Campanha “Toda Mulher é uma potência”

A Fundação Lemann, presidida pelo homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, lança a campanha “Toda Mulher é uma potência”, que visa dar visibilidade às mulheres que fazem a diferença na sociedade durante a pandemia de Covid-19. Na quarentena, mulheres de vários contextos sociais têm enfrentado o desafio de desempenhar suas tarefas no home office, cuidar dos filhos e das responsabilidades domésticas.

Segundo levantamento realizado pelas organizações Gênero e Número e SOF Sempreviva Organização Feminista, na pandemia, 50% das mulheres passaram a cuidar de alguém próximo; 41% das que conseguiram manter seus empregos afirmaram trabalhar mais na quarentena; e 40% afirmaram que a pandemia e a situação de isolamento colocaram o sustento da casa e da família em risco. A vulnerabilidade é maior entre mulheres negras, visto que elas compõem 58% das mulheres desempregadas e 61% das que estão na economia solidária.

Os relatos compilados pela fundação serão divulgados a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em um vídeo-poema da escritora e narradora Ryane Leão. As mulheres selecionadas serão homenageadas nas redes sociais da Fundação Lemann ao longo do próximo mês. Para participar da campanha, qualquer pessoa pode indicar o nome e a história de uma mulher que tenha sido importante neste período por meio de um formulário disponível nas redes sociais da Fundação Lemann Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Informação Forbes

Justiça Eleitoral do Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, celebra hoje 89 anos da Justiça Eleitoral do Brasil, com solenidade virtual que será transmitida no canal do YouTube do TRE-RN. O evento será conduzido pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa. A magistrada da Corte eleitoral, Adriana Magalhães, irá proferir um discurso em nome do colegiado eleitoral. O evento contará com a presença dos demais membros da Corte e de autoridades dos Três Poderes, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de videoconferência.

Criada em 24 de fevereiro de 1932, a Justiça Eleitoral brasileira foi instituída pelo Decreto n.º 21.076, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Dentre as atuais funções da Justiça Eleitoral estão a regulamentação e administração do processo eleitoral, fiscalização das contas de campanhas eleitorais e de partidos políticos e julgamento de processos da matéria eleitoral e de crimes comuns conexos a crimes eleitorais.

Reunião de mediação

Terminou sem acordo a reunião de mediação hoje entre Carrefour com o pai de João Alberto, cliente negro que morreu após ser espancado por seguranças do mercado em Porto Alegre, em novembro do ano passado. Os dois profissionais foram presos e outras quatro pessoas viraram rés pelo crime. O pastor João Batista, 65, recusou a oferta da rede francesa de pagar até R$ 500 mil numa ação por danos morais individuais. “Os valores oferecidos pelo Carrefour baseiam-se na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, muito aquém do que pretendemos, já que se trata de um caso sem precedentes no Brasil”, disse o advogado do pastor Rafael Peter Fernandes.

Peter não revelou o valor exigido do Carrefour pelo pai de João Alberto, que tinha 40 anos. Por meio de nota, o Carrefour afirma que as tratativas para um acordo permanecem em andamento. A defesa argumenta que a indenização não pode ser baseada por outros processos e que deve ter “caráter pedagógico” para a marca francesa, motivando a alteração nos procedimentos dos seguranças e evitar outras mortes parecidas. Informação portal Uol

Câmara Municipal de Natal

Foto: Elpídio Júnior

Através de Ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal, publicado ontem no Diário Oficial do Município, nos próximos 15 dias, o Legislativo municipal estará adotando novas medidas para o combate à Covid, com foco na restrição do acesso às dependências administrativas da Casa. As novas medidas visam prevenir a infecção e a propagação da Covid-19 no âmbito da CMN e preservar a saúde dos vereadores, servidores e visitantes.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire, falou sobre a importância das ações para o controle do vírus. “A experiência que adquirimos ao longo dessa crise sanitária que o mundo enfrenta, nos mostra que enquanto a vacina não chegar para todos, a prevenção é o único meio realmente eficaz para conter a Covid-19. Vamos continuar vigilantes e tomando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da doença”, enfatizou.

Dentre as principais medidas, só será permitido o acesso à CMN por servidores, assessores, terceirizados, estagiários e empregados que prestam serviços na Casa, salvo situações excepcionais autorizadas pela Presidência. Também fica restrita a entrada ao público, com exceção dos atendimentos feitos por parlamentares em seus gabinetes, que deverão ser registrados e não ultrapassar 4 visitantes por vez. Entre as ações está a entrada nos gabinetes parlamentares, apenas de 3  assessores parlamentares e de 4 visitantes por vez. Fica permitido o sistema de rodízio entre os assessores parlamentares, devendo a escala ser definida pela chefia de gabinete ou pelo parlamentar.

Já as Sessões Ordinárias serão nas terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, sendo compostas unicamente de Ordem do Dia com pauta pré-definida pela Presidência. No plenário da Câmara Municipal, durante as sessões, só será permitida a entrada dos membros da Mesa Diretora, procurador legislativo e dos servidores do Setor Legislativo, TV Câmara e Assessoria de Comunicação e Redes Sociais da Câmara Municipal. Não será permitida a entrada de nenhum tipo de assessor parlamentar no plenário durante a realização das Sessões Ordinárias. Além disso, os demais vereadores e vereadoras devem participar da sessão exclusivamente de forma virtual.

República Dominicana

Com a chegada de um carregamento de 110 quilos de vacinas no dia 15 de fevereiro na República Dominicana, o governo local deu início ao plano “Vacine-se RD”. A aplicação da vacina será dividida em três fases e, para isso, foram adquiridas 21 milhões de doses. Para o final de 2021, cerca de 70% dos dominicanos maiores de 18 anos – 7,8 milhões de pessoas estarão vacinados.

Atualmente, a República Dominicana é um caso de êxito por sua reativação responsável do turismo. Diferentes entidades internacionais elogiaram a capacidade de resposta do país e a reabertura responsável sob os restritos protocolos de segurança que protegem a saúde de visitantes e moradores locais. Além disso, até 31 de março de 2021, todos os turistas internacionais que chegam ao destino via aérea e que se hospedam em um hotel contam com um plano de cobertura médica gratuito, que cobre todo o tipo de emergências, incluindo um possível contágio de Covid-19.

Para conhecer detalhes dos protocolos aplicados à indústria turística e sanar qualquer dúvida sobre como o turismo está sendo operado no país, é recomendado visitar o Centro de Informação ao Viajante, uma plataforma interativa criada pelo Ministério do Turismo que responde às perguntas mais frequentes daqueles que planejam visitar o país: https://www.drtravelcenter.com/es ou o  site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/

Retomada da fabricação de peças de reposição

A Ford anunciou a retomada da fabricação de peças de reposição nas fábricas de Taubaté-SP e Camaçari-BA a partir de hoje Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, o acordo de estabilidade de empregos, após reunião com o Tribunal Regional do Trabalho, foi firmado até 31 de dezembro de 2021. Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari diz que as negociações foram estendidas até o mês de maio. A empresa anunciou o encerramento das atividades no Brasil em 11 de janeiro, incluindo a fábrica de Horizonte -CE, que até o momento não teve formalização sobre o retorno.

Ficou estabelecido que a “Ford deve assegurar salários e benefícios aos empregados, sejam eles convocados ou não ao trabalho, até que as negociações com o Sindicato sejam concluídas. Outro ponto importante é a garantia de uma reunião com a direção mundial da montadora, com objetivo de tentar reverter a saída da empresa do Brasil”, explica o Sindmetau.

Em Taubaté foram convocados 130 funcionários em um primeiro momento. Ao longo da semana até 330 podem ser chamados de forma escalonada. A fábrica conta com até 830 colaboradores diretos e os que não forem escalados continuarão em licença remunerada. Em Camaçari serão solicitados 340 trabalhadores no primeiro mês, 327 no segundo, 189 no terceiro e 31 no quarto.

União dos Vereadores do Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, recebeu ontem a visita do presidente da União dos Vereadores do Brasil Gilson Conzatti, e de representantes de associações e uniões de vereadores municipais. Em pauta, o fortalecimento dos vereadores e câmaras e discussões sobre o momento atual da política com a eleição de novos vereadores.

“Foi uma reunião muito produtiva, na qual discutimos temas de grande relevância, como a importância da capacitação dos novos vereadores e dos reeleitos e principalmente a união de pensamentos para continuarmos o fortalecimento dos legislativos municipais”, disse Gilson Conzatti.

“Os Legislativos municipais são a maior força política do Brasil e os vereadores são a base da democracia, os representantes mais próximos da população. Por isso, é sempre muito proveitoso estes momentos de alinhamento de ideias e metas”, destacou Paulinho Freire.

De forma federativa, a UVB congrega e representa todas as associações, federações, uniões de vereadores estaduais, associações regionais e microrregionais e câmaras de vereadores do território nacional. Sua missão prioritária é orientar e fortalecer os legislativos municipais para consolidar a eficiência na gestão pública com democracia e participação popular.

Reformular vacinas contra a Covid-19

As farmacêuticas indianas Bharat Biotech e Biological E. Ltd disseram ontem que poderiam reformular rapidamente suas vacinas contra Covid-19 para combater novas variantes assim que sua sequência genética for conhecida. Em meses recentes, a Índia confirmou a presença no país das variantes identificadas primeiramente no Brasil, no Reino Unido e na África do Sul, que se acredita explicarem uma disparada de casos nos Estados indianos de Maharashtra e Kerala.

O ICMR e a Bharat Biotech colaboraram para desenvolver a primeira vacina contra Covid-19 doméstica da Índia, que está sendo usada em uma campanha de imunização que já atendeu mais de 10 milhões de pessoas desde meados de janeiro, assim como outra vacina licenciada da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. A Índia é a maior fabricante mundial de vacinas, e suas empresas prometem produzir bilhões de doses de vacinas contra Covid-19.

O presidente da Bharat Biotech, Krishna Ella, disse que a empresa precisará basicamente de dados do ICMR ou da Organização Mundial da Saúde sobre o sequenciamento genético de qualquer variante para fazer uma vacina eficaz rapidamente. Portal Uol

No Reino Unido

                                                      
                                           Boris Johnson,  primeiro-ministro britânico

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu que todos os adultos receberão uma primeira dose da vacina contra a covid-19 até o final de julho, acelerando, assim, o cronograma planejado. A promessa surge pouco antes do anúncio, hoje de uma saída “prudente” do confinamento atualmente em vigor. Até agora, o governo havia fixado a meta de vacinar a população adulta até o final de setembro, sendo um dos primeiros países ocidentais a lançar a campanha de vacinação em massa em dezembro passado.

Até 15 de fevereiro, uma primeira dose de vacina foi administrada em 15 milhões de pessoas, incluindo aqueles com mais de 70 anos de idade e profissionais de saúde. Desde então, mais 2,2 milhões de pessoas receberam a primeira dose. O Reino Unido é um dos países mais afetados pela pandemia, com mais de 120 mil mortos pelo vírus, embora o confinamento decretado no início de janeiro tenha reduzido o número de casos e internações.

O líder conservador planeja anunciar amanhã ao Parlamento seu roteiro para sair do confinamento. A prioridade será a reabertura das escolas, de forma gradual, a partir de 8 de março. Johnson frisou que o desconfinamento será “prudente e progressivo”. IstoÉ Dinheiro

Distribuição mais justa das vacinas

 Mais de 200 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus foram administradas em pelo menos 107 países e territórios – aponta balanço da AFP, com base em fontes oficiais. Cerca de 45% das doses foram injetadas nos países do G7- Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Japão, cujos membros se comprometeram, em reunião na última sexta-feira a favorecer uma distribuição mais justa das vacinas. Este grupo de sete países ricos e democráticos responde por apenas 10% da população mundial. Esse número de vacinas administradas é inferior ao real, já que dois países importantes, Rússia e China, não comunicam seus balanços oficiais há dez dias.

Os ricos vacinam, os pobres esperam. Também na sexta-feira, os países do G7 anunciaram que vão dobrar o apoio à vacinação contra o coronavírus, que chegará a 7,5 bilhões de dólares, principalmente por meio do programa Covax, administrado pela Organização Mundial da Saúde. O objetivo é levar doses suficientes de vacinas para países com menos recursos. Mas agora, nove em cada dez vacinas são injetadas em países de alta ou média-alta renda, de acordo com a classificação do Banco Mundial, e quase metade 45% nos do G7. Cerca de 1,84 bilhão de pessoas – quase um quarto da população mundial – vivem em países onde ainda não foram vacinados. Portal Uol

Naufrágio na costa de Lampedusa

As autoridades da Itália buscam pelo menos cinco desaparecidos após o naufrágio de um barco de migrantes forçados na costa de Lampedusa, ilha situada no Mediterrâneo Central. A embarcação carregava cerca de 50 pessoas e virou durante a operação de resgate da Guarda Costeira italiana, na madrugada do último sábado.  45 náufragos, incluindo uma mulher em estágio final de gravidez, foram salvos e indicaram que ao menos cinco indivíduos estavam desaparecidos.

As buscas chegaram a ser interrompidas durante a noite, mas foram retomadas na ontem pela manhã com meios da Guarda Costeira, da Capitania dos Portos e da Guarda de Finanças.   A ilha fica mais perto do norte da África do que da Península Itálica, o que a transformou na principal porta de entrada para migrantes e refugiados que fazem a travessia do Mediterrâneo Central.  Entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro, a Itália já acolheu 2.931 deslocados internacionais por via marítima, crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Portal Terra

Câncer de pênis

Considerado raro em países desenvolvidos, o câncer de pênis ainda afeta milhares de homens no Brasil. Embora evitável, a doença atingiu, pelo menos, 10.265 brasileiros entre os anos de 2016 e 2020. São casos que, além de deixar sequelas físicas e psíquicas às vezes irreparáveis, colocaram o país entre as cinco nações com os maiores números de ocorrências, junto com Quênia, Uganda, Egito e Índia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, mesmo que menos frequente que outros tumores, como o de próstata, o câncer de pênis representa cerca de 2% de todos os casos de neoplasias malignas diagnosticadas entre homens no Brasil, sendo mais frequentes nas regiões Norte e Nordeste – principalmente entre pessoas de menor grau de instrução e renda.

Conforme o Ministério da Saúde, a proporção de internações se manteve relativamente estável ao longo dos últimos anos: foram 1.961 em 2016; 2.017 -2017; 2.142 -2018; 2.194 -2019 e 1.951 no ano passado. Entre 2014 e 2018, as mais altas taxas de mortalidade por câncer de pênis foram verificadas em três estados da região Nordeste: Maranhão, Piauí e Sergipe; e em dois da região Norte, Pará e Tocantins . Da Agência Brasil

Na Câmara Municipal de Natal

Vereador Paulinho Freire – presidente da CMN durante coletiva com a imprensa

A Câmara Municipal de Natal realizou ontem a Sessão Especial de abertura dos trabalhos da XIX Legislatura 2021-2024. Com a presença dos vinte e nove parlamentares, que compõem a Casa, o prefeito do Natal que realizou a leitura da mensagem anual, ato que marca o início das atividades pelo parlamento. Para o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire, a expectativa é de um ano de muito trabalho no município. Outra demanda importante citada pelo presidente é a chegada do Plano Diretor para apreciação e votação pelos vereadores.

“Nós ainda estamos vivendo um momento difícil, de pandemia, mas esperamos um ano de desenvolvimento para a cidade. A gente sabe que Natal precisa em vários setores de melhorias e esperamos que essas áreas tão necessitadas sejam contempladas agora, para que a gente possa trazer o desenvolvimento da cidade e o benefício do bem comum. Quanto ao plano diretor, estamos esperando há quase dois anos na nossa casa, para que possamos começar a debater e apreciá-lo”, disse Paulinho.

Paulinho Freire ainda completou finalizando a continuidade das atividades de forma híbrida na Câmara, como medida de enfrentamento à Covid-19. “A Câmara vai funcionar normalmente, de forma híbrida, continuando com as sessões remotas, poucos vereadores participando no plenário. Vamos continuar fazendo um rodízio de funcionários. Temos que respeitar a pandemia com a Câmara cumprindo os seus protocolos”, finalizou. Por Kehrle Júnior

Estudo clínico global

A Pfizer e a BioNTech informaram em comunicado sobre o início de um estudo clínico global para avaliar a vacina para a covid-19 em grávidas. As companhias dizem que os estudos de fases 2 e 3 envolverão aproximadamente 4 mil grávidas saudáveis em Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, Chile, Moçambique, África do Sul, Reino Unido e Espanha. As mulheres que participarem serão informadas pouco após o nascimento de seus bebês sobre o que ocorreu com elas até então no estudo. Com isso, as que receberam originariamente placebo poderão ser vacinadas ainda enquanto estiverem nessa investigação, explicam as empresas.

A Pfizer diz que o estudo pode embasar o uso das vacinas também para esse conjunto da população, a depender de seus resultados, e lembra que as grávidas têm risco mais alto de complicações e de desenvolver a versão mais severa da covid-19, por isso a importância desse trabalho. A investigação buscará também saber se os bebês receberão a imunidade, após a mãe ter sido vacinada. As empresas dizem também que planejam começar nos próximos dois meses estudos adicionais sobre a vacina contra o vírus em crianças de 5 a 11 anos, enquanto um levantamento com aqueles entre 12 e 15 anos já está na fase 3. Com informação IstoÉ  Dinheiro

Fura-filas na vacinação contra Covid-19

A Região Sudeste lidera as recebidas pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público, órgão do Conselho Nacional do Ministério Público. São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de manifestações: 470, ou seja, 42% do total de casos recebidos pela Ouvidoria Nacional do MP. Na Região Nordeste, foram 186 informações, das quais 78 estão relacionadas ao estado da Bahia. Em relação à Região Sul, foram 119 manifestações, sendo 53 do Rio Grande do Sul. Do Centro-Oeste, a Ouvidoria Nacional do MP recebeu 56 casos; quase a metade, 26, é do estado de Goiás. E na Região Norte, foram 51. Desse total, 23 se referem ao estado do Amazonas.

Em razão da urgência e excepcionalidade, as informações estão sendo encaminhadas imediatamente às respectivas unidades e ramos do Ministério Público para que sejam tomadas as providências cabíveis. Segundo o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, “infelizmente, temos visto diariamente na mídia diversas denúncias dando conta de pessoas que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização que estariam ‘furando a fila’, sendo vacinadas em diversos locais do país”.

D’Albuquerque afirmou que “essa conduta, além de imoral e antiética, caracteriza crime tipificado no artigo 268 do Código Penal, cuja pena varia de um mês a um ano de detenção, além de, dependendo da situação, pode caracterizar improbidade administrativa, a teor da Lei 8.429/92. Nesse contexto, a Ouvidoria Nacional, mediante cooperação e integração com a Rede de Ouvidorias do MP brasileiro, disponibiliza aos cidadãos mais um canal de recebimento de denúncias contra a chamada ‘fura-fila da Covid-19’”. Para fazer a denúncia, o cidadão pode acionar a Ouvidoria Nacional do MP por meio do WhatsApp (061) 3366-9229, e-mail [email protected]

Menor nível do Coronavírus

Maria Van Kerkhove durante entrevista coletiva da OMS em Genebra – Fabrice Coffrini-REUTERS

As infecções pelo coronavírus reportadas diariamente estão caindo em todo o mundo há um mês, e na última terça-feira atingiram seu menor nível desde meados de outubro, como mostram cifras da Reuters, mas especialistas de saúde alertaram para a apatia no momento em que vacinas estão sendo distribuídas em todo o planeta .A queda de infecções e mortes coincide com lockdowns e restrições rigorosas a reuniões e à circulação enquanto governos pesam a necessidade de deter ondas sucessivas da pandemia com a necessidade de as pessoas voltarem ao trabalho e de as crianças voltarem à escola.

Mas o otimismo a respeito de uma saída da crise é temperado por novas variantes do vírus, o que provoca receios sobre a eficácia das vacinas. “Agora não é hora de baixar a guarda”, disse Maria Van Kerkhove, autoridade técnica da Organização Mundial da Saúde sobre a Covid-19, em uma entrevista coletiva em Genebra. Não podemos nos permitir chegar em uma situação na qual vemos os casos voltando a subir” afirma.  Matéria completa no portal Terra

Liege Barbalho