Lançamento do Olhar das Dunas

A Moura Dubeux reuniu esta semana jornalistas e convidados durante coquetel de lançamento do estande de vendas do edifico “Olhar das Dunas”, que oferece plantas versáteis, modernas e voltadas para atender às novas necessidades das famílias. Situado no bairro de Lagoa Nova, na Rua da Saudade, com parte do terreno entre as importantes avenidas Amintas Barros e Rui Barbosa, possui localização privilegiada. Além disso, todos os apartamentos são voltados para o nascente com vista permanente para o Parque das Dunas. É o 25º empreendimento da construtora em terras potiguares. A colunista esteve presente e traz alguns clicks do evento.

Diretora da Pandora, Magda Soares, diretor regional da MD, Fernando Amorim e a colunista

Jurema Marinho em click com os jornalistas Flávio Marinho e Rodrigo Loureiro

Trio de jornalistas,  Liege Barbalho, Heitor Gregório e Fernanda Souza

  Fachada do edifício Olhar da Dunas

Vacina da Johnson&Johnson

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos publicou um documento esta semana afirmando que a vacina produzida pela Johnson&Johnson, administrada em dose única, oferece alta proteção contra os casos graves e mortes por Covid-19, inclusive contra a variante sul-africana, além de reduzir a transmissão do vírus nos vacinados. Johnson diz que pode vender vacina contra a Covid-19 ao Brasil em ‘quantidade’ e ‘condições’ que dependem de acordo com Ministério da Saúde.

Segunda a FDA, a vacina teve eficácia geral nos Estados Unidos de 72% e de 64% contra a variante sul-africana. A eficácia na África do Sul foi sete pontos superior aos dados anteriores divulgados pela Johnson.  Em relação às formas graves da doenças, a vacina mostrou 86% de eficácia nos Estados Unidos e 82% contra as formas severas da variante na África do Sul. Portal G1

Histórias, curiosidades e fragrâncias

 Especialista em perfumaria Fábio Navarro

Aproximar o consumidor leigo e os amantes da perfumaria de marcas consagradas e oferecer a oportunidade dessas pessoas se aproximarem desse universo, das marcas, e mergulharem em suas histórias, curiosidades e fragrâncias. Estes foram os principais objetivos do especialista em perfumaria Fábio Navarro, com uma carreira de mais de 20 anos de experiência no segmento, ao criar a sua série de Masterclass.

No próximo dia 03, Fábio vai realizar mais uma das suas concorridas Masterclasses, dessa vez em parceria com a Casa de Perfumaria Parfums de Marly, famosa por fragrâncias como Layton e Pegasus. Os inscritos vão receber um box com pequenos frascos com 8 fragrâncias da marca, um material completo em PDF com a história, curiosidades, família olfativa de Parfums de Marly, além de fitas olfativas para cheirar as fragrâncias. Mais informações  em  https://fabionavarro.com.br/cursos-palestras

SOS Protocolos

Diante do aumento de casos de Covid-19 e lotação dos leitos covid nos hospitais públicos e privados, as lideranças empresariais decidiram retomar o projeto “SOS Protocolos” iniciado em maio de 2020, que orientou empresários e trabalhadores do comércio sobre os protocolos de biossegurança para o funcionamento das atividades.

A partir da próxima segunda-feira os agentes capacitados pelo Sebrae RN estarão nos bairros do Planalto, Pitimbu, Nova Parnamirim e Neópolis, orientando e reforçando com a população e lojistas os cuidados preventivos ao novo Coronavírus. Serão distribuídas máscaras, álcool em gel, e cartazes com orientações. Os demais bairros comerciais da cidade também serão visitados, a ideia é multiplicar a informação com o maior número de pessoas possíveis. Além das visitas, a conscientização será realizada pelas redes sociais, carro de som e entrevistas concedidas à imprensa local.

O Setor de comércio e serviços entende que o momento é crítico e que todos podem e devem contribuir para a prevenção da doença. As lideranças reforçam não ser o seguimento os responsáveis pelas aglomerações, contudo, de forma preventiva, vai reforçar os cuidados junto a lojistas, trabalhadores e consumidores em geral. O SOS Protocolos é uma realização da CDL Natal, Fecomércio RN e Sebrae RN, que conta com o apoio da Associação Comercial do RN, Facern, Aeba, Viva o Centro, Fiern e Fetronor, FCDL RN, Abrasel, Associação Comercial, CDL Jovem Natal. Blog FM

Loucos por Coxinha

 Vitor Azevedo e Pablo Farias, proprietários da marca Loucos por Coxinha

A CDL Natal realizando entre os 22 a 25 de fevereiro, a “Semana da Retomada” e, na oportunidade, a empresa “Loucos por Coxinha” estará expondo para os participantes a sua nova linha de produtos pré-fritos. A versão pré-frita irá abranger as tradicionais coxinhas – frango, carne de sol e vegan e, ainda, os churros de doce de leite e mini kibe de carne, com destaque para coxinha vegana, assim como a coxinha de frango e o kibe zero lactose.

Super prática para eventos e com o mesmo sabor, valendo destacar que os produtos passaram por teste de padrão de qualidade. Para o preparo, basta colocar de cinco à sete minutos, na air friyer e pronto!!! A ocasião será uma oportunidade para conferir as principais dicas de prospecção de mercado, atendimento ao cliente e vendas, além de palestras com renomados profissionais.

Prêmio “Dia de Doar Kids 2020″

O prêmio “Dia de Doar Kids 2020 Escolas” anuncia vencedores.  A iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar campanhas de mobilização generosas e solidárias envolvendo escolas de todo o país, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade onde as escolas estão inseridas. Considerando o contexto da mobilização social que culminou no Dia de Doar, dia 1º de dezembro de 2020, tendo como inspiração, os 7 princípios da Educação para a Gentileza e a Generosidade, que abraçam também a Cidadania, a Diversidade, o Respeito, a Sustentabilidade e a Solidariedade. Mais informações no site https://www.diadedoarkids.org.

Segundo Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo, idealizadora da Plataforma, “Mais que os recursos monetários, foi a energia, a força e a perseverança das pessoas, especialmente dos professores, que fez a diferença em todos os projetos inscritos. Ver os resultados é gratificante, considerando que passamos por um ano atípico, de pandemia, com todas as adaptações ocasionadas inclusive pelas aulas remotas. Neste contexto, o engajamento das escolas foi surpreendente, e deve ser um modelo para toda a sociedade, inclusive para as empresas.”

Carregamento da vacina russa Sputnik V

A República de San Marino, enclave situado no norte da Itália, recebeu na última terça-feira seu primeiro carregamento da vacina russa Sputnik V, já em uso em diversos países do mundo para conter a pandemia do novo coronavírus. O lote de 7,5 mil doses foi encaminhado ao Hospital do Estado e ao centro farmacêutico do Instituto de Segurança Social. Esse número é suficiente para vacinar cerca de 22% de sua população de 34 mil pessoas, já que San Marino espera receber um novo carregamento para as segundas doses.

Dono da maior taxa de mortalidade por Covid-19 em todo o mundo com 213,11 óbitos para cada 100 mil habitantes, o país ainda não começou sua campanha de vacinação e também aguarda o envio de imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca pela Itália. Um acordo prevê que San Marino receba uma dose para cada 1,7 mil entregues à Itália, mas os repasses ainda não começaram. Segundo as autoridades locais, apenas cidadãos samarineses serão vacinados com a Sputnik V, de modo a evitar uma corrida de italianos em busca do imunizante.

Dia Mundial das Doenças Raras

O próximo domingo, 28 de fevereiro,  é lembrado   o Dia Mundial das Doenças Raras, que busca estimular o conhecimento sobre o tema e o apoio aos pacientes portadores, além de incentivar as pesquisas para avanços em busca de tratamento. Geralmente, as doenças raras são crônicas, progressivas e incapacitantes, e muitas delas não têm cura, por isso, têm seu tratamento focado em acompanhamentos clínicos, fisioterápicos, fonoaudiológicos e psicoterápicos.

Conforme dados do Sistema Único de Saúde, no Brasil, cerca de 13 milhões de brasileiros possuem alguma doença rara. Dentre as principais, estão: artrite reativa, doença de crohn, doença falciforme, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, hepatite autoimune, hipertensão arterial pulmonar, leucemia mielóide crônica, mieloma múltiplo e síndrome de Guillain-Barré.

Com o avanço da tecnologia na área da saúde e da genética, é possível obter um diagnóstico mais rápido e tratamentos mais eficiente, melhorando a qualidade de vida de vida dos pacientes. No Brasil, sequenciamento de genomas de portadores de doenças raras reacende a esperança para acelerar diagnóstico e estabelecer de forma ágil medidas terapêuticas e preventivas mais assertivas.

Campanha “Toda Mulher é uma potência”

A Fundação Lemann, presidida pelo homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, lança a campanha “Toda Mulher é uma potência”, que visa dar visibilidade às mulheres que fazem a diferença na sociedade durante a pandemia de Covid-19. Na quarentena, mulheres de vários contextos sociais têm enfrentado o desafio de desempenhar suas tarefas no home office, cuidar dos filhos e das responsabilidades domésticas.

Segundo levantamento realizado pelas organizações Gênero e Número e SOF Sempreviva Organização Feminista, na pandemia, 50% das mulheres passaram a cuidar de alguém próximo; 41% das que conseguiram manter seus empregos afirmaram trabalhar mais na quarentena; e 40% afirmaram que a pandemia e a situação de isolamento colocaram o sustento da casa e da família em risco. A vulnerabilidade é maior entre mulheres negras, visto que elas compõem 58% das mulheres desempregadas e 61% das que estão na economia solidária.

Os relatos compilados pela fundação serão divulgados a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em um vídeo-poema da escritora e narradora Ryane Leão. As mulheres selecionadas serão homenageadas nas redes sociais da Fundação Lemann ao longo do próximo mês. Para participar da campanha, qualquer pessoa pode indicar o nome e a história de uma mulher que tenha sido importante neste período por meio de um formulário disponível nas redes sociais da Fundação Lemann Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Informação Forbes

Justiça Eleitoral do Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, celebra hoje 89 anos da Justiça Eleitoral do Brasil, com solenidade virtual que será transmitida no canal do YouTube do TRE-RN. O evento será conduzido pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa. A magistrada da Corte eleitoral, Adriana Magalhães, irá proferir um discurso em nome do colegiado eleitoral. O evento contará com a presença dos demais membros da Corte e de autoridades dos Três Poderes, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de videoconferência.

Criada em 24 de fevereiro de 1932, a Justiça Eleitoral brasileira foi instituída pelo Decreto n.º 21.076, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Dentre as atuais funções da Justiça Eleitoral estão a regulamentação e administração do processo eleitoral, fiscalização das contas de campanhas eleitorais e de partidos políticos e julgamento de processos da matéria eleitoral e de crimes comuns conexos a crimes eleitorais.

Reunião de mediação

Terminou sem acordo a reunião de mediação hoje entre Carrefour com o pai de João Alberto, cliente negro que morreu após ser espancado por seguranças do mercado em Porto Alegre, em novembro do ano passado. Os dois profissionais foram presos e outras quatro pessoas viraram rés pelo crime. O pastor João Batista, 65, recusou a oferta da rede francesa de pagar até R$ 500 mil numa ação por danos morais individuais. “Os valores oferecidos pelo Carrefour baseiam-se na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, muito aquém do que pretendemos, já que se trata de um caso sem precedentes no Brasil”, disse o advogado do pastor Rafael Peter Fernandes.

Peter não revelou o valor exigido do Carrefour pelo pai de João Alberto, que tinha 40 anos. Por meio de nota, o Carrefour afirma que as tratativas para um acordo permanecem em andamento. A defesa argumenta que a indenização não pode ser baseada por outros processos e que deve ter “caráter pedagógico” para a marca francesa, motivando a alteração nos procedimentos dos seguranças e evitar outras mortes parecidas. Informação portal Uol

Câmara Municipal de Natal

Foto: Elpídio Júnior

Através de Ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal, publicado ontem no Diário Oficial do Município, nos próximos 15 dias, o Legislativo municipal estará adotando novas medidas para o combate à Covid, com foco na restrição do acesso às dependências administrativas da Casa. As novas medidas visam prevenir a infecção e a propagação da Covid-19 no âmbito da CMN e preservar a saúde dos vereadores, servidores e visitantes.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire, falou sobre a importância das ações para o controle do vírus. “A experiência que adquirimos ao longo dessa crise sanitária que o mundo enfrenta, nos mostra que enquanto a vacina não chegar para todos, a prevenção é o único meio realmente eficaz para conter a Covid-19. Vamos continuar vigilantes e tomando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da doença”, enfatizou.

Dentre as principais medidas, só será permitido o acesso à CMN por servidores, assessores, terceirizados, estagiários e empregados que prestam serviços na Casa, salvo situações excepcionais autorizadas pela Presidência. Também fica restrita a entrada ao público, com exceção dos atendimentos feitos por parlamentares em seus gabinetes, que deverão ser registrados e não ultrapassar 4 visitantes por vez. Entre as ações está a entrada nos gabinetes parlamentares, apenas de 3  assessores parlamentares e de 4 visitantes por vez. Fica permitido o sistema de rodízio entre os assessores parlamentares, devendo a escala ser definida pela chefia de gabinete ou pelo parlamentar.

Já as Sessões Ordinárias serão nas terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, sendo compostas unicamente de Ordem do Dia com pauta pré-definida pela Presidência. No plenário da Câmara Municipal, durante as sessões, só será permitida a entrada dos membros da Mesa Diretora, procurador legislativo e dos servidores do Setor Legislativo, TV Câmara e Assessoria de Comunicação e Redes Sociais da Câmara Municipal. Não será permitida a entrada de nenhum tipo de assessor parlamentar no plenário durante a realização das Sessões Ordinárias. Além disso, os demais vereadores e vereadoras devem participar da sessão exclusivamente de forma virtual.

República Dominicana

Com a chegada de um carregamento de 110 quilos de vacinas no dia 15 de fevereiro na República Dominicana, o governo local deu início ao plano “Vacine-se RD”. A aplicação da vacina será dividida em três fases e, para isso, foram adquiridas 21 milhões de doses. Para o final de 2021, cerca de 70% dos dominicanos maiores de 18 anos – 7,8 milhões de pessoas estarão vacinados.

Atualmente, a República Dominicana é um caso de êxito por sua reativação responsável do turismo. Diferentes entidades internacionais elogiaram a capacidade de resposta do país e a reabertura responsável sob os restritos protocolos de segurança que protegem a saúde de visitantes e moradores locais. Além disso, até 31 de março de 2021, todos os turistas internacionais que chegam ao destino via aérea e que se hospedam em um hotel contam com um plano de cobertura médica gratuito, que cobre todo o tipo de emergências, incluindo um possível contágio de Covid-19.

Para conhecer detalhes dos protocolos aplicados à indústria turística e sanar qualquer dúvida sobre como o turismo está sendo operado no país, é recomendado visitar o Centro de Informação ao Viajante, uma plataforma interativa criada pelo Ministério do Turismo que responde às perguntas mais frequentes daqueles que planejam visitar o país: https://www.drtravelcenter.com/es ou o  site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/

Retomada da fabricação de peças de reposição

A Ford anunciou a retomada da fabricação de peças de reposição nas fábricas de Taubaté-SP e Camaçari-BA a partir de hoje Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, o acordo de estabilidade de empregos, após reunião com o Tribunal Regional do Trabalho, foi firmado até 31 de dezembro de 2021. Já o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari diz que as negociações foram estendidas até o mês de maio. A empresa anunciou o encerramento das atividades no Brasil em 11 de janeiro, incluindo a fábrica de Horizonte -CE, que até o momento não teve formalização sobre o retorno.

Ficou estabelecido que a “Ford deve assegurar salários e benefícios aos empregados, sejam eles convocados ou não ao trabalho, até que as negociações com o Sindicato sejam concluídas. Outro ponto importante é a garantia de uma reunião com a direção mundial da montadora, com objetivo de tentar reverter a saída da empresa do Brasil”, explica o Sindmetau.

Em Taubaté foram convocados 130 funcionários em um primeiro momento. Ao longo da semana até 330 podem ser chamados de forma escalonada. A fábrica conta com até 830 colaboradores diretos e os que não forem escalados continuarão em licença remunerada. Em Camaçari serão solicitados 340 trabalhadores no primeiro mês, 327 no segundo, 189 no terceiro e 31 no quarto.

União dos Vereadores do Brasil

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, recebeu ontem a visita do presidente da União dos Vereadores do Brasil Gilson Conzatti, e de representantes de associações e uniões de vereadores municipais. Em pauta, o fortalecimento dos vereadores e câmaras e discussões sobre o momento atual da política com a eleição de novos vereadores.

“Foi uma reunião muito produtiva, na qual discutimos temas de grande relevância, como a importância da capacitação dos novos vereadores e dos reeleitos e principalmente a união de pensamentos para continuarmos o fortalecimento dos legislativos municipais”, disse Gilson Conzatti.

“Os Legislativos municipais são a maior força política do Brasil e os vereadores são a base da democracia, os representantes mais próximos da população. Por isso, é sempre muito proveitoso estes momentos de alinhamento de ideias e metas”, destacou Paulinho Freire.

De forma federativa, a UVB congrega e representa todas as associações, federações, uniões de vereadores estaduais, associações regionais e microrregionais e câmaras de vereadores do território nacional. Sua missão prioritária é orientar e fortalecer os legislativos municipais para consolidar a eficiência na gestão pública com democracia e participação popular.

Reformular vacinas contra a Covid-19

As farmacêuticas indianas Bharat Biotech e Biological E. Ltd disseram ontem que poderiam reformular rapidamente suas vacinas contra Covid-19 para combater novas variantes assim que sua sequência genética for conhecida. Em meses recentes, a Índia confirmou a presença no país das variantes identificadas primeiramente no Brasil, no Reino Unido e na África do Sul, que se acredita explicarem uma disparada de casos nos Estados indianos de Maharashtra e Kerala.

O ICMR e a Bharat Biotech colaboraram para desenvolver a primeira vacina contra Covid-19 doméstica da Índia, que está sendo usada em uma campanha de imunização que já atendeu mais de 10 milhões de pessoas desde meados de janeiro, assim como outra vacina licenciada da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. A Índia é a maior fabricante mundial de vacinas, e suas empresas prometem produzir bilhões de doses de vacinas contra Covid-19.

O presidente da Bharat Biotech, Krishna Ella, disse que a empresa precisará basicamente de dados do ICMR ou da Organização Mundial da Saúde sobre o sequenciamento genético de qualquer variante para fazer uma vacina eficaz rapidamente. Portal Uol

Liege Barbalho