O tango de Astor Piazzolla

Entre passos que desenham emoções no ar e corpos que narram histórias sem palavras, o espetáculo Carlota – Focus Dança Piazzolla chega a Natal como um convite à sensibilidade. De 16 a 18 de julho, o palco do Teatro Alberto Maranhão será tomado por uma experiência artística intensa, que celebra o encontro entre a dança contemporânea brasileira e a força atemporal do tango de Astor Piazzolla.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, por meio da Lei Rouanet, o espetáculo é uma criação do diretor artístico e coreógrafo Alex Neoral, um dos nomes mais respeitados da dança contemporânea no país. A montagem é um tributo às suas mestras e, especialmente, à coreógrafa Carlota Portela, referência fundamental na formação de gerações de bailarinos.
Poético, arrojado e profundamente sensorial, “Carlota” propõe uma imersão no corpo como linguagem. No palco, dez bailarinos constroem uma narrativa onde o tango se reinventa em movimentos que transitam entre a delicadeza e a intensidade, explorando solos, duos e composições coletivas com rigor técnico e forte carga emocional. A obra mistura drama, vigor e musicalidade, revelando novas possibilidades para o gênero e para o próprio corpo em cena.
“Carlota” reafirma a potência da dança como expressão cultural universal. Entre o rigor técnico do balé e a liberdade da dança contemporânea, a montagem evidencia como o corpo pode ser instrumento de memória, identidade e transformação. Como extensão dessa proposta de formação e democratização do acesso à arte, a Focus Cia de Dança promove ainda, em Natal, uma oficina gratuita de dança contemporânea voltada a estudantes e profissionais da área.















