Restituição do Imposto de Renda

No dia 30 de julho, a Receita Federal liberará o 3º lote da restituição do Imposto de Renda. Para este ano, a restituição do IRPF acontece em cinco lotes, entre maio e setembro, sempre no último dia útil do mês. De forma geral, a consulta da restituição pode ser feita uma semana antes do pagamento. Desde o ano passado, a Receita Federal tem distribuído a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes. Anteriormente, a restituição era feita em sete lotes. Essa redução tem o objetivo de reduzir o impacto da pandemia Covid-19 — de forma a agilizar os pagamentos.

Neste ano, o primeiro lote aconteceu em 31 de maio. Já o último está previsto para ser em 30 de setembro. Cabe destacar que o pagamento da restituição do IR segue uma fila. Sendo assim, quanto antes acontecer a entrega da declaração, mais chance o contribuinte tem de receber nos primeiros lotes. Para descobrir se a restituição está disponível, a pessoa deve acessar a página da Receita Federal. Logo após, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda. Informação portal Terra

Cuidados maternos como trabalho

Em um passo histórico, a Argentina reconheceu os cuidados maternos como trabalho e mexerá na aposentadoria de, inicialmente, 155 mil mulheres de 60 a 64 anos por isso. A Administração Nacional de Segurança Social protocolou que a criação de cada filho poderá contar como até três anos de serviço para os 30 exigidos para poder se aposentar. O governo argentino, segundo o Clarin, beneficiará mais mulheres à medida em que elas se cadastrarem e chegarem aos 60 anos, idade de aposentadoria feminina no país.

Ficou decidido que mães biológicas e gestantes receberão um ano de contribuição referente a cada criança nascida viva. Para as mães que optaram por adoção, serão incluídos dois anos de trabalho por pessoa menor de idade acolhida. O governo aplicará um ano a mais de serviço às contribuições de mães que possuam filhos portadores de deficiência, independentemente de serem biológicos ou adotados.

As mães e grávidas que tiraram licença maternidade ou de ausência para cuidar dos filhos poderão ter esse tempo revertido em contribuição, desde que elas tenham voltado à atividade que exerciam antes da dispensa temporária. Matéria completa no portal Uol

Horário de expediente dos serviços públicos

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, publicou no Jornal Oficial do Município, decreto mudando o horário de expediente para os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do Município.  A mudança foi aprovada no Comitê São-Gonçalense de Resultados, no último dia 1° de julho, visando redução de custos nas despesas operacionais e de custeio dos setores da administração, e não prejudicará a prestação de serviços à população.

Não estão sujeitos à mudança:

I – Os titulares ou dirigentes de órgãos ou entidades da administração pública municipal e os respectivos adjuntos ou cargos equivalentes;

II – Servidores que trabalham em:

  1. a) Regime de plantão;
  2. b) Regime de escala;
  3. c) Creches e unidades escolares;
  4. d) Unidades de saúde;
  5. e) Unidades de assistência social.

III – Procuradores Municipais;

IIII – Auditores e Agentes Fiscais do Tesouro Municipal;

V – Demais órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta que, por sua natureza, estejam relacionados à prestação de serviços essenciais.

A importância da saúde mental

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam oficialmente hoje, mas já provaram que o tema desta edição será a importância da saúde mental para os atletas. Os australianos Ryan Broekhoff e Liz Cambage, representantes do basquete masculino e feminino, abriram mão da competição em nome da saúde mental. Por outro lado, o atual campeão olímpico de arremesso de peso, o americano Ryan Crouser, revelou que investiu muito no trabalho de preparação psicológica para conseguir repetir o ouro olímpico. Segundo o atleta, a ansiedade afetava negativamente o seu desempenho nas competições.

De acordo com a médica Livia Castelo Branco, psiquiatra, Coordenadora do Núcleo de Sexualidade da Holiste Psiquiatria, as questões psicológicas afetam diretamente o rendimento dos atletas profissionais e, inclusive, podem diminuir o risco de lesões. “O acompanhamento psicológico é essencial nos momentos de conflitos, grandes decisões ou estresse, pois facilita o controle de sintomas como ansiedade, medo, tristeza e raiva. Lidando melhor com os próprios sintomas, é possível melhorar a concentração, relacionamento com a equipe, redução do risco de lesões e de comportamentos que possam prejudicar o time”, explica.

Itália- investindo no turismo

 Coliseu, um dos principais pontos turísticos da Itália, já foi eleito o mais popular do mundo

O Ministério das Relações Exteriores da Itália lançou um jogo para celular gratuito para apresentar o patrimônio cultural do país de forma bastante interativa. Chamado de “ITALY. Land of Wonders”, disponível em 11 idiomas, incluindo o português, e pode ser usado tanto em aparelhos Android como iOS.

O jogador é guiado por Elio — uma referência a Helios, o deus do sol da mitologia — e, com a ajuda de cinco guardiões, descobre o patrimônio cultural em cinco setores: natureza, gastronomia, arte, performance e design.

Durante as fases, o usuário conhece diversos pontos turísticos da Itália e suas histórias, somando cerca de 600 conteúdos. A música também tem um papel importante, já que foram inspiradas em clássicos italianos da ópera ao barroco – passando por trilhas sonoras de filmes. Do portal Uol

UOL News Olimpíada

Adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus, as Olimpíadas de Tóquio finalmente se aproximam – e deixam os fãs na expectativa pelo maior evento esportivo do mundo. Para permitir que o brasileiro acompanhe os principais momentos da corrida por novas medalhas, o UOL preparou uma cobertura especial do maior evento esportivo do mundo, que será realizado entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.

Uma das principais novidades é o programa UOL News Olimpíada, diariamente, às 10 horas da manhã, com apresentação dos jornalistas Ivan Moré e Domitila Becker. Na atração, direto dos estúdios do UOL, em São Paulo, Ivan Moré fala com convidados, comentaristas e repórteres do UOL Esporte e atualiza as informações sobre a competição. Em Tóquio, Domitila Becker compartilha histórias e experiências direto de onde os fatos acontecem, com os bastidores da cobertura e reportagens sobre os atletas do Brasil.

O UOL enviará cinco jornalistas para acompanhar as competições in loco e oferecer a melhor cobertura do evento, tomando todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias no enfrentamento da pandemia. Domitila Becker, apresentadora do UOL News Esporte, e os repórteres Adriano Wilkson, Felipe Pereira, Demétrio Vecchioli e Beatriz Cesarini compõem o time especial do UOL no Japão, que ainda contará com o apoio de jornalistas especializados em esportes no Brasil.

Processo seletivo-SGA

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, publicou na última terça-feira, no Jornal Oficial do Município, edital do processo seletivo simplificado para contratação de profissionais para os serviços de proteção social básica, incluindo o Sistema Único de Assistência Social do município.

As inscrições serão realizadas de 26 a 28 de julho na sede da Semtasc, na Avenida Alexandre Cavalcante, 726 – Centro – São Gonçalo do Amarante/RN. Os documentos necessários deverão ser entregues em envelope lacrado e identificado, conforme edital. As vagas são para psicólogo e assistente social, nível superior, e cuidador, nível médio.

A seleção será feita pela análise da formação, qualificação e experiência profissional do candidato, possuindo cada uma delas uma pontuação determinada. Os aprovados, dentro das vagas disponíveis no edital, serão contratados por seis meses, podendo o prazo ser prorrogado mais uma vez por igual período, ficando a critério, interesse e disponibilidade da Administração Pública.

Os candidatos com status de ‘classificado’, por sua vez, ficarão no cadastro reserva e serão convocados em caso de surgimento de vaga.  O resultado final do edital será divulgado no dia 10 de agosto. Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas a partir da página 15 do Jornal Oficial do Município.

Campanha Drive Social

Em mais uma ação de solidariedade, o Natal Shopping arrecadou no último sábado, na campanha Drive Social, mais de 10 toneladas de alimentos não perecíveis. Com o apoio da população e o empenho do time de colaboradores do shopping, além de comunicadores locais, quatro ONGs locais receberão os donativos para ajudar pessoas que estão em situação de extrema pobreza, agravada com a pandemia.

“Nós estamos muito felizes com o resultado do Drive Social. O Natal Shopping tem como um de seus pilares a responsabilidade social e foi gratificante demais ver o empenho e o esforço dos nossos colaboradores para fazer o bem, além do apoio dos clientes para ajudar quem mais está precisando”, diz Diana Petta, coordenadora de marketing do empreendimento.

No formato de gincana, os clientes do shopping passaram pelo drive-thru montado no estacionamento externo para entregar suas doações em apoio ao time amarelo ou azul. O primeiro, liderado pelo apresentador Léo Souza, recolhia alimentos para as instituições União RN contra o Coronavírus e Transforma Brasil; já o segundo, encabeçado pela jornalista Margot Ferreira, recebeu as contribuições para a ONG Avoante e o projeto Amigos Contra a Fome.

Ouvidoria Digital

Com o objetivo de ampliar a comunicação com a advocacia potiguar, a Caixa de Assistência dos Advogados do RN, lança sua Ouvidoria Digital, um novo canal que visa acolher, responder demandas, atender queixas, bem como de induzir reflexões e melhorias na instituição. O presidente em exercício da CAARN, Ricardo Lucena, explica que a Ouvidoria será um canal direto onde o advogado(a) poderá expor suas reclamações, sugestões e elogios, que serão levados ao conhecimento da diretoria, para que possam ser atendidos.

O serviço funcionará de forma autônoma, imparcial e sigilosa, garantindo assim que os advogados(as) realmente se sintam à vontade para apresentar suas demandas. “Esperamos fornecer constantes melhorias e aprimoramento dos nossos serviços, de acordo com as demandas da advocacia”, ressalta Ricardo Lucena.

Os atendimentos se darão por meio do sistema DataGED, que pode ser acessado no site caarn.org.br, na aba “Peticionamento Eletrônico”. O ouvidor será Adriano Bernardo de França -OAB RN 9567D,  e a ouvidora adjunta e da mulher advogada, Nívia Soares da Silva Xaxá OAB-RN 14051.

Pluralidade de estilos

Arte urbana contemporânea de grande relevância, o grafite é também uma importante ferramenta de expressão cultural, que estimula cada vez mais a interação entre a cidade e as artes visuais. Foi pensando nisso que o Instituto Dançar, em parceria com o Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura, criou o ArtsSP, com patrocínio do Banco PAN.

Tendo como temática central a urbanidade, o projeto reúne a pluralidade de estilos de 10 diferentes artistas que, sob curadoria do renomado VJ Spetto, criaram obras exclusivas com o objetivo de democratizar o acesso à cultura. O ArtsSP tem como principal característica a criatividade pura e a linguagem simples desenvolvida pelos artistas que transformaram suas obras em projeções estão em cartaz e segue até o dia 26 de julho no icônico Edifício Anchieta, em São Paulo, e a serão exibidas no site oficial do projeto:https:// www.artssp.com.br a partir do dia 9 de agosto . Informação do portal  Crazykiwi.com.br

Resgate histórico de SGA

Visando incentivar o resgate histórico de São Gonçalo do Amarante/RN, conhecida como berço da cultura popular do Rio Grande do Norte, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal Cultural Dona Militana, publicou na última semana o edital de apoio a publicação de livros sobre a história do município. As inscrições seguem até o dia 27 de julho e podem ser realizadas na própria FCDM, ou pelo e-mail [email protected]ail.com, conforme edital.

Serão selecionados quatro projetos com o valor de até R$ 12 mil, cada. O primeiro é destinado para pesquisa e registro da história dos folguedos do município e de seus principais personagens. Outro, deve realizar a pesquisa e registro da história da dramaturgia na cidade. E mais dois, de gênero livre, devem ter a temática voltada aos aspectos históricos, culturais e sociais do município. Um dos requisitos para participação do edital é que os autores sejam residentes do município.

Segundo Abel Neto, presidente da FCDM, esse projeto tem como finalidade a manutenção e a materialização do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. “É uma possibilidade que estamos criando para que as futuras gerações conheçam a história dos folguedos, dos grupos teatrais e de seus personagens mais importantes. Além disso, o edital deseja incentivar a produção literária no município, gerando oportunidade aos autores locais e o interesse pela leitura e literatura”, enfatizou.

Todas as informações do concurso podem ser encontradas no edital, disponível no endereço eletrônico: licitacao.saogoncalo.rn.gov.br/concurso-003-2021-fcdm/

Inglaterra -Maioria das restrições suspensas

“Dia da liberdade” ou “Dia do apocalipse”? Desde ontem, a Inglaterra suspendeu a maioria das restrições que havia implementado para combater o Coronavírus. Mas o anúncio dividiu opiniões. Nessa tentativa de voltar à normalidade, não haverá limites para o número de pessoas que poderão se encontrar ou comparecer a eventos, as casas noturnas podem reabrir e as pessoas que trabalham em casa terão que retornar gradativamente ao escritório. O uso de máscaras será recomendado em alguns locais, mas não será uma obrigação legal.

No Twitter, a hashtag #FreedomDay “Dia da Liberdade”, em português viralizou, com alguns usuários fazendo alusão à canção “Freedom”, do britânico George Michael, morto em 2016. Críticos, por outro lado, argumentaram que o cantor não ficaria feliz com a homenagem – Michael era crítico do Partido Conservador atualmente no poder, realizou shows gratuitos para enfermeiras e apoiava abertamente o sistema de saúde público do país, o NHS, o SUS britânico. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu cautela nesta nova fase. Johnson está em isolamento após entrar em contato direto com seu secretário de saúde, cujo resultado para covid-19 deu positivo. Matéria completa no portal Uol

Teoria da conspiração

Cerca de 20% dos americanos acreditam na teoria da conspiração de que microchips podem ter sido plantados dentro das vacinas contra a Covid-19 que boa parte da população já tomou em todo o mundo, de acordo com um estudo realizado pelo YouGov e o jornal “The Economist” na semana passada. Apesar da falta de evidências para apoiar tal teoria, a pesquisa concluiu que no geral 15% dos americanos disseram que essa teoria da conspiração era “provavelmente verdadeira”, enquanto outros 5% disseram que era “definitivamente verdadeira”.

A mesma pesquisa concluiu que 27% das pessoas com idades entre 30 e 44 anos apoiam essa teoria, com 8% dos eleitores de Biden e 29% dos eleitores de Trump acreditando nela. Cerca de 14% dos eleitores democratas e 32% dos eleitores republicanos também compartilham do mesmo sentimento. Conteúdo falso foi publicado nas redes sociais sobre a teoria do microchip, com muitos teóricos da conspiração dizendo que a Covid-19 é apenas um disfarce para que governos e corporações mundiais usem a aplicação de vacinas com o objetivo apenas de rastrear milhões de pessoas usando vacinas.

Recentemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a desinformação que se espalha nas redes sociais sobre o vírus tem “matado pessoas”. A pandemia acirrou a disputa presidencial no ano passado e aumentou as diferenças entre eleitores republicanos e democratas nos EUA. Informação portal Extra

Match SOS Cauterização

A busca por procedimentos químicos e mudanças capilares faz parte da vida de grande parte das mulheres brasileiras. Pensando nisso, o Boticário, a marca de beleza mais amada do Brasil, apresenta a linha Match SOS Cauterização voltada, especialmente, para os cabelos danificados por química. Fios que passaram por algum procedimento de alisamento, descoloração, tintura, escova progressiva e/ ou permanente serão reparados com tratamento intensivo de cauterização.

Alta performance em reparar os fios quimicamente danificados desde a primeira aplicação é um dos grandes diferenciais da nova linha. Sua fórmula promete recuperar 15 anos de danos em 1 mês com o uso contínuo e combinado entre seus produtos. Shampoo, condicionador, máscara, sérum, e o queridinho concentrado de queratina, completam a nova família de Match. Os produtos da linha estão disponíveis em todas as lojas do Boticário e e-commerce do site do Boticário.

Campanha de imunização SGA

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN amplia a campanha de imunização contra a Covid-19 e vacina pessoas sem comorbidades a partir de 35 anos. Desde ontem,  a segunda dose da Oxford/AstraZeneca está disponível em todas as unidades de saúde do município. Pessoas sem comorbidades a partir de 35 anos e os trabalhadores da indústria acima de 18 anos precisam agendar a vacina pela plataforma RN Mais Vacina. A população da zona rural não precisa realizar o agendamento, basta procurar a unidade de saúde da comunidade.

Para os taxistas e caminhoneiros a imunização segue na UBS Mangueirão, das 8h às 12h. Já as gestantes, lactantes e puérperas com crianças de até 12 meses, nas UBSs Santo Antônio e Mangueirão, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde  ressalta que é necessário estar cadastrado no RN Mais Vacina e ter um comprovante de residência e documento com foto. Se o comprovante estiver no nome de algum parente, é necessário demonstrar o grau de parentesco.

Semana de Arte Moderna

Para comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Secretaria de Cultura  do Estado de São Paulo lança o projeto Modernismo Hoje. A largada para o início das mais de cem ações previstas acontece neste sábado com a exibição do primeiro espetáculo da série Outras Vanguardas. Com resolução 4k e produzida pela Organização Social Amigos da Arte, a série apresenta performances e depoimentos de personagens de diferentes gerações comprometidos com a renovação da linguagem, novos artistas, movimentos disruptivos que guardam relação direta com os propósitos da Semana, seus desdobramentos e a expressão contemporânea do pensamento modernista.

Pela primeira vez, são apresentadas em uma única série, espetáculos e depoimentos de artistas que embarcam em seus trabalhos o conceito de vanguarda artística, como por exemplo, a trupe do Lira Paulistana. Outras Vanguardas, gravada no Teatro Sérgio Cardoso, terá transmissão gratuita às sextas-feiras, sempre às 20h, pela plataforma #CulturaEmCasa. Toda programação faz parte também do lançamento do aplicativo #CulturaEmCasa, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.

Composta por 10 episódios, esta primeira temporada traz como protagonistas músicos, produtores, poetas e artistas gráficos do movimento da vanguarda paulista. Estão na programação Arrigo Barnabé, Isca de Polícia -grupo de Itamar Assumpção, Premê, Cida Moreira, Língua de Trapo, Tetê Espíndola, Pascoal, Passoca, Tulipa Ruiz e a banda Metá Metá. Também será exibido um documentário reunindo todos os convidados desta primeira edição.

Liege Barbalho