Fashion Film Festival

Cena de “Looking for a New Place to Begin”, por Johnny Massaro, da Another Place

A Another Place apareceu ao lado de grifes renomadas, como Gucci, Comme des Garçons e Balenciaga, na 7ª edição do Fashion Film Festival durante a ” Semana de Moda de Milão”. A marca foi a única brasileira a ser selecionada. O propósito do evento, em sua edição de estreia na semana de moda masculina, foi ampliar e proporcionar reconhecimento às produções de moda audiovisuais assinadas por novos talentos globais e nomes já consagrados na indústria.

Sob comando do diretor Henrique Sauer, o curta-metragem é resultado de uma parceria de três anos entre a Another Place e a cantora Barbara Ohana. A produção “Looking for a New Place to Begin” traz o ator Johnny Massaro e foi escrita por Rafael Nascimento. Rafael, que é fundador e diretor criativo da Another Place, comemorou o feito e o credita à moda independente brasileira e seus designers, “que mesmo com tão pouco incentivo interno, pensam e transformam a indústria de uma nova maneira tão necessária hoje”.

 

Justificativa do eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu as consequências previstas no art. 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa eleitoral ou não pagaram a respectiva multa. A Resolução TSE no 23.637, assinada ontem pelo presidente do Tribunal, o Ministro Luís Roberto Barroso, deverá ser referendada pelo Plenário da Corte após o recesso forense.

Entre os efeitos que ficam suspensos pela Resolução estão o impedimento de o eleitor obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e receber remuneração de função ou emprego público. A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução-TSE nº 23.615/2020 para prevenir o contágio pelo Novo Coronavírus.

Para estabelecer tal medida, o Tribunal considerou que o agravamento da pandemia da Covid-19 no país dificulta a justificativa eleitoral ou o pagamento da multa por parte dos eleitores que não compareceram às urnas, sobretudo daqueles em situação de maior vulnerabilidade e com acesso limitado à internet. Após o fim do prazo de suspensão estabelecido na Resolução, caso o Congresso Nacional não aprove a anistia das multas, o eleitor deverá pagar a respectiva multa ou requerer sua isenção ao juiz eleitoral. Blog FM

Redução no consumo de tabaco no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 13 anos, houve uma redução de quase 40% no consumo de tabaco no Brasil. Atualmente, menos de 10% da população brasileira afirma ter o hábito de fumar. Segundo a mestre em Saúde Coletiva, Roumayne Medeiros, professora de Enfermagem da Estácio, os dados refletem não só uma mudança no estilo de vida das pessoas, com a busca por uma melhor qualidade de vida, mas também é uma conquista do setor de saúde no combate ao tabagismo.

“Há vários anos, inúmeras ações têm sido desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco, desde medidas preventivas e de conscientização até o próprio tratamento que é oferecido gratuitamente pelo SUS para quem deseja abolir o hábito de fumar de sua vida. Tudo isso, de fato, contribuiu para a queda no número de fumantes, o que deve ser comemorado”, afirma.

O acesso mais fácil às informações sobre os riscos e doenças que o tabaco pode causar também tem contribuído para a mudança do comportamento das pessoas de todas as idades. “As consequências do tabagismo vão muito além do câncer de pulmão. Diversos outros tipos de câncer também podem ser desenvolvidos por causa do hábito de fumar, como o de esôfago, laringe, estômago, pâncreas, leucemia, etc. Além disso, são comuns em fumantes as doenças do aparelho respiratório, como bronquite, enfisema pulmonar, asma, entre outras”, destaca Roumayne.

Problemas cardiovasculares também figuram entre as consequências mais sérias. Fumantes possuem até três vezes mais chances de sofrerem infartos do miocárdio. “A hipertensão pode ser outra consequência do tabagismo, assim como a úlcera do aparelho digestivo, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher pode estar relacionadas ao uso contínuo do tabaco”, completa a docente.

Vacinas chegam hoje ao Brasil

O Ministério da Saúde confirmou ontem que os 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca devem chegar ao Brasil hoje no fim da tarde. “A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos – SP e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro”, explicou o Ministério da Saúde em nota. Os 2 milhões de doses da vacina de Oxford virão do Instituto Serum, maior fabricante mundial de imunizantes. Ontem,  a instituição foi atingida por um incêndio que matou cinco pessoas segundo o prefeito da cidade de Pune. O estoque de vacinas contra o novo coronavírus não sofreu danos. Informação Portal Uol

Itália estuda acionar Pfizer na Justiça

A Itália estuda acionar Pfizer na Justiça por atraso nas entregas da vacina O acordo com a Pfizer previa o fornecimento de 562.770 doses à Itália nesta semana, mas a multinacional decidiu reduzir unilateralmente o abastecimento em toda a União Europeia. O governo da Itália ativou a Advocacia-Geral do Estado por conta do atraso nas entregas da vacina contra o novo coronavírus pela multinacional americana Pfizer. O objetivo é verificar um possível descumprimento do contrato e avaliar possíveis ações contra a empresa para proteger os interesses do país e dos cidadãos.

O acordo com a Pfizer previa o fornecimento de 562.770 doses à Itália nesta semana, mas a multinacional decidiu reduzir unilateralmente o abastecimento em toda a União Europeia para readequar sua fábrica na Bélgica para um aumento na capacidade de produção. Com isso, a Itália recebeu 29% a menos nesta semana e também deve ter uma redução na semana que vem. “O comportamento da Pfizer é gravíssimo. A Advocacia do Estado foi acionada para uma ação legal sobre a diminuição das entregas”, diz uma nota do Movimento 5 Estrelas -M5S, maior partido da base governista. O atraso provocou uma drástica redução no ritmo de vacinação na Itália, que havia aplicado a primeira dose do imunizante. Informação portal Uol.

Flores comestíveis

A apresentação de um prato faz toda a diferença, mesmo que seja aquela combinação simples do dia a dia, já que antes do sabor, são os olhos que têm que ser conquistados. Num mundo que se volta cada vez mais para o natural, as flores comestíveis, como o amor-perfeito ou a capuchinha, têm atraído a atenção de chefes criativos e dão um toque gourmet até aos pratos feitos por cozinheiros de final de semana.

Em tempos de Covid-19, a jardinagem e o cultivo de hortas caseiras vêm ganhando cada vez mais espaço na casa dos brasileiros como uma forma de se reconectar com a natureza, produzir seus próprios alimentos e inserir uma alimentação variada, livre de defensivos e transgênicos na rotina diária. É o que defende a campanha “Pratique Plantoterapia”, criada pela linha de sementes Topseed Garden, da Agristar do Brasil, voltada para hobby e lazer.

O coordenador de Qualidade de Sementes da Agristar do Brasil e engenheiro agrônomo, Carlos Formoso, explica que no caso das flores comestíveis, o importante é saber quais flores conciliam beleza e sabor e, principalmente, de onde elas vêm. “Certamente não servem as compradas em floricultura, devido ao forte uso de defensivos químicos. Tampouco as ‘encontradas por aí’. Para estar totalmente seguro, o melhor é comer flores que você mesmo cultivou a partir de sementes ou de empresas especializadas no ramo. Só com elas você tem certeza da ausência de contaminantes, e ainda sente o enorme prazer de praticar jardinagem”.

Modernização na rede elétrica

A Cosern intensificou o trabalho de ampliação e modernização da rede elétrica na Zona Norte de Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz – com destaque para as praias de Barra do Rio, Genipabu e Pitangui – com o intuito de reforçar a segurança com a população e a confiabilidade do sistema elétrico numa das áreas mais importantes do ponto de vista econômico e que mais cresce no estado. A região administrativa Norte de Natal, somada aos três municípios da Região Metropolitana atendidos pela Unidade Territorial de Distribuição- Lago Azul da Cosern, tem cerca de 515.000 habitantes no total e forte impacto no setor de comércio, serviços, indústria e turismo do Rio Grande do Norte.

Ao todo, foram substituídos 17 quilômetros de cabos antigos de baixa tensão por uma nova rede do tipo multiplexada e 13 quilômetros de cabos de média tensão por redes do tipo “spacer”, mais compacta e que oferece maior grau de segurança à população. Entre os benefícios para a população está o reforço no fornecimento de energia elétrica para hospitais, postos de saúde, UPAs e maternidades instaladas na Zona Norte de Natal.  A Cosern também instalou 21 novos religadores na região – equipamentos que recebem uma tecnologia batizada de “Self Healing” – auto religação, que identifica, em segundos, possíveis defeitos na rede elétrica em ambos os sentidos, reconfigura a rede automaticamente através de chaveamento de outros equipamentos e diminui o tempo de reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica para os clientes.

Bate-papo sobre as vacinas

A médica Maira Caleffi – presidente voluntária da FEMAMA

Apesar de não terem sido incluídos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação como um dos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19, pacientes com câncer têm diversas dúvidas sobre a relação entre seus tratamentos contra a doença e as vacinas que estão sendo aprovadas para lutar contra a pandemia causada pelo novo coronavírus. Afinal, o tratamento oncológico afeta, muitas vezes, o sistema imunológico.

Essas dúvidas, muitas vezes, são feitas diretamente para organizações de apoio a pacientes. Com o propósito de contribuir com o esclarecimento da população, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, que reúne 70 dessas ONGs, compilou e respondeu às principais perguntas que suas associadas têm recebido de pacientes sobre a vacinação.  No dia 4 de fevereiro, “Dia Mundial do Câncer”, a entidade vai reunir alguns desses especialistas em um bate-papo sobre as vacinas em pacientes oncológicos em uma live em seu canal do YouTube, como parte da campanha “Eu sou e eu vou”.

Restrições a reuniões sociais

Os estrangeiros que violarem as restrições a reuniões sociais, impostas na Colômbia para prevenir a propagação do novo coronavírus serão expulsos do país, advertiu a autoridade migratória esta semana. “Os estrangeiros que forem surpreendidos em festas clandestinas, violando as medidas de isolamento, serão expulsos do território nacional imediatamente”, informou a Migração Colômbia em um comunicado de imprensa.

A medida foi adotada “após a detecção de 65 estrangeiros em uma festa clandestina” em Bogotá na madrugada de domingo, explicou a entidade. Segundo a polícia, “a maioria” dos participantes no evento era “de nacionalidade venezuelana”. “A Migração Colômbia não vai permitir que nenhum estrangeiro afete a segurança sanitária” do país, enfatizou Henry Corredor, diretor da regional andina da instituição.  Com quase dois milhões de contágios, a Colômbia é o segundo país latino-americano com maior número de casos de covid-19 depois do Brasil. Portal Uol

Cuidados com a saúde

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, com a causa ainda desconhecida, que ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo. A enfermidade acomete, geralmente, mulheres entre os 20 e 30 anos. Os sintomas são os mais variados, como febre, emagrecimento, lesões cutâneas, dor nas articulações, queda de cabelo, úlceras na boca, perda de apetite e fraqueza.

Além do tratamento, o Lúpus precisa de alguns cuidados extras, principalmente quando pensamos em verão, praia e piscina. O sol pode ser altamente agressivo para esses pacientes e a médica Luiza Fuoco Rocha, especialista da Cobra Reumatologia e parte da comissão de Artrite psoriásica na Sociedade Brasileira de Reumatologia, explica por que a exposição aos raios UV podem desencadear problemas dermatológicos.

“Em indivíduos geneticamente predispostos, a exposição aos raios ultravioleta pode servir como gatilho para autoimunidade, uma vez que provoca morte das células da pele, e exposição de autoantígenos – substâncias do próprio organismo não reconhecidas pelo sistema imune. Estes por sua vez, levam a uma resposta inflamatória exacerbada, mediada principalmente por interferon tipo 1, seguido de ativação de resposta celular e produção de autoanticorpos, amplificando e perpetuando o processo inflamatório. A lesão tipicamente inicia-se de forma tardia, após alguns dias ou até 3 semanas após a exposição solar, mas pode persistir por meses e deixar cicatriz.” Ressalta a especialista.

Óculos inteligente

Os óculos inteligentes já são realidade. Com foco na segurança, o Dyno Glass combina recursos como Reconhecimento Facial, Leitura de Placas de Veículos e Aferição Térmica, para atuar em diferentes cenários. Com a flexibilização de atividades presenciais em diversas regiões do país em meio à pandemia, a tecnologia se destaca por identificar casos de febre.

Com os óculos, é possível aferir a temperatura a uma distância de 2 metros – reduzindo o risco de transmissão através de contato físico próximo. O Dyno Glass identifica até 10 pessoas por segundo e realiza a medição através do Reconhecimento Facial com Sensor de Infravermelho. As informações são projetadas na lente em tempo real e as imagens podem ser compartilhadas.

Diferente das câmeras de videomonitoramento, o Dyno Glass permite a mobilidade do usuário e é ideal para reforçar a segurança em aeroportos, parques, empresas, indústrias e até mesmo em escolas para assegurar que casos febris sejam identificados rapidamente. Mais informações no site https://dynosecurity.com

Sem Carnaval

Em decisão conjunta a Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental divulgou nota, através do presidente Fernando Bezerra, informando que os municípios não organizarão ou farão qualquer investimento para a realização do Carnaval em 2021. As prefeituras reconhecem a importância cultural da festa dentro do calendário de eventos, fortalecendo a economia, mas são conscientes do decreto apresentado pelo Governo do Estado que indica regras quanto aos eventos e aglomerações na pandemia da Covid-19.

Os Municípios, representados pelas Prefeituras adiante relacionadas, em consonância com a orientação das autoridades sanitárias em relação a pandemia do Covid-19, acompanhando a recomendação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte quanto a eventos e consequentes aglomerações, mesmo reconhecendo a importância das festas populares para a economia e para a cultura, lamentam informam que não organizarão ou farão qualquer investimento para a realização do Carnaval no presente exercício de 2021.

Informam, também, no que se refere a licenças municipais, que não autorizarão a realização de festas e eventos similares durante o período do calendário dedicado aos festejos de Carnaval.  Pedem a população em geral que redobre a atenção em relação aos protocolos de higiene, distanciamento e uso frequente de máscaras, considerando a gravidade da pandemia do Covid-19.  Grande Ponto.

Presidência da Câmara dos Deputados

 Deputado Arthur Lira – Foto : Luis Macedo

Três dias após a publicação do placar do Estadão sobre a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira do PP-AL passou de 145 para 186 votos declarados na enquete. Candidato defendido pelo governo Jair Bolsonaro, o parlamentar “ganhou” 41 apoios públicos desde sexta-feira, 15, em função de uma mobilização da coordenação da campanha para transformar a opção “não respondeu” em voto no líder do Centrão e evitar casos de infidelidade partidária.

Além de reforçar o voto por meio de declarações à reportagem ou mesmo postagens nas redes sociais, houve parlamentares que também fizeram questão de publicar foto ao lado do candidato para provar a aproximação e apoio. Para se eleger presidente da Casa são necessários 257 votos em primeiro ou segundo turnos. Portal Terra

Campanha de vacinação

O primeiro lote da CoronaVac, entregue à Prefeitura do Rio de Janeiro, será aplicado em um período de quatro dias, segundo projeta o plano de vacinação elaborado pelo município. Profissionais de saúde e os idosos e pessoas com deficiência moradoras de instituições de longa permanência serão vacinados com esse primeiro lote. Ao todo, 110.470 pessoas devem ser vacinadas na capital entre 19 e 23 de janeiro, segundo o plano. Profissionais de saúde que atuam em Centros de Terapia Intensiva e enfermarias para covid-19, além de emergências de hospitais serão vacinados nas unidades que trabalham.

Já os profissionais envolvidos na campanha de vacinação serão imunizados nas unidades básicas de saúde em que atuarão. Ao todo, a capital tem direito a mais de 231 mil doses nesse primeiro lote enviado ao estado, mas metade desse montante ficará sob a guarda da Secretaria Estadual de Saúde a imunização por pessoa se dá em duas doses. A campanha será iniciada hoje com a aplicação de vacinas em dez instituições de longa permanência para idosos em todas as regiões da cidade. Portal Uol

Tesouro encontrado no Pará

Dezenas de moedas centenárias foram encontradas ontem em um quintal de Colares, a 62 quilômetros de Belém. As relíquias são consideradas um “tesouro” pela prefeitura, que isolou o terreno para conter os moradores em busca das raridades após a informação se espalhar pela cidade.  De acordo com a Secretaria de Cultura de Colares, moradores acionaram a prefeitura após tomarem conhecimento de que um homem com uso de detector de metal se passou por professor de história para entrar no terreno de uma moradora. Ele estaria acompanhado de outras pessoas e teria levado do local dezenas de moedas antigas.

Imagens recebidas pela prefeitura e compartilhadas nas redes sociais mostram um carrinho de mão repleto de moedas. Em outra imagem, mais aproximada, aparece a data de 1819 grafada em uma das relíquias. A data ainda abrange o período colonial no Brasil, vigente até 1822. A prefeitura registrou um boletim de ocorrências na Polícia Civil e acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para fazer um estudo sobre a área onde o tesouro foi achado. Os “caçadores do tesouro” ainda não foram identificados pela prefeitura. A suspeita é de que sejam de outra cidade. A dona do terreno é idosa e mora sozinha. Ela não é considerada cúmplice. Portal Uol

Farmacêuticos e farmácias

De acordo com o Plano de resposta para as farmácias privadas e públicas da Atenção Primária, atualizado em março de 2020 e disponibilizado pelo Conselho Federal de Farmácia, os farmacêuticos e farmácias têm papel definido no cenário atual de pandemia pelo novo coronavírus. Segundo o documento, as farmácias, pela sua capilaridade e distribuição geográfica, e o farmacêutico, pela sua competência e disponibilidade, representam frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde.

Assim, pacientes potencialmente infectados poderão procurar atendimento em farmácias públicas e privadas, e frente à pandemia, a atuação desta força de trabalho deve ter suas ações organizadas de forma a colaborar com o restante do sistema de saúde, reduzindo a sobrecarga das unidades de urgência e emergência, bem como o risco de contaminação daqueles que as procuram.

Diante deste cenário, o farmacêutico possui um papel fundamental, uma vez que é nas farmácias que os pacientes, muitas vezes, procuram atendimento e orientação. O coordenador do curso de Farmácia da Estácio, Alexandre de Mendonça Passini, explica que o farmacêutico é o responsável técnico do estabelecimento, cabendo a ele zelar tecnicamente e eticamente pelo local, e é o profissional que deve orientar os demais funcionários em como proceder a fim de fazer valer esses preceitos, ressaltando que sempre que um paciente tiver dúvidas técnicas quanto à utilização de medicamentos prescritos, deve solicitar a presença deste profissional.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!