasileiro, já que ganhou reforços para suportar as severas operações do país. O caminhão está disponível nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. Mais informações no site https://www.dafcaminhoes.com.br/pt-br

Vagas em cargos de logística

A Black Friday 2020 promete ser a maior dos últimos anos. De acordo com um estudo da AppsFlyer, os downloads de aplicativos de compras cresceram 100% no Brasil, durante a pandemia de covid-19. No mesmo período do ano anterior, as compras por aplicativo de varejo ficaram por volta de 84% segundo a pesquisa. Na Luandre, esse aquecimento é sentido nas vagas de logística. Segundo levantamento feito pela empresa, o setor, que já é um dos mais movimentados nesta época do ano, teve um crescimento na oferta de vagas de 554,2% em relação ao mesmo período de 2019.

“O alto número se deve também ao fato de os brasileiros estarem praticando a compra online em aplicativos ou sites na sua rotina, mesmo os que não eram acostumados a esse modelo de consumo”, afirma Gabriela Mative, Superintendente de Recrutamento e Seleção da Luandre. Por conta disso, diversas marcas precisaram se digitalizar para não perderem os clientes e continuarem a gerar receita.

E para atender a corrida pelas compras, as empresas precisam estar bem preparadas estruturalmente para cumprir prazos. Por isso, neste mês, a Luandre oferece mais de 3000 vagas em cargos de logística em todo país. Os candidatos interessados podem acessar o site da consultoria, buscar as vagas pelo estado onde residem e fazer o cadastro gratuitamente no candidato.luandre.com.br ou por meio do app da Luandre disponível nas plataformas Android ou IOS.

Autoconhecimento com Julia Almeida-Bailey

Associação Brasileira de Epilepsia, intuição sem fins lucrativos que se estabeleceu como organização para divulgar conhecimentos acerca dos tipos de epilepsia, disposta a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença.  A embaixadora da Associação Brasileira de Epilepsia traz o tema Autoconhecimento: afirmação das potencialidades das pessoas com Epilepsia, no quarto episódio do Papo com Julia Almeida-Bailey, com realização no dia 30 de outubro, às 19h, no facebook.com/AssociacaoBrasileiradeEpilepsia

Mesmo que pareça simples, o autoconhecimento envolve um processo profundo de descoberta, onde o indivíduo que consegue perceber os seus próprios conflitos é capaz de olhar para si e enxergar as questões da vida de forma mais leve. “Saber lidar com as emoções é um fator determinante para quem convive com a epilepsia, por isso é preciso discutir esse assunto. A Julia Almeida-Bailey é a nossa ponte, é quem nos auxilia a juntar todas as pessoas que têm a doença e sofrem com o preconceito, dá voz a elas, conta sua história de vida, personificando a doença e desmitificando as ideias errôneas acerca do assunto”, afirma Maria Alice Susemihl, Presidente da ABE.

Estamparias florais em alta

Estamparia mais clássica da estação, floral nunca sai de moda. Seja ela em formato máxi ou micro, estampas de flores dão o tom que a temporada pede. A padronagem permite combinações infinitas, desde com outras estampas mais sóbrias a peças lisas, de cores neutras, como branco e preto, ou até quentes, como roxo e verde. Aposte em floral para looks alegres e românticos. A temporada de calor já começa com a primavera e nada melhor do que peças soltinhas, com uma fluidez de dar inveja. A tendência é usar vestidos, blusas e saias com tecidos mais leves, que entregam movimento e um ar fresh.  Informação do portal Uol.

Busca pelo calçado cresceu

Crocs dribla falência e título de “pior invenção” para voltar à nova moda. Este é o título da matéria publica pela coluna Nossa Moda do portal Uol. “Você nos ama ou nos odeia — e tudo bem, porque isso significa que você está prestando atenção em nós”. Essa é a frase que Michelle Poole, a presidente da Crocs, usa para definir a sua marca. O que não deixa de ser uma verdade: existe o time dos que o odeiam e o colocam numa caixinha de cafona e os que aderem, mesmo que secretamente ao seu uso, priorizando o conforto dos pés.

O conforto é o ponto principal que traz os sapatos de borracha, lançados em 2002 em todo o mundo, para a moda mais uma vez.  De acordo com a The Lyst Index, as buscas pelos calçados desses modelos crescem 32% a cada mês em 2020. A empresa, especializada na pesquisa do mercado da moda, vai ainda além e nomeia o Crocs como o “sapato it” do momento.

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que objetiva promover a conscientização para a prevenção da doença que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros e que pode ser evitada com a adoção de hábitos saudáveis. Mais comum entre as mulheres acima dos 65 anos e nos homens após os 70 anos, a patologia costuma surgir sem sintomas.

“Geralmente a pessoa sofre uma fratura e neste momento descobre a doença, chamamos a osteoporose de doença silenciosa. Já as causas são muitas, como tabagismo, abuso de álcool, alterações de tireoide, carências alimentares, doenças autoimunes, entre outras”, destaca o ortopedista Alaor Jason Brenner Neto, do Plunes Centro Médico, em Curitiba -PR.

Na idade em que a osteoporose comumente se manifesta as fraturas são um grande problema. Estima-se que nos próximos anos o número de fraturas de quadril chegue a marca de 140 mil ao ano, uma tendência causada pelo envelhecimento da população. Além da densitometria óssea, a prática de atividades físicas com carga – como musculação, dança e corrida -, somada uma dieta rica em cálcio e vitamina D, pode contribuir para a prevenção. “O acompanhamento com um ortopedista é fundamental para evitar que uma fratura que poderia ser evitada aconteça”, acrescenta o especialista.

Monitoramento e conservação

O Onçafari, criado para estudo e conservação da vida selvagem, e o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, firmaram parceria para monitoramento e conservação de grandes felinos no bioma atlântico. O projeto, que será desenvolvido nos 31 mil hectares de floresta do Legado das Águas, localizada no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, visa realizar o levantamento populacional de onças-pardas e pintadas para ações de proteção desses felinos, sendo a última espécie criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica.

A primeira fase da parceria trata da instalação de 20 câmeras de monitoramento, fornecidas pela Log Nature e colocadas pelo Onçafari em diversas áreas do Legado das Águas. A iniciativa faz parte do Onçafari Science, braço de ciência do projeto, que tem como objetivos observar o comportamento dos animais, avaliar constantemente seu estado de saúde, e desenvolver pesquisas em ecologia e fisiologia, aumentando o conhecimento científico sobre as espécies para potencializar sua proteção.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!