O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, realizará na próxima sexta-feira às 19h, no Sesc Cidade Alta, a solenidade de posse da Diretoria Colegiada, Conselho Fiscal e Comissão de Ética para o triênio 2025-2028.
O evento marca não apenas a renovação das lideranças sindicais, mas também um momento de reorganização da categoria diante dos desafios contemporâneos do mercado de trabalho, como a precarização da jornada, a pressão das novas tecnologias – em especial a inteligência artificial – e a necessidade de fortalecer direitos historicamente conquistados.
Para o presidente Alexandre Othon, que assume a liderança da nova diretoria colegiada, este é um momento decisivo. “Estamos diante de um cenário desafiador, em que a inteligência artificial e a precarização das relações de trabalho colocam à prova a resistência e a união da categoria. Mas também é uma oportunidade de nos reorganizarmos, reafirmando o valor do jornalismo para a democracia e para a sociedade”, avalia.

Com o objetivo de apoiar as organizações sem fins lucrativos na busca pela sustentabilidade financeira e profissionalização da gestão, o Giro Filantropia, promovido pela Rede Filantropia, chega a Natal. No dia 23 de setembro, profissionais do Terceiro Setor poderão assistir palestras e ter momentos de networking e aprendizado, além de participar de sorteios e dinâmicas. O seminário itinerante será realizado na Casa Durval Paiva, e tem inscrições gratuitas: https://www.filantropia.ong/curso/natal
Realizado desde 2015, o evento já percorreu cerca de 50 cidades pelo país e soma mais de 100 edições, marcadas pela troca de experiências e muito conhecimento. “O Giro é um evento essencial, pois além de levar conhecimentos para regiões diferentes do Brasil, torna-se um local de networking e fortalecimento para as organizações trocarem experiências”, afirma Thaís Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia, responsável pelo evento.
Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma plataforma que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão

O Colégio Teresa promove no sábado, 27 de setembro, às 9h, mais uma edição do Teresa Experience, desta vez em um formato especial que une aprendizado, criatividade e sabor. Pela primeira vez, o evento contará com o Cupcake Day, uma manhã em que os alunos poderão convidar amigos para participar de uma aula bilíngue de decoração de cupcakes, enquanto os pais conhecem a escola e sua proposta pedagógica.
A iniciativa é gratuita e busca aproximar famílias e comunidade escolar, apresentando de forma vivencial o projeto educacional do Teresa, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio. Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de conversar com a equipe pedagógica, conhecer a metodologia aplicada e tirar dúvidas sobre o processo de ensino, que tem como foco a formação integral e a preparação dos estudantes para o futuro.
Segundo a diretora pedagógica Maria Ferreira, o novo formato reforça a essência do Teresa Experience ao proporcionar uma vivência prática. “O Cupcake Day é uma forma lúdica de mostrar como unimos criatividade, convivência e aprendizado. Enquanto as crianças exploram uma atividade divertida e educativa, os pais podem perceber de perto como conduzimos a formação acadêmica e humana dos nossos alunos”, explica.
O evento será realizado na sede do Colégio Teresa, localizada na Rua Nísia Floresta, 149, em Nova Parnamirim. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Mais informações pelo Instagram @colegioteresarn.

Três dos quatro setores do Teatro Riachuelo já estão com ingressos esgotados para o histórico Encontro de Sanfonas, é o que informa a assessoria do evento. O show terá realização no dia 28 de setembro e vai reunir no mesmo palco Dorgival Dantas, Waldonys e Flávio José – três gerações do forró brasileiro – juntos pela primeira vez em Natal.
O Encontro das Sanfonas, realizado desde 2010, celebra a identidade nordestina através do ritmo que conquistou o Brasil. Esta edição marca um momento histórico: diferentes gerações unidas pelo amor genuíno ao forró em um só palco. Os últimos ingressos continuam a ser vendidos no site Uhuu.com e na bilheteria do Teatro Riachuelo. Mais informações no perfil oficial @encontro.sanfonas no Instagram.
O Complexo Educacional Contemporâneo, uma das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Norte, celebra em 2025 seus 45 anos de fundação. Desde 15 de setembro de 1980, quando nasceu como Jardim Escola Pipa Pau Amarelo, a escola construiu uma trajetória marcada pela inovação pedagógica, pelo acolhimento e pela formação cidadã, consolidando-se como referência em educação de qualidade.
A história começou com a idealização da professora Irany Xavier de Andrade, que sonhou em criar um espaço de aprendizagem humano e acolhedor. Em 1990, o educador Antônio Teófilo uniu-se à gestão, impulsionando a expansão da escola. Poucos anos depois, em 1995, com a implantação do Ensino Médio, a instituição alcançou sua maturidade e adotou o nome Complexo Educacional Contemporâneo.
Ao longo dessas quatro décadas e meia, o Contemporâneo acompanhou as mudanças do mundo e trouxe inovações para a sala de aula, sem abrir mão da tradição. Em 2015, ao comemorar 35 anos, lançou o livro “Recortes de uma História”, reunindo em imagens e relatos a memória da instituição.
Outro marco importante ocorreu em 2020, com a integração à Inspira Rede de Educadores, uma das maiores redes de ensino do país. Essa parceria ampliou o acesso a tecnologias educacionais, metodologias ativas e oportunidades de intercâmbio de experiências com outras instituições de excelência. Com unidades em Lagoa Nova e Cidade Verde, o Contemporâneo atende da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Banco do Nordeste colocou em operação o InvesteAmigo, primeiro fundo de investimento ofertado a clientes do Crediamigo, programa de microcrédito urbano orientado da instituição, considerado o maior da América Latina. Com aplicações acessíveis a partir de R$ 1, o fundo é classificado de “baixo risco” por alocar 100% do patrimônio em títulos públicos federais. A proposta é oferecer rentabilidade com segurança para quem ainda não possui o hábito de investir.
De acordo com o diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Antônio Jorge Pontes Guimaraes Júnior, o InvesteAmigo é um fundo inovador, com aplicação e resgate automáticos diretamente vinculados à conta do cliente, oferecendo liquidez imediata e praticidade.
“Com esse novo produto, o Banco do Nordeste inicia uma nova era de inclusão financeira em sua rede de microfinanças. Queremos estimular nossos clientes a criarem uma cultura de investimento. Para isso, criamos esse produto que é acessível, seguro, simples de operar porque o cliente utiliza a própria conta que já usa nas operações com o Crediamigo, além de um resgate automático caso seja necessário”, afirma.
As aplicações são feitas pelo próprio cliente utilizando o aplicativo do Crediamigo, que já é operado pelo microempreendedor para outras demandas e também para ajudar na gestão do negócio. A meta do Banco do Nordeste é alcançar cerca de 20% de todos os clientes do programa, que hoje atende um público de dois milhões de pessoas.

A partir de 2026, o Colégio CEI, unidades Mirassol e Zona Sul, vai se tornar a primeira instituição de ensino do Rio Grande do Norte — e uma das pioneiras no Brasil — a oferecer uma disciplina semanal dedicada à Inteligência Artificial -IA e Letramento Digital para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Batizado de Dia Lab, o projeto é fruto do compromisso da escola em preparar os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI, aliando excelência acadêmica, inovação e responsabilidade social.
Com aulas práticas e interativas, o Dia Lab vai muito além de ensinar a utilizar ferramentas tecnológicas. A proposta é formar alunos “fluentes digitais”, capazes de interagir com a IA de forma ética, criativa e transformadora. “Estamos falando de preparar nossos estudantes para compreender e aplicar a Inteligência Artificial de maneira consciente, explorando seu potencial para criar soluções e transformar realidades”, afirma Jessica Areval, diretora pedagógica do CEI.
A disciplina foi cuidadosamente estruturada para cada faixa etária. Para o 6.º e 7.º anos, o foco será “IA nos Estudos e na Vida Pessoal”, enquanto os alunos do 8.º e 9.º anos mergulharão no tema “IA, Criatividade e Impacto”. Em ambos os ciclos, serão 30 aulas anuais, divididas em três trilhas de 10 encontros, com temas que vão desde conceitos básicos e uso criativo até aplicações sociais e de transformação.
Com essa iniciativa inédita, o CEI reafirma seu papel como referência em inovação educacional, oferecendo a formação mais completa em Inteligência Artificial no ciclo básico de ensino no Brasil. “Estamos plantando as sementes para que nossos estudantes construam um futuro mais criativo, ético e conectado com as demandas do mundo contemporâneo”, conclui Jessica Areval.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com as inscrições abertas para o Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo, com turmas online para todo o Brasil em comemoração à Semana do Empreendedor. A iniciativa possui 100 vagas disponíveis para o curso e é gratuita, voltada a pessoas com mais de 18 anos e que já possuem um negócio ou tenham o sonho de empreender.
As aulas acontecerão do dia 06 a 10 de outubro de 2025, online via Google Meet, com inscrições de 06 de setembro a 08 de outubro. Durante o curso, os participantes irão desenvolver habilidades a partir de ferramentas de gestão, podendo assim abrirem ou estruturarem seus próprios negócios de uma forma organizada e orientada. As aulas do Gerdau Transforma são ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro de Fomento Social, parceira da Gerdau no projeto, e nas áreas de Marketing e Administração que possuem seus próprios negócios.
Criado em 2019, o projeto já contou com mais de 25 mil alunos inscritos no programa, impactando mais de 35 mil pessoas e beneficiando quase 4200 alunos empreendedores de diversas cidades no Brasil e na América Latina, como, por exemplo, no Peru, onde participantes ingressaram no empreendedorismo graças a ajuda do programa. Isncrições pelo site https://www.gerdautransforma.com.br/

O Núcleo de Prática Jurídico da Universidade Potiguar retoma hoje os atendimentos gratuitos à comunidade. O projeto é vinculado ao curso de Direito da UnP Salgado Filho, zona Sul de Natal, e tem como objetivo aproximar os estudantes da prática profissional, ao mesmo tempo em que oferece orientação jurídica e acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social da capital.
Os serviços contemplam a área do Direito Cível, com orientações e acompanhamento em situações de família — como divórcio, pensão alimentícia e investigação de paternidade —, sucessões -inventário, consumidor, interdição, adoção, entre outras demandas jurídicas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, incluindo horários noturnos. “Este é um diferencial importante para quem trabalha durante o dia e não consegue acesso a escritórios de advocacia em horário comercial”, afirma a coordenadora do NPJ, Marília Almeida.
A triagem é realizada pelo Serviço Social, no próprio Núcleo de Prática Jurídica, sempre às segundas e terças-feiras, a partir das 8h. Nesse momento, o cidadão recebe orientações sobre os dias disponíveis e pode escolher o melhor horário para o atendimento jurídico, realizado de terça a sexta-feira.

A turnê “Intemporal”, de Claudia Leitte, segue despertando grande expectativa do público potiguar. A apresentação em Natal acontece no dia 30 de outubro, no Teatro Riachuelo, e já tem um dos setores mais disputados esgotado: a Plateia A.
O espetáculo promete ser intimista e emocionante, com releituras de clássicos da música brasileira e sucessos da carreira de Claudia Leitte em versões acústicas. Em Natal, a abertura ficará por conta da cantora potiguar Vivi Nascimento, celebrando a força da música local dentro do Projeto Toca Brasil, que valoriza a diversidade musical e a conexão entre artistas nacionais e talentos regionais.
A turnê “Intemporal” é fruto de um processo de reflexão pessoal da artista sobre a vida e a saúde mental. “Quero convidar o público a olhar para si com mais carinho e gentileza”, afirma Claudia. O álbum homônimo que inspira o espetáculo, lançado em 2024, reúne participações de Manu Bahtidão, Léo Santana, Marcus & Belutti e Tom Kray, e está disponível no Globoplay.

Um novo tratamento para a doença de Alzheimer passou a ser aplicado no Brasil. O Donanemabe, comercializado como Kisunla, é indicado para pacientes em estágios iniciais da doença, quando há comprometimento cognitivo leve ou demência leve, sem perda funcional significativa. O medicamento, da empresa Eli Lilly, atua eliminando placas de beta-amiloide, proteínas que se acumulam no cérebro e estão associadas à perda de memória e declínio cognitivo.
O Donanemabe é aplicado por infusão intravenosa em protocolo aprovado pela Anvisa em abril. Nas primeiras três doses, recomendadas nos primeiros três meses, os pacientes recebem 700 mg por mês, o equivalente a duas unidades do medicamento.
A partir do quarto mês, a dose sobe para 1.400 mg mensais, ou quatro unidades, e se mantém até o final do tratamento, que pode durar até 18 meses, dependendo da evolução clínica de cada paciente. Dados de acompanhamento de até três anos sugerem que os efeitos podem se estender mesmo após o término da terapia.
O tratamento está disponível apenas na rede privada, e cada unidade custa em média R$ 5 mil, podendo variar conforme o protocolo adotado pelo local de aplicação.
O que é o Alzheimer?
O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de forma progressiva, prejudicando a memória e outras funções cognitivas. Informação Metrópoles

A partir do mês de setembro, escolhido para a campanha “Setembro Vermelho”, que tem como objetivo alertar a população para os riscos das doenças cardiovasculares e reforçar a importância da prevenção por meio de hábitos saudáveis, diagnóstico precoce e acompanhamento médico regular, a Clínica Integrada passa a ofertar consultas e exames cardíacos a preços acessíveis.
Por meio de uma parceria entre a Clínica e a HC Cardio, anunciada pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte -Sesc RN, médicos cardiologistas passarão a atender aos trabalhadores do comércio, bens e serviços, seus dependentes e público geral na unidade Cidade Alta.
Os exames ecocardiograma de carótidas, ecocardiograma toráxico e eletrocardiograma terão valores a partir de R$36,00, enquanto as consultas serão a partir de R$173,00. Para realizar o agendamento, os interessados devem entrar em contato pelo site https://sescrn.com.br/clinica-integrada/

O Sistema Fecomércio RN e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Procuradoria Especial da Mulher -ProMulher, assinaram ontem um Termo de Cooperação Técnica voltado à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O acordo tem como foco principal a realização de ações integradas de qualificação profissional, saúde, empreendedorismo, cultura, bem-estar e cidadania, com atenção especial a bairros periféricos de Natal e municípios do interior potiguar. As atividades serão desenvolvidas por meio do Sesc RN, Senac RN e da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio RN – Fecomércio com Elas, em articulação direta com a Procuradoria da Mulher da ALRN.A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, em especial ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030 da ONU.
De acordo com o presidente da Federação, Marcelo Queiroz, a assinatura representa mais que um gesto institucional. “A assinatura deste acordo é a materialização do compromisso da Fecomércio RN com o desenvolvimento social e com a promoção da equidade de gênero em nosso estado. Por meio da Câmara da Mulher Empreendedora, em articulação com o Sesc e o Senac, unimos forças à Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria da Mulher, para ampliar oportunidades de qualificação profissional, estimular o empreendedorismo e fortalecer a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade.”
Para o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, “a parceria reforça o compromisso de oferecer oportunidades para que essas mulheres conquistem autonomia e possam ingressar no mercado de trabalho. A Assembleia reconhece e celebra essa união de esforços em prol de uma causa tão necessária”, afirmou.
O milkshake, um dos ícones da cultura gastronômica mundial, tem até data oficial para ser celebrado: 12 de setembro é o Dia do milkshake. Criado no início do século XX nos Estados Unidos como uma variação mais doce e cremosa dos drinques feitos à base de leite maltado, o milkshake logo ganhou o mundo e atravessou décadas sem perder o frescor. Atualmente, é consumido em diferentes formatos, do clássico de baunilha aos mais elaborados, e continua sendo símbolo de memória afetiva e de inovação no setor de bebidas.
No Brasil, a paixão pela bebida se consolidou principalmente entre os jovens e famílias, que associam o milkshake a momentos de lazer e descontração. Os sabores mais pedidos seguem uma tradição que mistura o clássico e o moderno: chocolate, morango e baunilha permanecem entre os favoritos, enquanto combinações mais sofisticadas, como cookies & cream, doce de leite, ninho com Nutella e Ovomaltine, conquistam espaço em redes especializadas.
Para Silvania Loureiro, head de operações da Polar Shake, o segredo da longevidade do milkshake está em sua versatilidade. “O milkshake é uma bebida democrática: pode ser simples e nostálgico, lembrando a infância, ou sofisticado, trazendo combinações inusitadas que surpreendem. É isso que mantém o milkshake sempre atual e querido pelo público”, afirma.
Além do sabor, a bebida também carrega curiosidades. Uma delas é que a palavra milkshake aparece registrada já em 1885, originalmente para designar uma mistura alcoólica de leite com uísque. Foi apenas nos anos 1920, com a popularização do liquidificador, que a versão cremosa com sorvete se tornou popular e ganhou o formato que conhecemos hoje.
Estudantes do ensino médio, do primeiro ano da graduação e demais interessados em ciência têm até sexta-feira para se inscrever na IV Escola de Jovens Talentos do Instituto Internacional de Física -IIF/UFRN. Realizado de 15 de setembro a 13 de outubro, em formato remoto, o evento gratuito contará com uma série de minicursos ministrados por pesquisadores de referência internacional.
Partindo do tema “Novas Fronteiras da Física”, o evento será focado em seis áreas: buracos negros, informação quântica, matéria condensada, astrofísica de partículas, redes complexas e computação quântica. As aulas ficarão disponíveis por quatro semanas e, no fim deste período, cinco jovens que se destacarem nas atividades serão selecionados para participar da Vivência Científica, uma imersão de uma semana no IIF, em Natal/RN.
“Nosso objetivo é despertar o interesse dos estudantes pela Ciência e inspirar uma nova geração de pesquisadores. Além de apresentar seis temas atuais e fascinantes, a Escola é uma forma de identificar jovens com talentos excepcionais — que terão a oportunidade de vir ao Instituto e conhecer de perto o trabalho que desenvolvemos aqui”, destacou o professor Klaus Capelle, líder do grupo de Ciência e Ensino Interdisciplinar do IIF/UFRN.
As inscrições para o evento “Novas Fronteiras da Física – IV Escola de Jovens Talentos do Instituto Internacional de Física ” são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/play/novas-fronteiras-da-fisica/3074099. A programação foi elaborada para estudantes, mas o evento é aberto a todos interessados em física moderna. Mais informações: https://www.iip.ufrn.br/eventsdetail.php?inf===QTUdmM.
